terça-feira, 2 de agosto de 2011

Menstruação, a volta


É ... estava tão bom, mas tenho que começar a me preparar para a volta da menstruação. Tem mulheres que gostam, que se sentem mais mulheres com a chegada da dita cuja, mas eu particularmente não pertenço a esse grupo. Estou adorando viver sem ela! srsrrsrs Não sei o que é cólica há muito tempo, e isso é ótimo. Não tenho os incômodos comuns daqueles dias, isso é excelente! Só não me livrei mesmo da TPM...mas já tinham me avisado que a gravidez seria uma TPM de 09 meses e posso dizer que boa parte do tempo fiquei irritada, mas agora está melhorando... Nunca é tarde! :)

Pesquisando no Dr. Google, vi que o fato de estar ou não amamentando é determinante para a volta dos ciclos menstruais normais depois do parto. Logo depois de dar à luz, a mulher tem um sangramento, que não é exatamente menstruação. Cada mulher é diferente, e a volta dos ciclos depende de cada corpo e de cada circunstância.

Mães que amamentam: Um dos muitos benefícios da amamentação é manter a menstruação suspensa por um período maior. A mulher que dá o peito regularmente, tanto durante o dia quanto à noite, pode passar até um ano livre das cólicas, da TPM (tensão pré-menstrual) e dos absorventes. Isso, claro, depois do fim do sangramento normal pós-parto, que pode durar várias semanas. Me assustei com essas várias semanas de sangramento.... é assim mesmo meninas?
Se o bebê começa a dormir a noite inteira, pulando algumas mamadas, a menstruação volta mais cedo -- o mais comum é que isso aconteça quando ele tiver entre 3 e 8 meses. A mesma coisa acontece quando se complementa a alimentação do bebê com fórmula láctea. Ou seja: quanto mais o bebê mamar no peito, mais vai demorar para o ciclo menstrual voltar.

Mães que não amamentam: Mulheres que não estão amamentando podem retomar os ciclos menstruais regulares já um mês depois do parto. Às vezes a menstruação demora dois ou três meses para voltar.


Todas as mães: Nunca se esqueça de que o organismo libera o primeiro óvulo pós-parto antes de você menstruar, portanto não há como prever quando isso pode acontecer. Assim, se você não adotar um método anticoncepcional logo que começar a ter relações sexuais de novo, pode se ver grávida antes mesmo de voltar a menstruar. Esse tipo de surpresa não é incomum. Cuidado meninas, uma gravidez seguida de outra não deve ser nada fácil. Então, vamos ficar de olho nos métodos anticoncepcionais!


16 comentários:

  1. Dani, só gosto da menstruação por com ela desce a maldita TPM.
    Ei, vamos combinar, um início de gravidez no resguardo é complicado, né?
    Minha cunhada engravidou. kkkkkk
    Bom dia amoreca.
    Xeros

    ResponderExcluir
  2. Olá Dani

    E como vc está se sentindo?

    Bjooooooooooo...............
    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Tá tudo ótimo Kinha, só mesmo muita ansiedade! Estamos quase!
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Danizinha! Tem um anticoncepcional de uso contínuo específico p/ mulheres que amamentam que impede a mesntruação. Tenho amigas que ficam 18 meses sem mesntruar usando! Ficadica!

    Beijo e adorei a carinha nova do blog!

    ResponderExcluir
  5. Afe, tb acho um saco... Não sei como tem gente que gosta!!!
    Bjinhos, Re

    ResponderExcluir
  6. Dani...como no seu caso vai ser cesárea, eu creioq o sangramento pós parto será menor...pq já existe uma espécie de "limpeza" ali na hora da cirurgia...(é o q dizem...rsss)...quando é normal isso não acontece, e a mulher sangra por mto mais tempo!!! bom, não sei se é vero, mas é a informação q tenho!!! bjobjo

    ResponderExcluir
  7. Ahhh quase chegando a hora... vai ser legal ver a carinha do bebe e tb se sentir mais leve não é mesmo?
    Que delicia acompanhar vc nessa jornada toda!

    ResponderExcluir
  8. Dani, eu fiquei só um ano sem menstruar (9 meses de gravidez e mais 3 meses do filhote) foi pouco, comparado às mulheres que amamentam (vc sabe que eu não pude amamentar né, por causa da fenda). Foi boooooom enquanto durou rsrsrs. Eu detesto ficar menstruada, perda de tempo e $$ com absorvente, sou doida pra colocar o implante que suspende a menstruação mas no momento estou sem grana (custa uns 800,00).
    Quanto ao sangramento pós parto eu sangrei uma semana, bem pouquinho mas direto, e depois mais ou menos uns 10 dias, só que vinha, parava, vinha parava...
    Quando é cesariana, o sangramento dura menos, pq o médico faz a limpeza do útero, e pelo visto o meu limpou bem mesmo, pq durou bem pouco.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. gata,

    é isso mesmo, são algumas semanas sangrando pós-parto. Mas o forte da coisa é na primeira semana, depois dá pra administrar com protetores diários numa boa! E eu sigo sem menstruar, Luquinhas já vai fazer 3 meses! Ah e não tomo pílula (comecei, mas não me adaptei...).

    beijão!

