sábado, 25 de dezembro de 2010

Vc pode ter uma horta!

Folhas verdes frescas, temperos à mão e ervas prontas para os chás da tarde ou da noite são só alguns dos privilégios de quem tem uma horta caseira.
Fotos Edu Castello e Renato Corradi
Cheiro de manjericão, hortelã e alecrim. Alface, couve e repolho fresquinhos. Tudo isso parece distante da sua realidade? Acredite: só parece. Ter uma horta em casa é fácil. Quer dizer, é preciso dedicação, mas se você curte a ideia de abraçar uma alimentação orgânica, sem agrotóxicos, vai adorar tomar alguns cuidados pela saúde de sua família. Antes de tudo, planeje o que deseja plantar nos canteiros ou em vasos.
Fotos Edu Castello e Renato Corradi

Hortinha gourmet
Mesmo sem espaço, a dona deste apartamento no Alto de Pinheiros, em São Paulo, queria alguns dos seus temperos prediletos frescos e disponíveis para as suas experiências culinárias. A solução encontrada pela paisagista Caroline Saccab Haddad foi distribuir pequenos vasos de tamanhos e formas diferentes em um aparador de madeira. O efeito não poderia ser melhor. “Utilizei vários materiais, como a cerâmica rústica, a esmaltada e a pedra-sabão, que servem como cachepôs para os recipientes de plástico”, conta. Alguns cuidados: espécies como o tomilho e o alecrim exigem rega a cada dois dias; no caso do manjericão e do orégano, o procedimento é diário.


Fotos Edu Castello e Renato Corradi

Caminho de delícias


Um canteiro repleto de folhas verdes recepciona quem entra nesta casa na região oeste da cidade de São Paulo. “Plantei rúcula, alface e azedinha em pequenos canteiros, que seguem a linha do muro e não ocupam muito espaço do jardim”, conta o engenheiro agrônomo Marcelo Noronha, dono da Minha Horta. Os temperos foram dispostos em vasos de fibra de coco, de 30 cm, comprados na Ceagesp e presos a um painel de ripas de madeira. Tem coentro, orégano, manjericão, tomilho e outras ervas, que são utilizadas pela moradora para a preparação de pratos. O bom é que quanto mais são usados, mais ganham vigor.
 
Fotos Edu Castello e Renato CorradiTemperos na vertical




Até quem carece de espaço e tempo não tem mais desculpa. Com painéis verticais, como este fabricado pela arquiteta carioca Ana Paula Souza, da Hortinha, dá para ter uma horta à mão. O biombo de ripas de madeira cumaru, de 3 x 1,8 m, abriga vários vasos com pimenta, planta que pede água todos os dias, além de ferramentas para cuidar do jardim, como o regador. Todos estão presos por ganchos de aço inox, que permitem mudancinhas a torto e a direito. Além dos temperos usados no dia a dia, como o alecrim e o orégano, ainda sobrou espaço para uma pitangueira.
Fotos Edu Castello e Renato CorradiDe estilo provence

Recheada de vasos de barro, a horta segue o clima provence adotado pelo paisagista Gilberto Elkis em todo o jardim desta casa de campo em Itatiba, interior de São Paulo. Entre as espécies, destacam-se o manjericão verde e o roxo, a cebolinha e o alecrim. Há também lavandas, variedade usada em chás, que se faz presente em outros cantos do quintal. Repare que todos os temperos ficam acomodados sobre caixas de cimento para que os cachorros da proprietária não devorem a plantação.

Agora que já temos as ideias, mãos a obra!

Fonte: Revista Casa e jardim - Texto Julia Benvenuto Fotos Edu Castello e Renato Corradi

10 comentários:

  1. Oie!!!

    Que idéias ótimas...

    Sempre quis ter uma horta!

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Realmente uma lindeza amiga e a idéia realmente mto boa, mas precisa-se de espaço e isso eu ñ tenho.
    Além de paciência q tbém ñ tenho.rsrsrs
    bjokas e bom feriado pra ti.

    ResponderExcluir
  3. Delicia...ai quero uma...
    rs.rs mais tem que ser inda omo as da foto.rs.rs
    feliz natal miga!

    ResponderExcluir
  4. Queria tanto uma...mas tenho medo de não dá conta. Minhas violetas morrem pq esqueço de molhar...mas sempre quis ter.beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi passando pra agradecer o cometario fofo la no blog!
    e adorei tudo aqui,e ja estou seguindo.Segue la também:http://www.alternativofashionista.blogspot.com/

    beijos,Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  6. Tenho de criar coragem e plantar algo, nem que sejam temperos.
    Seu posto foi muito inspirador, parabéns!
    BJ
    Adri

    ResponderExcluir
  7. Oi querida! Obrigada pela visita, adorei!

    Vou ficando por aqui tb! Linda horta :)

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Adorei a idéia!!!

    Bonitete, que seu Natal seja repleto de alegria, paz e união.

    Beijos

    Hellen Tavares

    http://bonitete.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Que lindas hortas!
    Olha, confesso que quando era mais jovem, eu não ligava muito para a natureza em casa, mas agora, acho que a idade vai chegando e a gente vai se ligando mais na natureza, principalmente em casa.
    Adorei mesmo!
    Aliás, vou investir em uma hortinha em casa quando eu já estiver no Brasil.

    Bjs querida!

    ResponderExcluir