sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Amamentação: Como foi comigo

Primeiro meninas quero dizer o quanto senti falta desse nosso espaço! O Rafa está me ocupando tanto que mal tenho tido tempo de me coçar, mas to aqui viu? E de volta! Louca para saber todas as novidades e contar mil coisas que estão acumuladas! Entre uma mamada e outra, escrevo os posts, só não estou conseguindo tempo de vir aqui digitar! Mas aos pouquinhos vou me acostumando com essa nova rotina!

Hoje vou falar um pouquinho de amamentação e como foi comigo...Senta que lá vem história!

Na noite do parto, lembro do Rafa ter ido para o quarto mais ou menos duas horas após o nascimento, mas não consigo me lembrar muito dos detalhes por conta da anestesia, então sinceramente não sei se o amamentei neste momento. As 06 da manhã uma enfermeira o colocou no meu peito e lá ele ficou até o meio dia! Quando o tiramos, achando que ele já estava saciado, ele ficou aos berros! Chamei novamente a enfermeira para tentar entender o que estava acontecendo, será que ele estava sentindo alguma dor? Ela sugeriu que ele fosse levado ao berçário para que eu pudesse descansar e ele também. Uma hora depois ele voltou tranquilinho, dormindo...Assim que ele acordou, coloquei novamente no peito e depois de 02 horas estava ele chorando de novo! Achamos que fosse cólica, mas nos informaram que as cólicas só começariam a partir do 15º dia. Disseram então que podia ser fome, já que ele estava se alimentando apenas do colostro. Não quis que ele fosse para o berçário dessa vez, pois sabia que lá dariam mamadeira para ele. A noite, ele estava gritando muito, muito mesmo e a minha acompanhante apertou o bico dos meus seios e viu que não estava saindo nada, nem o colostro. As enfermeiras então me deram um remédio para espirrar no nariz dizendo que ajudaria na amamentação, pois estimularia a produção do leite. Algumas horas se passaram e nada!

Cada vez ele gritava mais, não tive mais como me opor, tive que permitir que ele fosse levado ao berçário. De madrugada ele continuou gritando e eu, exauta da cirurgia, permiti que ele fosse dormir no berçario. Neste meio tempo, pedi para meu marido buscar em casa minha bombinha elétrica, para ajudar nessa liberação do leite e as enfermeiras disseram que não seria permitido, visto que tínhamos que tentar uma estimulação natural mesmo. A essa altura eu já estava triste, posso até dizer meio depressiva, tamanha minha dificuldade em amamentar meu pequeno. Foi quando no Domingo pela manhã minha acompanhante o colocou no meu peito e ficou apertando o bico e colocando na boquinha dele para ajudá-lo a sugar, só que só saiam gotinhas que não o estavam alimentando. Nem precido dizer que a essa altura, meus seios já estavam machucados e eu chorava a cada tentativa. Pedi então para chamarem a pediatra de plantão para me orientar, e ela não estava! Ficamos esperando que ela chegasse, o que só foi acontecer as 6 da tarde. Nessa louca espera, pedi complemeto. Não aguentava mais ver o Rafa chorando! Elas trouxeram 15ml que óbvio não foi suficiente....ele continuava gritando de fome! Ele chorava de um lado e eu do outro, vendo estrelas a cada aperto que eu levava! Me senti frustrada por não estar conseguindo amamentar meu filho. As 6 da tarde, quando a pediatra chegou, fiquei mais aliviada. Ela disse que esse processo era normal, e que eu deveria continuar tentando, só o que me irritou foi o fato dela ter ignorado que NÃO ESTAVA SAINDO LEITE! Pedi uma pomada cicatrizante para não prejudicar mais os meus seios e melhorar assim a situação para o Rafa e ela me disse para passar o próprio leite  e pegar sol. Que leite cara pálida? Não saía nem para isso!

