quinta-feira, 16 de junho de 2011

Bate papo: Da mãe que vou ser

Hoje tenho o prazer de receber aqui no nosso cantinho, a futura mamãe Tati, do blog "Sopa de Letrinhas da Tati". Querida, obrigada por participar, adorei viu? Me identifiquei muuuuuito com seu texto!

Da mãe que eu vou ser.


Filho nunca foi um sonho de infância meu. Quando me casei e a idéia começou a amadurecer, começaram as primeiras neuras. Pode parecer bobagem, mas que mundo vai viver meu filho e os filhos dele? E se faltar água no planeta? E se faltar emprego? E se morrerem todas as pessoas que tem educação caráter e valores e sobreviver somente essa gente preconceituosa e mau caráter que existem aos montes?

Pirei. Adiei. Até que decidi entregar nas mãos de Deus, porque afinal, essa linha de pensamento era coisa de gente maluca. E fui em frente.

Com o positivo em mãos, fui me informar. E pirei de novo. Que tipo de mãe eu vou ser? Vou saber fazer as escolhas certas? E a coisa é tão complexa que começa na gravidez. Parto normal ou cesárea? Amamentar ou fórmula? Trabalhar fora ou virar mãe de tempo integral? Dar chupeta ou não? E açúcar? É mesmo veneno como dizem?

Isso fora as inquietações de pensar em acordar a noite toda, logo eu que prezo tanto dormir bem, trocar fralda suja 10 vezes no dia, fazer arrotar. Eu nunca fiz isso, como vai ser?

A cada texto, livro, indicação e informação nova que leio hoje, do alto das 26 semanas de gestação me dá um frio no estômago. Ora feliz e excitada com tudo o que há por vir. Ora só queria deitar na cama e ficar escondida debaixo da coberta. Definitivamente eu não passo nem perto da “Encantadora de bebês”** que tanto se fala nos blogs maternos.

Eu não sei mesmo o que está por vir. Mas decidi deixar acontecer e confiar no instinto. Não nasci mulher à toa, deve haver algo materno dentro de mim. Inclusive se o amor já se manifestou, é porque a capacidade de maternar vai surgir. Em algum momento vou deixar de tremer só de pensar na hora do banho e vou curtir o momento com o meu filho.

Se vou acertar em tudo? De certo que não. Sei que vou errar e muito. Mas estou deixando acontecer, me informando e decidi não ser radical com nada. Quero meu parto normal, quero amamentar, quero que meu filho se alimente de forma saudável, mas não quero ser xiita. Quero aprender. Chorar. Arrepender. E tentar de novo. E fazer de acordo com minhas capacidades e limitações.

Li em algum lugar, (não lembro exatamente onde, perdoe-me e se foi no blog de alguém é só puxar minha orelha que eu credito.) que somos a melhor mãe que nosso filho poderia ter.

Que assim seja então! E que Deus, que me concedeu a benção de gerar uma vida no ventre me capacite. No fundo, confio Nele meu sucesso materno.

Por: Tatiane Garcia

Sopadeletrinhasdatati.blogspot.com

** Encantadora de Bebês : livro de autoria de Tracy Hogg

15 comentários:

  1. Me identififiquei completamente. É exatamente assim que me sinto. No auge das minhas 24 semanas, tenho até evitado ler demais, me informar demais, porque é tanta coisa pra assimilar que acabo ficando tensa. O fato é: Por mais informação que se tenha, não existe a fórmula certa. Cada bebê é de uma forma, cada casal carrega um histórico familiar de educação e princípios diferente dos outros, cada casa funciona de um jeito. Então, o melhor mesmo é deixar acontecer e confiar em Deus. Vai dar certo, meninas! :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto!
    Assim, eu sempre quis ser mãe, desde pequena pensava nisso mas aí aconteceu a perda e pensei mil coisas, inclusive que eu devia ser um alien. Agora veio uma nova gestação e me pego bem empolgada pensando em tudo, mas com uma preocupação de quem não sabe muito bem como vai ser com o bebê. Amo dormir, tenho sono pesado, vou ficar sozinha em casa cuidando da Larissa. E se eu não acordar com o choro dela? E se eu não souber como faz pra parar de chorar? Tem algum botão de liga/desliga?
    Mas eu acho que sobreviveremos e chegaremos ao estágio de loucura total de pensarmos na futura gravidez. rs

    Beijossss

    ResponderExcluir
  3. Dani, vocês são maravilhosas, incluindo a Ich.
    Olha, Tati falou muito bem.
    Eu fiz inicialmente na minha carreira de mãe, coisas que me arrependi. Portanto, não queiram que seus filhos sejam os melhores e mais obedientes e educados do mundo, pois isso não existe.
    Como citado: somos as melhores mães que nossos filhos podem ter.
    Um xero grande pra vocês.

    ResponderExcluir
  4. Depois que um filho nasce, o instinto fala mais alto. Daí, não há choro que resista a um cheirinho de mãe... A gente aprende [na prática] a cuidar de um filho... A saber o que ele quer só num olhar. Beeeijos, Carol e Davi ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani, td bem?

