segunda-feira, 16 de maio de 2011

Bate papo: Às mamães de primeira viagem

Hoje tenho a honra de receber aqui no Trocando Ideias, a minha querida Ich Hausfrau! Uma amiga blogueira gravidíssima que está trocando muitas figurinhas comigo das aventuras de ser mamãe!


Às mamães de primeira viagem.



Quando a Dani me convidou para escrever nesse espaço, logo me deu um branco na cabeça e não sabia sobre o que escrever. Foi quando, no dia das mães, ganhei um livro da minha cunhada com o seguinte título “ ‘Vai ficar mais fácil’... e outras mentiras que contamos às mamães de primeira viagem”(Claudine Wolk). Então pensei: por que não escrever sobre isso?


Bom, pra começar... o título do livro já é uma grande mentira, pois até agora não vi uma pessoa que me dissesse que a vida seria mais fácil depois do nascimento da minha filha, hahahaha! Muito pelo contrário... sempre têm aquelas pessoas no maior estilo espírito de porco que não perdem a oportunidade dizer: ‘Olha, dorme bastante agora, pq depois...’; ‘Aproveita viajar/passear/namorar agora, pq depois...’; e assim vai! Mas o livro aborda tópicos interessantes e a escritora conta de forma divertida sua experiência pós-hospital.


Isso é bem verdade... todos os livros, sites e tals nos contam como é estar grávida, o desenvolvimento do bebê e as transformações do seu corpo, massss é raro vc encontrar um livro que te fala ‘na real’ como será sua vida assim que vc sair da maternidade.


Se vc é mãe de primeira viagem assim como eu, tenho certeza de que rola muitas dúvidas se há vida (para vc, claro) pós-nascimento do seu rebento. Toda essa tempestade dúvidas e incertezas começam meses antes do nascimento, onde vc precisa decidir se:


- vai ter parto normal ou cesárea;


- vai amamentar ou enfiar seu filho direto na mamadeira;


- se vai voltar ao trabalho ou dedicar sua vida aos cuidados do cotoco;


Aí, depois vem outras caraminholas, como:


- como será os primeiros momentos com um filho recém-nascido em casa?


- vou saber dar banho no meu recém-nascido?


- como vou saber se meu bebê mamou a quantidade certa de leite?


- vou ter leite suficiente?


- de quantas em quantas horas devo amamentar?


- devo colocar meu bebê pra dormir deitado do lado esquerdo, direito, em pé, de ponta-cabeça ou dependurado no mosquiteiro?


- será que vou saber identificar os tipos de choro do neném? Fome, dor, manha e sei lá mais o que?


- vou saber cuidar do coto umbilical para o umbigo do meu filho cair logo e além de tudo não ficar com o umbigo esquisito? (obs. Nada contra quem tem o umbigo esquisito, hein);


- meu filho vai dormir a noite toda logo de cara?


- minha vida sentimental e meu relacionamento com meu marido será a mesma coisa de antes?


- vou conseguir perder os kilos que ganhei durante a gravidez? (essa é uma puta pressão pra mulherada, hein)


Olha gente, sinceramente eu não tenho resposta concreta para nenhuma dessas dúvidas, mesmo porque ainda não terminei de ler o livro e tbém acho que não há respostas definitivas para tudo, masssss, cada um tem um jeito diferente de passar pelas experiências da vida e acredito que as coisas não devem ser tão complicadas! Afinal, tantas mulheres passam por isso todos os dias e lá estão elas firmes e fortes cuidando dos seus bebês, maridos, casa, etc, sendo felizes de alguma forma e padecendo no paraíso.


Instinto materno existe para isso mesmo!


Se a dúvida ainda persistir, nada melhor do que sair perguntando para quem já passou por essa experiência e pedir ajuda.


E se alguém aí na platéia que já passou por tudo isso e quiser compartilhar como foi sua vida quando chegou em casa com seu filho recém-nascido, por favor, fiquem a vontade! Nós, mamães de primeira viagem, agradecemos... de coração!