As 08 da noite tivemos alta e ela receitou um leite para complementar a alimentação do Rafa. Chegamos em casa e mesmo tentando tirar leite de pedra (literalmente) a dor era tanta que não consegui mais forçar, dei o complemento. Essa dificuldade toda estava me deixando deprimida, comecei a chorar! Minha acompanhante (que está me ajudando a cuidar do Rafa) e que é enfermeira me falou para darmos o complemento mesmo, pois a descida do leite seria um processo lento. Por alguns dias fizemos isso! Na Terça feira seguinte, ainda não tinha visto muitos progressos e resolvi estimular com a bombinha, mesmo com as feridas e com as dores, entre uma estimulação e outra o colocávamos para tentar sugar sozinho, mas nem com a bombinha estava saindo. Fiquei desesperada e a "Báh" (como a chamamos) foi fundamental para que eu não pirasse, visto que meus amigos próximos e familiares que sabiam que eu estava com tal dificuldade, me cobravam conseguir!

Alguns dias depois consegui tirar 30ml com a bombinha e dei para ele na mamadeira, e ele se negando a pegar o peito. A "Báh" continuava apertando os bicos dos meus seios e colocando na boquinha dele, nem preciso dizer que eu chorava muuuito de dor e ele não ficava satisfeito! Dávamos então o complemento. E cada dia foi ficando mais difícil fazer com que o Rafa pegasse peito. Foi muito frustrante para mim, mas continuava firme querendo mais do que tudo dar o meu leite para ele, então puxava o que conseguia com a bombinha e dava para ele na mamadeira, mas só conseguia 30ml por dia! Se eu conseguisse pela manhã, a tarde não saia mais nada. Com o passar dos dias, meus seios foram murchando e cada vez conseguia tirar menos. Tinha dias que só conseguia 10ml, e dava pra ele mesmo assim! Depois de 1 mês, não saia mais nada! Chorei, me senti a pior das piores e mais uma vez a "Báh" foi fundamental. Ela conversou muito comigo nesse período e me contou histórias de mulheres que passaram pela mesma situação que eu, que inclusive sua mãe não teve leite e seus três filhos são super saudáveis.

Não sei se tem alguma ligação, mas minha mãe também não teve como amamentar a mim e ao meu irmão, porque não tinha leite e o pouco que tinha secou em menos de 1 mês. Não sei se fiz alguma coisa errada ou se fui mal orientada pelas enfermeiras da maternidade, quando me sugeriram entrar com o complemento. O fato é que hoje, não tenho mais leite nenhum. Continuo apertando meus seios diariamente e não sai nada, nadinha mesmo, nem uma gotinha! Não queria que fosse assim, mas o Rafa está mamando o leite recomendado pelo pediatra dele e segundo suas avaliações, ele está ótimo, com o crescimento normal e muito saudável, Graças a Deus! Inclusive já está com o peso acima do esperado, o que muito me alivia.
Queria muito ter amamentado, muito mesmo, pelo menos até os seis meses e não consegui!

E com vocês, como foi?








17 comentários:

  1. Estava ansiosa por notícias! O Rafa está lindoooo!
    Entendo tua frustração quanto à amamentação, mas não e culpe, não deu, paciência. O importante é que ele esteja bem. Você vai ouvir muita gente te criticar, dizendo isso ou aquilo, mas não dê ouvidos, só você sabe o que passou e o quanto tentou. Leite materno é melhor para o bebê e também para a mãe, mas você não é a única mãe do mundo a não conseguir. Pior seria não ter tentado.

