sábado, 4 de junho de 2011

Bate papo: Escolhendo nomes

Hoje tenho o prazer de receber aqui no meu cantinho uma amiga muito querida, a Tuka, do blog Ktralhas.
Querida, seja muito bem vinda e meninas espero que gostem do post, eu adorei! Bjsss


Escolhendo nomes


Uma das primeiras preocupações de uma mãe ao descobrir-se grávida é como se chamará o bebê.

É claro que existem muitas outras preocupações mais importantes, mas mãe é tudo boba mesmo, ao saber que está grávida já começa a imaginar o rosto, os olhos, o cabelo, o pezinho...

Escolher um nome é mais do que uma simples escolha. O nome que daremos ao filho o acompanhará por toda a sua vida. Ele terá que ultrapassar os anos escolares carregando o nome escolhido que será chamado pelas professoras no mínimo uma vez ao dia em alto e bom som diante de toda a turma por toda a sua vida escolar. Dar um nome que não seja motivo de chacotas é o mínimo que devemos nos preocupar.

Eu tenho uma história pra contar sobre o nome de cada filho. Quis que tivessem algum significado, pelo menos para mim, e dediquei bastante tempo a essa tarefa.

Mas mesmo tomando tanto cuidado, cometi erros. Como meu nome é com “K” (Kátia), achei que usar uma letra inexistente no nosso alfabeto seria “bonitinho” e que meus filhos fariam parceria à mãe. De fato, eles são parceiros na tortura de ter que explicar 293.897.495.784.756 vezes como é que escreve certo o seu nome.

Meu filho mais velho se chama Allyson e reclama de que ninguém escreve certo o seu nome. Ao repetir uma letra e colocar o “Y” no meio, dificultei muito esse processo e o que é um nome bonito, torno-se um martírio para o meu filho. Repeti o erro com a segunda Yasmin. Mais fácil, mas necessita igualmente de “instruções para ser escrito corretamente.

Quando engravidei das gêmeas tive duas preocupações quanto aos nomes: não queria formar uma “dupla sertaneja” com nomes parecidos e para não repetir meus erros anteriores, queria nomes simples na forma de escrever. A mesma preocupação tive na escolha do nome da caçula.

Por fim, escolhi os nomes Aline e Camila para as gêmeas e Letícia para a caçula. Todos os nomes têm algum significado interessante, mas o da Letícia é especial pois significa alegria e ela É o seu nome.

Não sei que motivos levaram à escolha de Rafael para ser o nome do primeiro filho da Dani, mas é um nome lindo, simples e cheio de significados. Acredito que um nome carregue a sorte, o destino de uma pessoa, por isso acredito que o Rafael será um anjo, enviado de Deus, para abençoar e iluminar a vida da minha amiga Dani.

Um nome deve ser bem pensado, analisado, escrito juntamente com o sobrenome para ver se combina, lido, relido e repetido em voz alta antes de ser decidido. Mas a gente vê cada coisa por aí, não é mesmo?

Tuka Siqueira

9 comentários:

  1. Que fofis! A escolha dos nomes é muito importante mesmo! Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Dani!
    Gostei muito do post... e concerteza
    já andei lendo muito sobre a escolha dos
    nomes... não é fácil mas eu e marido
    temos que chegar a um acordo!
    já fiz uma listinha com o que mais gostamos...
    mas nada resolvido ainda... pra menina está
    quase certo que será Ana Luiza... mas pra menino não temos nenhum... o marido queria Asafe (nome biblico), mas depois de ler mto e ver o que as pessoas achavam convenci ele a desistir pq ele
    iria sofrer muito ... eu acho!

    ResponderExcluir
  3. O meu nome, que é a coisa mais simples do mundo, só perde pra Ana, consegue fazer com que o povo pergunte "é com H?".
    Argh!
    Quem tem H que fale! kkkkkkkkkkkk
    O nome da Larissa foi escolhido porque eu queria algo delicado, muito feminino, com significado legal. Eu amo o meu nome, que significa Menina, mas não seria legal repetir na filhota rs =P

    Beijossss

    ResponderExcluir
  4. A primeira dificuldade na escolha do nome, é conseguir chegar a um acordo com marido srsrsrsrs
    Quando não sabíamos se era menino ou menina, tínhamos nome certo para menino, não sei dizer porque, mas era certo! Já para a menina, tínhamos várias opções e não conseguíamos uma que os dois gostassem. Quando ficamos sabendo que seria menino, de imediato falamos...Hiii o Rafael vem ai! Ele sempre foi Rafael, um nome lindo, simples, forte e de crainça feliz! Lendo as características do nome, tivemos a certeza de que esse seria o nome do nosso filho!

    Obrigada por estar aqui Tuka, adorei!
    Bjs
    Dani

    ResponderExcluir
  5. Oba!!! Adorei estar aqui também! Adoro os nomes que escolhi para os meus filhos, mas enfeitei muito na grafia e dificultei a vida dos dois primeiros, não quis repetir com as outras. Outra hora te conto as histórias de cada escolha. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Verdade, o nome é algo pro resto da vida.tem que pensar no futuro deles tmb...
    Adorei o texto.
    beijinhooos

    ResponderExcluir
  7. Escolher nome para os flhos é uma coisa muito séria. Não consigo acreditar como alguns pais "presenteiam" seus filhos com nomes tão "diferentes". Os nomes dos meus filhos (um casal) foram escolhidos quando ainda namorava o meu marido. Fico feliz por eles gostarem dos nomes que receberam.
    Bjs!
    Lu

    achadosdaliedaqui.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adoreiii!!! eu quero um nome super simples para o meu filho, sem ter que soletrar, como acontece com o meu...rsrsrs...beijos

    ResponderExcluir
  9. Adoro a Tuka e vim prestigiá-la aqui e aproveitar pra conhecer um lugar que eu ainda não conhecia.

    A escolha do nome é de fundamental importancia. A minha primeira chama Ana Beatriz. Ana = graciosa e Beatriz = aquela que faz os outros felizes. Ela é mesmo como o seu nome.

    Meu segundo foi escolhido pelo pai e chama Otto. Que significa propriedade riqueza. Diz que esse nome é carregado de energia positiva, pois o número oito quando deitado é o símbolo do infinito. E adivinhem...ele nasceu no dia 08 do ano de 2008!

    Beijo Dani e Tuka. Que o Rafael venha cheio de saúde.

    ResponderExcluir