    Li seus posts anteriores, e acho que ja te falei uma vez, me identifiquei quando vc disse que estava sentindo falta do seu companheiro, tb estou passando pelo mesmo processo:dois amigos a espera de um bebe, sinceramente nao vejo a hora dessa fase passar. Em compensacao, estou curtindo tanto essa barrigona..rs

    Tati,

    Que lindo seu texto! Embora minha filha nao foi programada, sempre tive vontade de ser mae, e sonhava com o dia que pudesse conversar com minha barriga...estou me sentindo realizada e super preparada para essa inesperada chegada! E tenho a certeza que seremos a melhores maes para nossas criancas!!

    Um bjao pra vc duas barrigudas!!

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoso o seu texto Tati e quando eu for ter meu bebê vou me lembrar de cada palavra que você disse. :)

    Beijos,

    ResponderExcluir
  7. Me identifiquei com você desde sempre, desde que comecei a ler seus escritos... Tbm nunca tive essa idéia fixa de ser mãe. Tbm pirei. Tbm pirO.
    Mas, é assim, tbm confio no instinto e em Deus. Vamo que vamo que a gente chega lá ;) chega e muuuito bem acompanhada, né?

    Beijao!

    ResponderExcluir
  8. Meninas, é bom demais ver q mães e futuras mães se reconhecem nas mesmas questões que eu!! Pode parecer bobagem, mas tem momentos em que me sinto só, como se ninguém pudesse me compreender!
    Tati - sopadeletrinhasdatati.blogspot.com (esse blogger tá de brincadeira hoje e não me deixa logar em todos os blogs)

    ResponderExcluir
  9. Também queria muito saber se existe esse tal botãozinho do liga/desliga! Dá um medo né? Tb fico me perguntando se vou saber fazer tudo certinho, se vou saber identificar os motivos dos choros...são muitas dúvidas!

    ResponderExcluir
  10. É verdade Tati, esse blogguer hoje tá impossível, não estou conseguindo nem comentar no meu!

    Mãe é tudo igual mesmo! Temos as mesmas questões, as mesmas dúvidas e as mesmas certezas! O bom é que aqui podemos compartilhar todos os nossos pensamentos, sentimentos, angústias e alegrias! É por essas e outras que cada dia me apaixono mais por esse mundo blogueiro e por vcs que já fazem parte do meu dia a dia!

    ResponderExcluir
  11. É Dani, já eu quando era criança era doida pra quando crescer, ter filhos, e muitos!!! Só que vamos crescendo, e vendo que não é tão simples... Primeiro é a dúvida de achar o pai perfeito, rs. Depois vem as contas, a estabilização financeira e a principal: a emocional. Confesso que hoje eu não quero ter filhos, não hoje, não daqui a dois anos, porque me meti a fazer outro curso, porque ainda não tenho minha casa própria, porque ainda quero emagrecer 8kg e viajar por pelo menos 4 países... E isso tudo é só a preparação, uma etapa de crescimento final, antes de me sentir completamente madura pra querer ter um. Eu não quero agora, mas quero sim, e vou saber quando chegar a hora, quando eu sentir que é o momento. E admiro muitíssimo as novas mamães, aliás, adoooooro ser tia!!! Um amigo teve nenê semana passada, estou gripada agora, mas logo logo vou conhecer meu novo sobrinho!! E daqui a pouco o seu também, mesmo que por fotos, mesmo que a distância, hoje, neste momento, as amigas mamães e os sobrinhos estão me completando =) Mas vai dar tudo certo, mulher tem um extinto natural que impressiona, e ser mãe ativa muito o sexto sentido!! Qualquer coisa, cá estaremos!!! Bjos!!

    ResponderExcluir
  12. gostaria de saber um bate papo de mães para poder conversar e tirar duvidas.
    bjs p todos
    Lu

    ResponderExcluir
  13. Tudo muito lindo,meu sonho é ser mãe mas Deus não quer me dar essa dadiva por enquanto tomara que eu seja merecedora em breve não vejo a hora de sentir um ser se movendo dentro de mim,eu fico imaginando eu passeando como um bebe nos meu braços,o meu bebe.
    As vezes eu me revolto minha irmã de 15 anos que não queria um filho ta gravida e eu que tanto quero não consigo.Todos os dias eu me pego imaginando uma barriguinha crescendo se tenho vontade de comer algo fico pensando sera que é agora,e qndo a barriga coça ai meu Deus.
    Deus que me perdoe mas as vezes sinto inveja de mulheres gravidas,mas é uma inveja boa não desejando mal a ninguém só queria ter essa emoção tambm de dizer MEU BEBE...
    Parabéns pra vcs mamães..

    ResponderExcluir
  14. Nunca participei de um bate papo na internet.Gosto do tema estou testando. Este assunto mudou a minha vida e gostaria de compartilhar algumas coisas com outras mães.Enco9ntrar pessoas que falam das durezas da maternidade e querem continuar lutando.Mães que cuidam dos filhos 24 horas e sabem dos desafios dessa maternidade.De mães comuns que não tem babá e só podem contar c0om a escola e o pai para dividir a rotina. E que no final do dia estão desmaiando de cansaço físico e emocional porque as emoções se misturam tamanha é a responsabilidade de ser mãe em tempo integral.

    ResponderExcluir