sexta-feira, 5 de agosto de 2011

As primeiras visitas à maternidade / Casa

Li um texto no blog da Cris que achei muito interessante e esclarecedor, por isso pedi permissão a ela para dividir esse assunto com vcs!


Como proceder nas primeiras visitas ao bebê? Pode parecer muito simples, mas nessa situação é muito fácil comentermos gafes, então vamos nos informar pra evitar constrangimentos né?

1 – O nosso dia começa cedo, aliás, talvez nem comece, pq o anterior, com as mamadas noturnas, nem acaba. Portanto, não recomendo visitas depois das 20hs; e que elas não demorem mais que 15 minutos, a não ser que a mamãe em questão insista veementemente para você ficar mais. Imagino que à noite a mamãe queira descansar, se possível. Visitas muito longa nos obrigam a fazer a famosa "sala", o que neste momento acho que não é apropriado!

2 – Se a nova mamãe fez cesarea, a recomendação médica é para ela falar o mínimo necessário durante às proximas 12 horas, a fim de evitar gases e, conseqüentemente, dor no corte. Então, visitas no dia do parto, só se você for muito íntima e tiver certeza que a pessoa esta a fim de receber. Gente, como vou fazer para ficar caladinha???? Eu falo pelos cotovelos! :S

3 – Se você estiver com o tempo curto, pense duas vezes antes de ir para a maternidade. A mamãe pode estar amamentando, no banho, refazendo o curativo… e assim demorar para lhe receber. Tive uma amiga que ficou nervosa com uma reunião que tinha em seguida, e quando entrou no quarto estava tao estressada, que sem querer me estressou tambem. Grrr Ir com pressa nem pensar né? Até porque é um momento de adaptação para a mãe e para o bebê...

4 – Crianças: ligue e pergunte antes para a mamãe se ela se incomoda com a visita de outras crianças. Se certifique que seu filho(a) não esteja gripado ou com qualquer outra suspeita de doença. Não é à toa que a maioria dos pediatras recomendam que os bebês não saiam de casa antes de todas as vacinas dos primeiro trimestre.

5 – Prefira flores a chocolates como presente (pelo menos para mim… rs). Depois dos útimos meses de gravidez, tudo o que queremos é perder a nossa forma bola. Fora que, mesmo que o neném ainda não tenha cólicas, alguns pediatras restringem o chocolate para as mamães desde o início da amamentação. Meu médico já me avisou que o chocolate será cortado....aiiiiiii que tenso! Mas Concordo plenamente com o fato de que nada comestível será um bom presente visto que depois do nascimento vou começar a busca desenfreada pela forma física "original de fábrica"!

6 – As lembrancinhas geralmente são contadas, então é terrível aquelas as visitas que querem levar para os amigos do escritório que não puderam ir, para os filhos, sobrinhos, papagaio e cachorro. Isso é FFFFF! As pessoas tem esse hábito de querer levar lembrancinhas para mãe, pai, tio, etc...na verdade as lembrancinhas são só um mimo para aqueles queridos que vão ao hospital ou a nossa casa para as primeiras visitas. Na verdade é uma retribuição pelo carinho, nada pior do que sair de mão cheia!

7 – Não peça para pegar o recém-nascido no colo. A mãe que deve oferecer. Acho essa uma das piores gafes!! Será que vou ter ciúmes?

8 - Por último, afinal daqui a pouco vocês vão apenas preferir mandar um cartão postal, priorize as visitas na maternidade. A chegada de um bebê em casa nunca é simples, sendo o primeiro filho ou não. E vamos combinar que você nunca vai entrar na casa de alguém para ficar 10 minutos e ir embora. No meu caso, teve um casal que chegou às 15hs e foi embora às 23hs, depois de pedirem pizza, claro! Também acho que é melhor receber visitas na maternidade....em casa só para os mais chegados mesmo = família....não dá pra fazer sala e ser simpático tendo que se adaptar a uma nova rotina tão trabalhosa né?