    Não nos deixe mais tanto tempo sem notícias!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. o rafinha ta lindo!
    Deus abençoe ele sempre!!
    bom fds, beijinhos

    ResponderExcluir
  3. AMIGAAAA, Q SAUDADES!!
    NOSSA, LENDO SEU RELATO, PARECE Q SOU EU Q ESTOU ESCREVENDO AMIGA!!! AMIGA QUERIDA, EU VIVI TUDO ISSO NA MATERNIDADE. ATE QUERO, E PEÇO POR FAVOR Q VC LEIA ESTE POST MEU, PARA VER Q NAO È A UNICA Q PASSOU POR ISSO. HOJE MINHA FILHA TOMA COMPLEMENTO E DE LEITE DE SAQUINHO REBAIXADA COM AGUA ENTRE AS MAMADAS, PQ ATE O NAN RESSECA E DA ALERGIA A ELA...PORRECOMENDAÇAO MEDICA E CLARO. VEJA:
    http://sabordemiel.blogspot.com/search/label/Hospital%20Parte%201

    VEJA BEM, Q MINHA FILHA PASSOU FOME POR 2 DIAS, GRITANDO DIA E NOITE ATE FICAR SEM VOZ...
    BEIJOS AMIGA E ELE TA LINDO. ISSO Q IMPORTA, Q ELE ESTEJA SAUDAVEL. EU TBM QUERIA DAR MAIS PEITO, MAS NAO SAI MAIS.. E ELA NAO TEM PACIENCIA PARA SUGAR.. HOJE TIRO UNS 80 MLS QUANDO MUITO! BJS.

    ResponderExcluir
  4. Que lindo....não se preocupe com o que as pessoas falam o importante é que você tentou ......ele está bem, saudavel e forte e isso é o importante .......bjus

    ResponderExcluir
  5. Já indiquei o post para duas amigas grávidas. Isso pode sim acontecer e vc não deve se culpar, viu? Fique bem!

    Rafa lindoooo!

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Amiga q saudades!
    Nossa! q bom que voltaste com força total e esse post enoooooooooooooorme.
    bju e q bom q tdo correu bem e q ele tá lindooooooooo.

    ResponderExcluir
  7. Que bom que voltou =]

    seu baby está lindo...que Deus continue abençoando a sua familia

    beijos =]

    ResponderExcluir
  8. Oi Dani!

    Nem se culpe por não ter conseguido amamentar. Tive problemas na maternidade também. Acho que deveriam ter me instruído melhor em relação a amamentação. As enfermeiras simplesmente chegavam e faziam como fizeram com vc...apertavam meu peito porém, tinha muito leite...de esguichar e o Enzo não pegava direito de jeito algum (até hj qndo está mto cheio, esguicha nele e pronto...abre o berreiro...e fica um chato de galocha!)!!!! Elas enfiavam o rostinho dele no meu peito...quase o sufocavam...e ele berrando!!!! Berrava horrores! E eu..cheia de dó! :( Quase desisti de amamentar nesse primeiro mês...foi terrível! Sorte que agora está tranquilo (e estou complementando com NAN às vezes)...
    Cada uma de nós passamos por algum problema com amamentação...seja com muito leite ou a falta dele. Faz parte da maternidade. Nem sempre as coisas saem como queremos! Enfim...é a vida! ;)

    Ó...o Rafa está lindãoooo menina!! Como cresceu!!! :D Dê muitooosss cheirinhosss nele por mim!!! Gatíssimo!! Está de parabéns, viu?!

    Beijoconas em vcs!

    ResponderExcluir
  9. Dani!!!
    Menina, isso é normal, você teve culpa nenhuma! Minha mãe disse que teve demais, demais mesmo... E na mesma época em que nasci, uma amiga dela teve nenê, e não teve leite algum. Minha mãe, então, fornecia leite a ela. Quando meu irmão nasceu, ela fez o mesmo com outra amiga, lembro dela extraindo leite, e o pai do outro bebê indo na nossa casa buscar. Talvez seja genético, sinceramente não sei, mas acredito ser hormonal e que varia de pessoa para pessoa. Não se culpe, ainda bem que tem uma substituição para ele, e ele vai ser forte e saudável como todos os outros, você vai ver! Ele é lindo, diga-se de passagem! Sempre que der, mesmo que por poucas vezes, dê notícias suas e dele!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. amiga, quanto a dificuldade em amamentar.
    Olha, apesar de nunca ter engravidado, ñ ainda, já vi mtos casos q nem o seu, com certeza vc ñ foi e nem será a única infelizmente.
    ñ se sinta culpada, pq vc fez tudo q estava ao seu alcance, porém ñ foi possível, infelizmente.
    Qnt se tem a ver com sua mãe ñ ter conseguido amamentar, imagino q tenha a ver sim, porém, ñ temos como provar tal situação. ñ imagino q seja mera coincidência.

