quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Adubando a terra

Sempre ouvi dizer que jogar cascas de legumes nos vasinhos de plantas, é um excelente adubo natural para a terra. Os nutrientes encontrados nas cascas dos legumes fazem com que a plantinha cresca forte, saudável e bem vistosa. Comecei então a fazer isso.
Mas com o tempo fui reparando que as cascas não se deterioram por completo, ficam secas e duras, o que me obriga a limpar os vasos frequentemente.
Comecei então a dar "suco de cascas de legumes" para as bichinhas. Não é que deu resultado?
Coloco todas as sobras no liquidificador e bato com um pouquinho de água, depois passo esse líquido pelo coador, preparando um suco de verdade srsrsrsrsr Depois jogo na terra ou burrifo nas folhas.
Funciona mesmo! Minhas plantas estão crescendo muito mais rápido e muito mais fortes. Sem contar que assim reaproveitamos os alimentos e o desperdício é mínimo!

Pesquisando na Internet encontrei as seguintes questões e sugestões:

* Posso fazer vitamina de legumes para plantas ?
  R: você pode jogar sim  eu jogo por exemplo a água que cozinho a batata, a beterraba, etc... mas tem que deixar esfriar a agua ok?

* Posso colocar cascas de frutas,verduras e legumes(cascas de ovos )nos meus jarros de plantas?
R: É um dos melhores adubos naturais que existe! Principalmente para plantas de interiores.


                                 * Como fazer adubo com o resto das cascas de legumes em casa ?
R: Vc tem apenas que separar as cascas de frutas, verduras e legumes.Só tenha o cuidado de separar as sementes,se houver . próximo passo reserve um caixote de madeira de feira, sem frestas e coloque uma fina camada de terra e outra de cascas e mais uma de terra,repita esse processo até a borda da caixa. Obs: deixe a terra descansar por mais ou menos 15 dias

Você acha difícil manter uma composteira dentro de apartamento? Eu também. E o trabalho de juntar os resíduos e cuidar para que não produza cheiro ruim ou atraia insetos? Dá vontade de desistir, não é? Pois bem, estes pequenos contratempos podem ser facilmente contornados.
Se você , como eu, mora em apartamento e não tem paciência ou vocação para fazer uma composteira caseira, mas também não quer usar fertilizantes químicos na terra de sua horta e plantas de apartamento, o que fazer?
Uma alternativa bem fácil e limpa para se produzir uma terra mais natural, sem adubos químicos, é utilizar apenas restos de alimentos – excelentes fertilizantes orgânicos – enterrados diretamente nos vasos e canteiros.
A característica principal do lixo orgânico é a decomposição rápida. Assim, é possível obter, em pouco tempo, uma terra úmida e nutritiva, sem trabalho algum, e sua hortinha e plantas de apartamento ficarão mais fortes e bonitas, como as minhas.





3 comentários:

  1. Ótimas dicas.Não sabia essa do liquidificador...beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi flor!!!

    Eu simplesmente amei essa dica.
    Sempre coloquei cascas inteiras. Mas agora vai ser só suquinho...hahaha...


    Bjooookas!

    ResponderExcluir