    ResponderExcluir
  10. Eudemorei uns seis meses pra voltar a menstruar. Mas meu organismo é meio doido, rs
    :)

    ResponderExcluir
  11. Dani, aconteceu algo curioso comigo com meu 1° filho! Quando ele tinha 9 meses, eu fiquei menstruada, daí ele não quis mais mamar no meu peito. Fiquei tão triste, mas a pediatra falou que não dá para entender 100% o organismo de cada mulher e isso pode sim acontecer.
    Daí, nesse mesmo mês eu fiquei grávida. Ainda bem que eu queria mesmo "engatar" um 2° filho, mas sofri um aborto 2 meses depois. Uma pena!

    Nessa gravidez, Thomas já está há quase 4 meses mamando e nem sinal da minha menstruação, vamos ver até onde vai sem ela, mas dessa vez minha obstetra já me indicou um anticoncepcional contínuo, para não correr o risco de engravidar de surpresa, rsrsrs

    E é isso mesmo, depois do parto, temos um intenso sangramento que depois de uma semana vai diminuindo, mas pode durar até 40 dias após o parto, depende de cada mulher.

    Bjs e boa sorte pra você.

    ResponderExcluir
  12. Dani, acho ótimas essas dicas que você coloca. Mesmo não estando grávida, só de ler seu blog e acompanhar sua gestação, me sinto mais preparada pra ser mãe quando chegar minha hora!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Dani,eu gosto da menstruação sim, pois apesar da tpm me sinto mulher, exatamente com ovc falou!!rss sabe a quarentena? então são justamnete o tempo que dura osangramento depois do parto.... dura uns 45 dias, mas forte na primeira semana e depois fica fraquinho, mas dura esse tempo todo mesmop e é normal! tem mulheres que o sangramento dura um pouco menos ( tipo uns 20 dias só) mas a maioria fica na media de 30 a 45 dias... depois da quarentena para não engravidar tem o anticoncepcional que a Mari comentou e também camisinha. O ideal mesmo é só ter uma nova gravidez 3 ano depois, que é o tempo que seu organismo e seu utero demoram para estar realmente prontos para receber um novo bebê, mas a maioria das mulheres não dão esse tempo p/ o corpo e engravidam antes dos 3 anos, de imediato não há problemas em engravidar em seguida, mas depois dos 40 quando a pessoa vai chegando na menopausa podem aparecer miomas, cistos, cólicas fora do periodo menstrual e outros problemas causados pela "gestação precoce" anos antes!
    beijuu

    ResponderExcluir
  14. Oi Dani... eu tbem faço parte do grupo que prefere ficar sem a visita da dita-cuja, affff! esses meses sem a visita da coisinha foram ótimos, hehehe!
    bjo

    ResponderExcluir
  15. Isso do sangramento depende da mulher... os tais lóquios (o nome do sangue) aqui desceram e usei o absorvente pós-parto mesmo por 3 dias, mas no segundo já daria pra usar um noturno, e foi normal o parto. Depois ficou aquela coisa chata que mancha calcinha mas um absorvente diário resolve.
    Você disse tudo, o que determina é a amamentação, que feita corretamente até é contraceptivo \o/ (mas é difícil rs)
    Como tive que tomar remédio pro leite secar (isso td qdo perdi bb), a menstruação veio logo no mês seguinte.

    Dizem que as cólicas melhoram, comigo aliviou um pouco sim...
    Beijoss

    ResponderExcluir
  16. Oi amiga......
    saudadesssss
    tô sumida eu sei, mas meu pc ainda ñ chegou...
    qnt ao seu post, olha vc ñ precisa necessariamente mestruar, eu passei dois anos sem mestruar e foi a melhor época da minha vida, aff!
    sem tpm, sem cólicas sem nada...q bãoooooooo, tdo com acompanhamento médico.
    Ele me passou anticoncepcional initerruptamente e eu me dei super bem.
    e hj meu médico disse q existe tbém um tipo de diu q vc usa por 54 anos e ñ mestrua, segundo ele, mtto recomendado.
    bjokas e saudades.

    ResponderExcluir