18 comentários:

  1. Eu como mãe de 3ª viagem respondo assim:

    "Faça o que dita o seu coração. Seu instinto de mãe é muito mais importante que mil teorias juntas. As teorias podem cair em desuso por ficarem fora de moda ou por serem equivocadas. O instinto materno é o mesmo a centenas de anos. Ninguém no mundo pode ser, para seu filho, melhor mãe do que você"
    (Dr. Zalman Bronfman)

    ResponderExcluir
  2. Onde assino, como prenha doida que pensa nisso tudo em grande parte do dia? rs
    Eu não imaginava que gravidez vinha com essas questões de brinde e muita coisa ainda não sei responder...
    Ótimo post!

    Beijosss

    ResponderExcluir
  3. Olá Dani e Ich

    Essas coisas são como andar de bicicleta; depois de aprender, nunca mais esquecemos.

    Uma linda 2º feira à vc...

    Bjooooooooo............

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Meninas, tô na mesma de vcs! sempre tive todas as dúvidas acima, vivo achando q não tenho nada de bom pra oferecer ao filhote e nem vou saber cuidar. Tão frágil e na minha mão!!!
    masssss...entrego nas maos de Deus, pra que ele me ajude capacitando e ensinando!!!
    bjobjo
    ah, claro, tô ai tb super aberta a receber diquinhas preciosas pra ajudar o depois do parto!!!

    ResponderExcluir
  5. Vc vai saber como cuidar do bb.
    Ser mãe só se aprende sendo! Frase besta, né? Mas é isso mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Amei o texto e me identifiquei muito com o relato da Ich...tenho muitos medos e ansiedades! Mas vamos dar conta! Força na barriga!!!!
    Ich amei ter vc aqui, volte mais vezes viu, terei o maior prazer em divulgar seus textos!
    Bjks
    Dani

    ResponderExcluir
  7. Olá Dani e Ich!

    Minha primeira e unica filha tem 4 anos e desde o momento em que cheguei com ela em casa depois de mais de 12 horas de trabalho de parto foram os melhores momentos da minha vida.

    Sim, minha vida mudou mas pra melhor! Começando que ela era um bebe atipico, dormia super bem e a noite toda, não teve cólica, não ficava doente e era super calminha.

    A unica coisa que deixei de fazer foi ir a baladas (que eu já nem ia) e ao cinema no 1 ano dela. Eu viajava e fazia tudo que tinha vontade, tenho uma maridão que me ajuda em tudo e que facilitou todo o processo.

    Nunca passei uma noite em claro e nem morria de sono, nossa rotina foi ela quem fez, era regradinha e perfeita.

    Depois que ela começou a andar ficou ainda mais facil. Voltamos a frequentar o cinema levando-a junto, amamentei exclusivamente até os 6 meses e depois até quase 2 anos, Minha vida é muito mais cor-de-rosa e feliz. A gente aprende a viver com o coração fora do corpo.

    ResponderExcluir
  8. Nossa muito legal esse post! Apesar de ainda não ser mamãe adoro acompanhar porque tenho certeza de que quando eu for vou ser a pessoa mais medrosa e cheia de dúvidas do mundo!! rsrsrs

    Dani muito legal a ideia! Beijão querida!

    ResponderExcluir
  9. Dani, como estou mergulhada no universo bebê com a chegada do meu filhote, também vou palpitar, rsrsrs
    Eu sempre fui muito segura com a maternidade. Quando engravidei estava tranquila, li tudo o que podia sobre o assunto e fiz um curso de gestante no hospital que me ajudou muito. Aprendi sobre os cuidados com o bebê, tempo das mamadas, hora do banho e até mesmo primeiros socorros (que eu nunca precisei usar, ainda bem!)
    Me senti preparadíssima para a chegada do Arthu!
    Claro que daí eles chegam e a gente se sente um pouco insegura, será que fiz certo é assim mesmo e etc...
    Mas sempre segui meu coração, pois quando nos tornamos mães temos o instinto aguçado.
    Eu quis o pacote completo, mergulhei na gravidez, quis parto normal, amamentei até 8 meses, larguei meu trabalho para ficar com ele e aqui estou eu mamãe novamente, ficando sem dormir á noite, me sentindo cansada o tempo todo, a casa uma bagunça, porém, nada se compara a alegria de ter seu filho perto de você. E também podemos estudar e trabalhar e qualquer época da vida, mas nossos filhotes são pequenos apenas 1 vez na vida :)
    Não há regra para o que é certo e errado quando se trata de filhos, é o que funciona para cada um que conta!
    Mas um conselho importante de quem já é mamãe: é preciso rotina e estrutura. Pois bebês se acalmam mais quando sabem o que está prestes a acontecer e não há choro nem manha se você respeitar horários.
    Bjs. pra vc e seu bebê :)

