quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Gatos, cachorros, papagaios, periquitos e afins

Animais de estimação (Cat) x bebê (Rafa)!

Tenho uma gatinha. Sou simplesmente apaixonada por ela. Logo que descobri que estava grávida, ouvi zilhões de pessoas me dizendo que eu deveria me desfazer dela, porque gravidez e gato não combinam.

Fui ao médico, expliquei  a situação, lembrando que ela é 100% doméstica, nunca, sequer pisou na rua! Moro em apartamento, todo com tela de proteção ( colocada especialmente para ela) e tb ela nunca teve contato com outro animal, de nenhuma espécie! Ele disse que a princípio não teria problemas, mas que eu faria o exame de toxoplasmose, só depois conversaríamos.

Fiz! Não tinha nem o vírus nem a doença. Fiquei tão aliviada! Voltei nele, que me disse não ter com que me preocupar já que eu não tinha toxoplasmose e para continuar na nossa rotina, nada de rua com ela nem contato com outros bichos. E assim fizemos! Não tive nenhum problema com ela ou por conta dela durante a gravidez a não ser as tentativas de se aconchegar no moisés do bebê, de querer dormir no berço dele rsrsrrsrs coisas assim!

Eis que agora, prestes a ter o Rafa, esses falatórios voltaram! Muitas pessoas vem me dizer que não se deve ter animal de estimação quando se tem um bebê. Ok, concordo que não é hora de adquirir um animal de estimação, mas ela já está comigo há 06 anos! Não existe a possibilidade de me desfazer dela, porque ela não é um objeto, é um serzinho que eu amo demais! Programei vacinas para este final de semana e corte de unhas, evitando assim qualquer problema.

Conheço muitas pessoas que tem crianças em casa e bichos também!
Torço para que meu filho não tenha alergia, só! Porque de convivência, não tenho dúvidas de que se darão muito bem!
Acho até legal ter animalzinho em casa e poder desde cedo ensinar nosso filho a ter amor e respeito pelos bichos, pela natureza! Os gatos quando são amados, conseguem transmitir ao dono um amor e carinho imensos, diferente do que muitas pessoas pensam!

Será preconceito com gato? E se fosse um  cachorrinho, as pessoas falariam dessa forma? E se fosse um papagaio?


Imagem da internet




10 comentários:

  1. Isso me deprime. Imagina eu, grávida com três gatos adotados da rua? Faria exame de toxoplamose em cada um deles se necessário, mas não os deixei.

    O cocô do gato, pelo que me lembro, pode ser parte o processo de toxoplasmose. Não é o gato que passaria e sim as fezes contaminadas. Até segunda ordem, fiquei proibida de mexer com elas. Só. Depois fiz o exame.

    Outra coisa que muitas grávida não comem com medo da toxoplasmose é sushi. Pelo que eu saiba, são as carnes bovinas e suínas as vilãs. É muito mais fácil alguém cortar uma carne contaminada e depois usar para cortar alface e você se contaminar do que comendo (oi?) cocô de gato ou comendo sushi. Bem, isso foi o que lembro de ter lido enquanto fiz pesquisas pelo Google, não posso provar a veracidade do que descrevi.

    No mais, se o animal não está contaminado, por que você teria que se desfazer??? Essas crendices populares relacionadas à gestação me incomodam ainda hoje...

    Imagine a minha situação, minha filha tem asma. Já falei que tenho três gatos, né? Os coitados são culpados até hoje, depois do próprio alergista garantir que não tem nada a ver. Ela fez o teste mais de uma vez e não é alérgica à gatos! Ninguém culpa os cachorros, mas ela é pouca coisa alérgica à eles e zero de gatos!!! A única preocupação que tem que ter é não ficar fungando no pelo deles porque podem ter ácaros, como QUALQUER OUTRO animal. Ou como um cobertor, um livro, uma gaveta, etc. Não pode fungar nada disso.

    Irrita-me muito que ainda falem mal dos meus gatos! Como se eu fosse uma mãe ruim, que valorixa mais eles do que a própria filha! Mas que tipo de pessoa eu seria me "livrando" deles como se fossem objetos..??? Que pessoa minha filha seria sendo crianda por alguém assim, que joga um animal fora sem existir motivo para tal, nada além de lendas e crendices populares!!!

    Eu não me deixo levar por isso, pois a ignorância precisa ser cortada pela raiz, para que essas crendices infundadas não passem de mãe para filha como se fossem genéticas. Se minha mãe e minha sogra não se conformam com meus gatos, azar o delas! Essa insanidade acaba aqui com autorização do meu obsstetra e do alergista.

    Só para não parecer falsa moralista, termino aqui confessando que um dos meus gatos fugiu quando eu tava grávida. Eu procurei por ele, mas não chorei sua partida. Aquele gato em si foi o único violento que já tive e não poderia tê-lo em casa com um bebê, já estava para doação quando fugiu... no mais, nenhum dos meus outros gatos tiveram problemas com a bebê, pelo contrário, sempre foram uns amores e até hoje são...

    Escrevi demais, sorry.

