sábado, 6 de novembro de 2010

Leitura: Meu vizinho é um Psicopata

Achei o tema super interessante...
"Este livro deve ser lido como uma vacina. Com casos clínicos claros, ele nos ensina a identificar as pessoas que podem nos causar muito sofrimento. E a única arma para lidar com um psicopata é o conhecimento."- Fátima Vasconcellos, presidente da Associação Psiquiátrica do Estado do Rio de Janeiro e especialista em Psiquiatria Forense pela Associação Brasileira de Psiquiatria.



Você conhece algum psicopata? Pense bem antes de responder que não. Quando ouvimos essa palavra, logo pensamos em criminosos violentos, serial killers, como vemos na TV e no cinema. Mas a verdade é que nem todos eles são assim. Psicopatia é o termo mais popular para nos referirmos à sociopatia, distúrbio que se caracteriza pela falta de consciência e que é bem mais comum do que imaginamos, atingindo uma em cada 25 pessoas.

Entre seus principais "sintomas" estão: incapacidade de adequação às normas sociais; falta de sinceridade e tendência à manipulação; impulsividade; irresponsabilidade persistente e ausência de remorso. Para atingir seus objetivos, o psicopata é capaz de mentir, roubar, manipular e até matar sem sentir culpa alguma. Talvez seja um marido agressivo, um pai que maltrata os filhos ou um chefe que humilha os funcionários.

Embora saibam o que é certo ou errado, os sociopatas simplesmente não se importam com isso. Conhecem as regras da sociedade e entendem como nós, pessoas com consciência, agimos e pensamos - e lançam mão disso para nos manipular e circular despercebidos em nosso meio. Com anos de experiência no atendimento a vítimas de psicopatas, a Dra. Martha Stout traça um retrato preciso desses indivíduos, explica como identificá-los e ensina 13 regras para nos defendermos da ameaça que eles representam.


Lançado em 2005 nos Estados Unidos e publicado em vários países, Meu vizinho é um psicopata se tornou uma referência sobre o assunto e ganhou o prêmio Books for a Better Life (Livros para uma vida melhor) daquele mesmo ano por sua significativa contribuição à sociedade.

4 comentários:

  1. Que medooooooooo, tomara que eu não tenha nem um vizinho assim.
    Vou ler o livro
    Beijossssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece interessante!!!
    beijão e bm final de semana
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que medooooo!

    E tinha um vizinho estranho, hehehehehehehehe!
    Por sorte já se mudou.

    Gostei da dica!

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Epa! Acho que ando precisando ler este livro! Aqui em casa somos presas fáceis deste tipo, por que somos ingênuos demais. Já combinei com o Vi que vamos comprá-los. Vacina mais do que necessária!
    Beijos.

    ResponderExcluir