    ResponderExcluir
  11. O Rafa é lindo! Parabéns! Eu ainda não sou mãe, mas minhas duas irmãs passaram por isso o que você passou. A primeira irmã que passou por isso acabou secando o leite e depois a minha outra irmã também estava ocorrendo isso e indicaram para ela ir até um Banco de Leite e lá é que orientaram a posição correta que o bebê deve ficar para conseguir estimular a saída do leite e outras dicas. Impressionante que nem a médica e nem enfermeiras sabiam orientar. Mas cada caso é um caso. NO seu caso, pode ser hereditário como você disse. O importante é o Rafa estar bem e fazendo o acompanhamento com a pediatra. A minha primeira sobrinha (aquela que minha irmã não amamentou) é linda e saudável. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Como o RAfinha é lindo!!!
    Não se sinta culpada, por não ter podido amamentá-lo, o importante é que a cada dada de mamadeira vc se dedique somente a isso, em um lugar tranquilo, curtindo o momento de alimentar seu filho. E o pediatra disse que ele está saudável, ótimo!! e vai continuar assim!!! bjucas

    ResponderExcluir
  13. sauddades de ler seus posts.. ele tá lindo, volte mais vzes. bjo

    ResponderExcluir
  14. Dani querida...nós e nossas dificuldades né? Eu tenho leite, a apojadura foi rápida e quem disse que isso elimina os problemas e o meu choro? Culpa e frustração é item de série em mães de primeira viagem ... o importante é o pimpolho estar bem!!! Bjobjo nos 2 !!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Amiga, passei pela mesma dificuldade que vc! Mas no meu caso eu tinha muito leite, mas a Luisa não quis nem saber de pegar o peito! Tbem acho que deram complemento para ela no hospital... tive o 'prazer' de amamentar minha filha no peito durante uma semana! Tbem mandei ver a mamadeira nela, pois ela estava faminta e perdendo peso... hoje eu continuo tirando leite e dando pra ela, mas com o complemento tbem... não me sinto menos mãe por não ter amamentado! É frustrante no começo, pois TODOS te cobram isso mesmo, mas o importante é ver que seu BB está bem, independente de estar mamando no peito ou na mamadeira! Eu quase pirei com isso tbem... o pediatra da Luisa receitou o EQUILID para me ajudar na produção de leite, já que a danadinha não mamava e não estimula a produção... hoje consigo tirar uma quantidade razoável de leite, mas o Nan não dá pra dispensar....
    o Rafa tá lindo! bjos pra vcs

    ResponderExcluir
  16. Dani que saudade!
    Primeiro - Rafa ta lindo demais tão fofinho q se vc ñ conta a historia eu nem notaria que ñ esta no aleitamento materno.
    Segundo - imagino como deve ter sido dificil e frustrante, ñ tenho experiencia nenhuma no assunto, mas ainda bem que existe o complemento, ainda bem que vc tem condição de comprar. Vc será uma mão maravilhosa independente do leite que o rafinha mamar!
    Bjs lindona!

    ResponderExcluir
  17. ô querida, imagino como vc deve ter se sentido! Mas olha, tente não se culpar, não ficar triste, tenha a certeza que vc deu o melhor de si para o seu pequeno! vc tentou, isso é o que importa ;)
    bjinhos, ju

    ResponderExcluir