    ResponderExcluir
  10. Eu acredito muito no instinto, não só no materno, mas no instinto de cada pessoa diante de situações desconhecidas. Manter a calma é de lei, ou não se consegue ouvir o que o instinto diz. Quanto aos "espíritos de porco" e outros bichos parecidos, procure interpretar da seguinte forma: Sua vida realmente vai mudar depois do nascimento do bebê. Seu relacionamento com o marido, com os amigos e com a sua mãe nunca mais serão os mesmo, você nunca mais irá dormir como antes e irá se abster de sair e se divertir muito por um bom tempo. Mas as mudanças não são necessariamente pra pior, são só mudanças. E as coisas que vc terá que deixar de fazer são na sua maioria temporárias e essas também sofrem mudanças.
    Você se lembra como achava divertido brincar de amarelinha quando tinha 6 anos? Pois é, não imagino uma mulhr adulta, madura e casada brincando de amarelinha todo dia, você encontrou outras formas de se divertir de acordo com as mudanças de fase da sua vida. Com a maternidade também é assim. É uma nova fase e seus interesses irão se modificar. E isso não é ruim, é só mudança.
    Então minhas queridas, o que quero dizer com esse post-comentário é que não se preocupem em como será a vida de vocês pós nascimento do seus filhos. Ela irá se transformar e é uma transformação repentina apesar de todos os livros que lerem e toda a preparação que fizerem. E como toda mudança exige adaptação. Como ninguém sabe ainda como será o bebê, se calmo, ou agitado, se gostará de mamar a cada 15 minutos ou dorminhoco que precisará ser acordado pra mamar e etc e tal, essa adaptação terá de ser feita aos poucos, na medida em que forem se conhecendo. Não vai ser no dia seguinte ao nascimento que tudo entrará nos eixos, mas com calma e paciência e sobretudo muito amor, tudo vai ficar muito bem.
    Como diz minha mãe: é no andar da carroça que as melancias se acomodam.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Dani... tbem adorei estar por aqui! ainda mais com tantas pessoas queridas nos ajudando nessa fase de duvidas! Fico feliz que tenha gostado do post... e como vc disse: força na barriga que a gente chega lá, né! bjos pra vc e pro Rafa.

    ResponderExcluir
  12. Que legal esse post. N ão é fáciil ser mãe, principalmnete de primeira viagem! Tem que ter muito auxílio e dedicação!

    bjus

    ResponderExcluir
  13. Minha primeira vez por aqui, e estou amando. Deixo meu convite para conhecer o meu blog, se gostar me siga tambem que ficarei honrada.
    Ale

    ResponderExcluir
  14. Ich e Dani, ainda não estou grávida, mas adoro ler os texto de vocês, e gosto de me informar quanto essa época tão especial na vida da mulher! Adoro vocês e desejo de coração que vocês sejam felizes e vitoriosas em tudo o que fizerem!
    Bjos e uma ótima semana pra vocês!
    http://tillmannsbook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. oi amiga linda...que bom estes papos heim...logo vou entra pra este time tambem...então aprende direitinho e depois me conta td ta bom...hehehhe...bjinhos se cuida.

    ResponderExcluir
  16. Obrigada pela visita Ale. Com certeza vou lá conhecer seu cantinho!
    Volte sempre viu?
    Bjs
    Dani

    ResponderExcluir
  17. Olá! vi seu blog no dela e resolvi conferir...adorei! já estou seguindo vc!

    passa lá no meu tbm =)

    beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Amei seu blog. Vou iniciar logo logo minha trajetória grávida.
    um abraço! Espero que me ajude e me aconselhe.

    ResponderExcluir