E vcs, o que acham?

Texto original: Celina do Blog Constance Zahn







10 comentários:

  1. Pensei a mesma coisa que você no nº 2.. hauhuhau
    Pode deixar que vou seguir todas a dicas de visita.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Tenho a sorte de ter esse jeito bocudo de ser, então sempre deixei claro que hospital, pra mim, não é local de visita.
    Se a pessoa for, não vou tratar mal, mas sei que não vou me sentir a vontade, já estive internada duas vezes nos últimos 2 anos...
    Todos poderiam nascer com educação e bom senso, seria tão mais fácil rs

    Beijossssss

    ResponderExcluir
  3. Dani, eu acho super inconvenientes as visitas na maternidade.
    Isso deve ficar somente para os familiares mais chegados.
    Principalmente as cesáreas.
    E em casa, que as visitas sejam bem rapidinhas meeeesssmo.
    Vai do bom senso de cada um.
    Mas conheço mães quee adoraram as visitas.
    Eu dispenso.
    Xerossssssss

    ResponderExcluir
  4. A minha sogra chegou com meu cunhado e a sobrinha do Ro na maternidade. Eles vieram de metrô e a abominável mulher pegou o Rafael no colo sem lavar as mãos e antes que eu pudesse falar nada. ÓDIO MORTAL. Acho que visitas na maternidade só em último caso. A gente está cansada, fraca, e só quer descansar um pouco (não é só parto normal que cansa viu, quando saí da sala de recuperação só queria dormir um pouco). Melhor que as visitas apareçam em casa, depois de alguns dias de preferência.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Belas dicas. Quanto à tua pergunta sobre o cíumes, já viu uma cachorrinha fofa, logo após ter filhotes? Elas continuam fofas, desde que ninguém se aproxime! Elas ficam indóceis, nervosas e as vezes até agressivas. As mães são assim. É um misto de ciúmes e excesso de zelo. Achamos que ninguém vai saber segurar direito, e cada moviment que fazem em direção à nossa cria é como um chute no estômago. Mas é controlável e passa. rsrsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Dani...eu concordo com quase tudo!!!
    a questão da visita na maternidade porém....não sei...acho meio invasivo! Em casa, eu só visito bebês depois da primeira semana em casa! Ligo, mando torpedo, mas deixo claro que não quero atrapalhar! Isso falando de amigas sabe...com família (tipos minha irmã) é diferente...né...agora quanto a pegar no colo, eu SEI que vou ser chata e ciumenta!!!
    Rá!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu odiava visitas... hahahaha
    Elas nunca leem blogs e se informam antes para ter classe na hora da visita pós parto!
    ODEIO!

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas Dani..!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Well minha experiencia diz visitas melhor no hospital e rápidas.Lembrancinha Ok 1 por família e Crianças NEM PENSA!!Pode ser minha BEST friend todas sabiam!!!Falei com edução claro mais avisei antes pra não ter estresse no dia. e muito perigoso vírus e blabla mesmo que a criança não esteja com nem, elas fazem mais barulho são mais inquietas (afinal são crianças não tem como vc manter controle tempo todo.)
    Presentes eu acho flores e baloes ok e coisas pro baby comida so se for diet rs.rs.
    Visita em casa hehehe Nem credu so depois de 3 semanas .ai td fica uma bagunça agente não tem tempo de prepara cafe e fazer sala cuidar de baby e uma loucura eles tem que dar pelo menos 3 semanas pra td fica mais ou menos ok né.
    Ah não ser amigas intimidas que vão pra ajuda a limpar arrumar fazer uma sopa PRA AJUDA não pra dar trabalho.rs.rs.

    Vc pergunto eu respondi .rs beijao amiga sintosua falta no meu blog!

    ResponderExcluir
  10. Carol, não sei o que está acontecendo, mas não consigo abrir seu blog...aparece só o título e nenhum post.
    Vou tentar de novo... To louca para saber novidades das meninas!
    Bjs
    Dani

    ResponderExcluir