    Boa sorte!
    Bia

    ResponderExcluir
  2. É um dilema mesmo querida, todo mundo fala isso. Mas, na minha opinião não tem problema porque você cuida da gatinha há 6 anos, sua casa deve ser limpa, ela não sai na rua e não tem contato com outros bichos. Tem um certo preconceito sim.

    Outras pessoas, que são a favor dos gatos, dizem que é bom ter bichos em casa para estimular a imunidade na criança desde pequena.

    Também acredito muito no poder do amor.
    Se você ama seu bichinho de estimação e ACREDITA que diante de tanto amor nada de ruim vai acontecer, nada vai acontecer mesmo!!!!!
    Eu sou uma pessoa que acredita muito na força interior, na fé de que tudo vai dar certo principalmente porque tem AMOR no meio dessa história toda.

    Não dê tantos ouvidos a essas pessoas. Elas certamente querem ajudar, mas acabam atrapalhando.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Sou completamente a favor de bichinos e crianças. Temos a Xina, que é uma cachorrinha, mas sempre tive, e AMO gatos! Acho que gatos domésticos não causam nenhum problema, e essas falações são puro preconceito!
    Todos vão se dar muito bem! Você vai ver!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, sempre tive gatos e filhos simultaneamente, e também sempre ouvir as mesmas histórias de que gato e gravidez não combinam...mas graças a Deus meus filhos nunca tiveram nunhum problema relacionado...é só saber cuidar direitinho que tudo dá certo. Bjos.

    ResponderExcluir
  5. Amiga, eu comprei um Chow Chow que dizem ser uma raça bem agressiva quando eu estava com 3 meses de gestação. Ela era bem bebê e era tratada como uma bebê por mim e pelo meu noivo. Com tanto falatório que ouvi também, morria de medo que ela fizesse algo quando o bebê viesse. Então comecei, a dar as roupinhas que ganhava para ela cheirar, falava muito nele, e deixava ela ficar um pouquinho no berço e etc.
    Quando o bebê nasceu, ficamos 4 dias no hospital todos os dias eu mandava roupas sujas pela minha sogra para ela cheirar.
    Hoje ela é a protetora do Murillo, ninguém tira ele do berço se ela não deixar e ninguém entra no quarto se ela não deixar, quando chegamos em casa depois de uma viagem a primeira pessoa que ela quer cheirar é ele.
    Enfim, só depende de nós a reação do animal.

    ResponderExcluir
  6. Dani, lá vem eu "palpitar", né? rsrsr
    Eu adooooro gatos, mais que cachorros. Gatinhos são minha paixão, porém eu só vou ter um aqui em casa quando Thomas tiver mais de 2 anos. Não é questão de preconceito não, é que infelizmente gatos são portadores de doenças e essas doenças deixam sérias sequelas caso seu bebê seja infectado. Na minha família mesmo tem um triste caso assim, mas nem vou dizer para não te assustar e também porque não convém dizer agora.
    Mas se seu médico liberou, converse mais uma vez com o pediatra do seu bebê depois que ele nascer que ele vai te explicar tudinho sobre os riscos e tal.
    E claro que devemos ensinar desde cedo as crianças a conviverem e respeitarem os animais, mas não podemos colocá-los em risco.
    A gente ama os bichinhos, mas amamos mais nossos filhos, certo?
    Mas quem sabe com muito cuidado nem seja necessário :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. oi dani,
    é preconceito sim. Não existe nenhum problema em vc ficar com sua gatinha tanto minha tia quanto minha prima sempre tiveram gatos durante a gestação e até hoje e as crianças estão com 7 anos e a outra com 4 perfeitas e com muita saúde.
    Fique tranquila que a gatinha além de ser sua companheira será de seu bebê também.
    boa quinta, beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Dani concordo que vc não deve se 'desfazer' da cat, ela vai ter que aprender a conviver com o Rafa, é só vc ter paciencia de ensina-la que o espaço do Rafa é dele e pronto! Pode ser dificil, mas não é impossivel...
    Pense no meu caso, eu e o noivo temos um pibull de 4 anos, imagine qo tivermos nossos babies?!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Dani...

    Tenho a Julie, minha maltês linda e amada e pode crer que as pessoas fazem o mesmo tipo de comentário. Chegam a me perguntar o que farei com ela e que a deixarei de lado...que a bichinha vai sofrer horrores e eu fico mais irritada ainda do que já estou. Não preciso nem dizer que a pessoa fica sem resposta e eu fazendo cara de poucos amigos...aff. PESSOAS SEM NOÇÃO!

    Bjks!

    ResponderExcluir
  10. é claro que quando a gente ama um bichinho é praticamente impossivel ficar sem ele né?
    Você deve ficar sim com a sua gatinha, Mas por via das dúvidas não deixe ela perto do Rafa, não para te assustar, mas minha sogra tinha gato quando meu marido era umn bebê, ele adquiriu o virus da toxo, que só se manifestou quando ele tinha uns 7 anos, resultado: ele quase ficou cego dos dois olhos, mas por sorte conseguiu recuperar um, e do outro nem parece que ele é cego, mas é!
    O problema não é preconceito contra o bichinho, mas é que toxo é uma doença exclusiva do gato mesmo. rs
    beijuu

    ResponderExcluir