segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cólicas: Como foi com o Rafa

Me dá até arrepios.

O Rafa ia vindo muito bem, até que próximo de completar um mês começou a gritar de dor, estavam começando as benditas cólicas! Que nervoso, que agonia!  Marquei uma consulta com o pediatra, desconfiada de que o leite poderia não estar fazendo bem para ele. Foi aí que ele sugeriu uma marca nova ENFAMIL GELTLEASES, foi uma loucura para achar, não tinha em lugar nenhum. Ele disse que ele poderia estar tendo alguma reação a lactose, e esse leite é mais a base de soja. Quando mudamos ele estranhou um pouco, acho que o outro APTAMIL era mais suculento rsrsrsrs Uma semana depois as cólicas foram diminuindo, mas ainda continuava com a prisão de ventre...Ele fazia muita força para fazer coco...aí começamos a dar 4 gotinhas de luftal para ele, gente ele agora peida que é uma beleza! Aos pouquinhos o leite começou a fazer efeito e as cólicas sumiram e as fezes ficaram mais moles e amareladas! Nunca pensei em falar isso com alegria ahahahaahha

Agora, até a troca do leite ser feita, passamos por bons pedaços. Vou deixar aqui minhas impressões sobre o que achei melhor para driblar as cólicas do Rafa, mas lembrando que tive orientação médica para tais coisas, então mamãe, não faça nada sem consultar o pediatra do seu filho, longe de mim dar algum tipo de incentivo a auto medicação...só para constar! srsrsrsr

Tylenol: Foi um santo remédio para ele! Sei que não é o mais indicado, que buscamos meios mais naturais e tal, mas tem horas, como diz o meu médico, que temos que ir direto ao que resolve! Então, quando percebíamos que a dor era muito forte e que outros procedimentos não estavam funcionando, davámos a ele 4 gotinhas de Tylenol (quantidade calculada de acordo com o peso), e em 10 minutos ele estava mais relaxado, só resmungando um pouquinho!

Luftal: Não muito bom na hora da crise, mas antes! Nosso médico disse para darmos 4 gotinhas dia sim dia não para ajudá-lo na liberação dos gases, facilitando assim a saída das fezes, diminuindo então a cólica, ufa! srsrrs Gente, e não é que funcionou. O bichinho está peidando que é uma beleza! Tb com a troca do leite, as fezes estão mais moles, associadas aos puns, maravilha! É cocô que não acaba mais! As cólicas sumiram!

Supositório: Quando ele estava com muita dificuldade para evacuar, usávamos o supositório apenas para estimular, não introduzíamos. Rapidinho ele soltava uns puns e em poucos minutos, para alegria da mamãe aqui, vinha aquele coco caprichado. Mas o médico nos disse para usar em casos extremos visto que este estímulo pode ser prejudicial para que ele consiga evacuar sozinho. Segundo ele, o bebe faz uma associação deste estímulo ao coco, então sem estímulo nada de coco! Só uma vez (após quase dois dias sem evacuar e com muitas cólicas) introduzimos o supositório, foi um dia inteiro fazendo coco, e as cólicas tb sumiram!

"Patinho": Chamo de patinho, pois o meu tinha esse formato. Na verdade é uma "bolsa" de tecido, com algumas ervas dentro, tipo cânfora, camomila, um misto de ervas calmantes. Coloca-se então esse patinho no microondas por cerca de 40 segundos e faz-se então essa compressinha na barriguinha do nenem. Eu ganhei um, usei por uns tempos e peguei pavor ao perceber que este patinho tinha queimado um pouquinho o Rafa...ele engana muito...parece estar em uma temperatura razoável, mas a compressa faz com que essas sementinhas quentes fiquem bastante tempo em contato com a pele do bebe que é muito sensível. Uma vez percebi uma vermelhidão na barriguinha do Rafa, suspendi imediatamente o uso e não recomendo. Quando havia necessidade de compressa, esquentava um cueiro no ferro e colocava entre a barriguinha dele e a minha. Métodos antigos muito mais eficazes e sem riscos!


O bom e velho colinho: Santo remédio. Nessas horas, sempre coloquei o Rafa em posição confortável com sua barriguinha bem encostava na minha, deixando a área toda quentinha. Se não sarasse a dor, pelo menos passava amor ao meu filho! Método infalível! Esse pode ser usado sem prescrição médica!

Um comentário:

  1. Oi Dani... graças a Deus a Luisa não sofreu (e nem eu) com as cólicas! Como eu te falei, ela não pegou o peito e tbem preciso dar complemento pra ela e o pediatra receitou o Nan HA... faz super bem pra ela, sem criar gases e sem intestino preso... bom, mas tudo isso é diferente pra cada criança né! Quanto ao post anterior, acho que toda mãe passa por um susto desse... e é apavorante meeeessmo! bjos

    ResponderExcluir