segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Vc tem medo de que?

Estou lendo um livro muito bom: Avião viaje sem medo. (Elvira Gross - Ed. Alaúde) Estou me surpreendendo muito com essa leitura. Além de falar do medo específico de avião, ela nos dá uma noção dos nossos medos, fobias, ansiedades. Nos relata como nos atrapalham esses sentimentos e o quanto são necessários para a nossa sobrevivência.

Ao voar, temos alguns medos específicos que podem ser associados a medos e fobias do nosso cotidiano, que se manifestam com mais intensidade nas situações tensas. Para quem tem medo de avião, basta pensar em viajar e esses sentimentos começam a aparecer.

Tipos de medos:

* Medo de perder algo:
Esse é o temos básico do ser humano e inclui medo da morte, da separação definitiva. Todos nós tememos a solidão e a vulnerabilidade associada a ela. Com a idade, vamos nos tornando cada vez mais conscientes de como a vida é frágil.

* Medo do desconhecido:
Esse tipo de medo acompanha toda mudança ou a vivência de novas situações. Para diminuir esse medo, vc precisa obter mais informações sobre o que é ainda desconhecido.

* Medo de cair - medo de altura:
Esse é um temos natural, afinal já nascemos com dois medos básicos: medo de ruídos e medo de altura. Contudo, sentir medo de altura estando dentro de um ambiente seguro, como um elevador ou um avião, deixa de ser uma reação normal.

* Medo de ficar fechado - claustrofobia:
Claustrofobia é um medo exagerado ou uma aversão a locais fechados. O ambiente parece ficar cada vez menor, o teto parece descer, as paredes parecem se fechar. As pernas e as mãos tremem, o suor começa a escorrer, e o coração parece mais uma bomba prestes a explodir. A boca fica seca, e todos os sintomas de um transtorno de pânico podem estar presentes.

* Medo de não estar no controle:
Gostamos de nos sentir no controle de tudo em nossa vida. Mas quando chegamos a um avião, temos de nos submeter, sentar na poltrona e nos manter naquele lugar. Nesse momento a mente pergunta: quem está dirigindo essa coisa? Será que ele sabe o que está fazendo?

* Medo de barulho estranho:
Muitas pessoas que tem medo de voar também possuem uma imaginação muito criativa. Ao ouvir os ruídos normais emitidos pelas turbinas e por diversos outros componentes do avião, algumas pessoas podem começar a imaginar que algo está errado com ele. (gente, essa sou eu! srsrrsrsrsrsr)

E vcs, tem medo de que?

Trecho extraído do livro Avião viaje sem medo de Elvira Gross Editado pela Alaúde.

10 comentários:

  1. EU sou da turma que tem medo de perder o controle. Medo besta quando nos damos conta que raramente temos tanto controle quanto imaginávamos... Mas este é meu medo mais intenso. E se manifesta no avião também. Penso: E se eu quiser sair? Não vou poder agora... E isso é com tudo! Odeio me sentir presa.
    Adorei a postagem!! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Medo de mim...rsrs
    Beijosssssss e uma linda semana com um perfeito feriado.

    ResponderExcluir
  3. Sou como a Tati, medo daquilo que não posso controlar!
    Bobeira pois a grande maioria (ou tudo) não dá pra se ter controle sobre...
    Mas enfim...
    Sofro!

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. No momento só tenho medo da CASCARACA, MESMO!!!

    ResponderExcluir
  5. Medo da conta de telefone....
    haha
    Interessantíssimo o post amiga..
    bzo e linda semana com feriado!

    ResponderExcluir
  6. Acho super normal ter alguns medos, desde que estes não te controlem.
    No meu caso, tenho um medo da morte, nem sei explicar.
    Tenho medo de perder minha mãe também... :/
    Super interessante a postagem!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Humm, pergunta dificil mas acho que fico com medo quando as situações fogem do meu controle, a insegurança me da medo!!
    Adorei a dica vou procurar!!
    Seu blog é ótimo!!
    Beijokas e Sucesso!

    http://meulacarote.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. tenho medo de tanta coisa (inclusive de besouros), mas depois do acidente que eu e marido sofremos no feriado no começo de outubro, fico com medo até de andar de carro... affff, o ser humano é um misterio só! bjo

    ResponderExcluir
  9. Uma coisa engraçada é que eu nunca tive medo de altura, mas na lua de mel eu tive medo em alguns lugares... estranho, né? eu tenho medo de barulhos desconhecidos também!! bjus

    ResponderExcluir
  10. Ai, não posso ler essas coisas que fico toda influenciável! Namorido diz que eu daria uma ótima hipocondríaca de gostasse de médico ou remédio, hehehe Eu tenho medo de escuro e tenho medo de morrer sufocada(trauma de criança que passou a vida toda com crises de rinite alérgica tendo que dormir toda entupida e achava qe ia morrer dormindo). Tirando isso, acho que tenho o medo básico de perder alguma coisa/alguém.. Esse é difícil de perder!

    beijos

    Julie

    ResponderExcluir