quinta-feira, 10 de março de 2011

Texto imperdível

Como sou bem ansiosa, já estou conversando com meu médico sobre o parto e afins srrsrsr ele, muito atencioso me dá a maior corda!

Logo de cara ele me disse que era contra pai/familiares assistirem ao parto, assim como tb não gostava de fotógrafos ou filmagens durante o procedimento. Achei meio estranho na hora, mas continuamos a conversar sobre isso e ele me disse que os médicos de um modo geral não gostam, mas poucos falam para não decepcionar os pais e tal. Mas ele deixou muito claro que não era habitual dele permitir, a não ser que a pessoa escolhida seja da área médica tb. Segundo ele, é um momento desconfortável para a mulher, onde as vezes os maridos ficam chocados e desmaiam, o que faz com que ele disponibilize alguém da equipe para atender ao cidadão...mas alguém da equipe dele fotografa os momentos cruciais, como a hora em que o bebê é retirado, o momento em  que é colocado no colo da mãe...e isso sem custo! ele ainda me perguntou se meu marido gostaria de assistir a outra cirurgia minha se não fosse o parto....disse que provavelmente não! Ele então foi categórico dizendo que o parto não é um espetáculo, e sim um momento que tem que ser levado muito a sério. Conversei com marido e ele disse que tem a sensação de que não se sentiria a vontade mesmo...ufa! melhor assim! srsrrsrs

Por coincidência, recebi essa semana um e-mail com um texto maravilhoso do Luis Fernando Veríssimo, que descreve bem o que meu médico quis dizer....

O Parto, a Filmagem e a Vingança

Ela com 19 e eu com 20 anos de idade.
Lua-de-mel,viagens, prestações da casa própria e o primeiro bebê, tudo uma beleza.
Anos 80. A moda na época era ter uma filmadora do Paraguai.
Sempre tinha ou tem um vizinho ou mesmo amigo contrabandista disposto a trazer aquela muambinha por um precinho muito bom!Hora do parto, ela tinha muita vergonha, mas eu teimoso, desejava muito eternizar aquele momento.
Invadi a sala de parto com a câmera no ombro e chorei enquanto filmava o parto do meu primeiro filho.
Todo mundo que chegava lá em casa era obrigado a  assistir ao filme.
Perdi a conta de quantas cópias eu fiz do parto e distribuí entre amigos, parentes e parentes dos amigos.
Meu filho e minha esposa eram os meus orgulho e tesouro.
Três anos se passaram, ai nova gravidez, novo parto, nova filmagem, nova crise de choro, tudo como antes.
Como ela "categoricamente" me disse que não queria que eu a filmasse, dessa vez, sem ela esperar invadi a sala de parto e mais uma vez com a câmera ao ombro cumpri o mesmo ritual.
As pessoas que me conhecem, sabem que em mim havia naquele momento apenas o amor de pai e marido apaixonado nesse ato.
O fato de fazer diversas cópias da fita era apenas uma demonstração de meu orgulho.
Nada que se comparasse ao fato de ela, essa semana num instinto de vingança, invadisse a sala do meu urologista, com a câmera ao ombro, filmando o meu exame de próstata.
Eu lá, com as pernas naquelas malditas perneiras , o cara com um dedo (ele jura que era só um!) quase na minha garganta e minha mulher gritando:
- Ah! Doutoooor! Que maravilha! Vou fazer duas mil cópias dessa fita!
Semana que vem estou enviando uma para o senhor!
Meus olhos saindo da órbita fuzilaram aquela cachorra, mas a dor era tanta que não conseguia nem falar.
O miserável do médico, pra se exibir, girou o dedão!!! Ah, eu na hora vi o teto a dois centímetros do meu nariz.
E a minha mulher continuou a gritar, como se fosse um diretor de cinema:
Isso, doutor! Agora gire de novo, mais devagar dessa vez. Vou dar um close agora...
Na hora alcancei um sapato no chão e joguei na maldita.
Agora amigos, estou escrevendo este e-mail, pedindo aos amigos, parentes e outro mais que receberem uma cópia do filme, que o enviem de volta para mim.
Eu pago o reembolso.

(Luiz Fernando Veríssimo)

18 comentários:

  1. kkkkkkkkk... o texto é muito bom (já conhecia!), mas me diga uma coisa... cirurgia?! Sua médica nem cogita o parto normal?! Como assem?! =)

    ResponderExcluir
  2. Luí Fernando Veríssimo impagável como sempre!rsrsrs!
    Mas sobre as preferências do teu GO, creio que cada profissional e cada pessoa com suas escolhas.
    Mas te digo que, o filme na verdade não é pra vcs, e sim para o teu pequeno que com certeza vai ver milhares de vezes o filme da hora em que chegou ao mundo (lógico, que qdo corre tudo bem e o parto é sem dor, pq ninguém merece ver a mãe aos berros e o pai desmaiando).O pai do meu no início não queria assistir, mas a GO disse que era melhor ele estar junto e ver o que estava acontecendo, do que ficar fora e ficar imaginando milhões de coisas. O meu parto foi filmando, assistido pelo pai e fotografado. E te digo que não me arrependo. Meu filho ama assistir o filme. E a foto mais emocionante que tenho é de nós três juntos, minutos após o nascimento do meu gurizinho.
    Faria tudo de novo.Porém o que foi bom para mim não quer dizer que seja bom para os demais.
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Li seu post e fiquei com dúvidas se comentava ou não, me desculpe se estiver sendo intrometida, qualquer coisa eu culpo os meus hormônios descontrolados de final de gravidez, ahahaha

    Seu médico diz "cirurgia" pois já decidiu que será cesária? Ele é contra o parto normal?
    E me desculpe, mas a presença do pai na hora do nascimento é de extrema importância no vincúlo família, que pai não quer estar presente no dia do nascimento do filho? É um momento mágico e único da vida e ficar sentado lá fora é meio impessoal não acha?
    Claro que ele não pode atrapalhar, mas num momento especial como esse você não quer ter o seu companheiro do seu lado?
    Muito estranho essa conduta do médico, ele deveria ter sensibilidade e entender que para ele é mais um parto, mas para o casal, é um acontecimento :)
    Eu tive parto normal, meu marido ajudou segurando minha mão, me deu segurança, chorou ao ouvir o chorinho do bebê, enfim, é um momento lindo!
    Bjs e não fica brava comigo, hein? rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Na verdade ele disse que a opção é minha, e seguindo algumas orientações de médicos amigos, optei pela cesária, por mil motivos. Como sei que a maioria das pessoas defende o parto normal, estou preparando um post pra falar sobre isso com muito cuidado... vc fez normal nas duas gestações??? me conta...preciso de mais e mais sugestões. Ainda tenho tempo para fazer uma decisão definitiva.
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  5. Brava? Nenhum pouco!!!!
    Estamos aqui para trocar mesmo...

    Quanto a Cesária, foi uma decisão mais minha por motivos que pretendo explicar em breve no blog...só não fiz ainda pois estou tentando encontrar as palavras certas srsrsrsr

    Quanto ao marido, entendo a postura do médico, mesmo tendo ficado chocada no início. Mas conversando com médicos amigos meus, que conseguem ter um papo mais aberto, todos me disseram da preferência em não ter a presença de parentes na cirurgia...todos com teorias que não vale a pena detalhar aqui até porque nós nunca vamos entender!

    Gravidez tem cada questão.....

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga..........q textoo.
    rsrsrsr
    beijos........
    fiz o beta.

    ResponderExcluir
  7. Meu médico foi categórico quando proibiu o pai de assistir meus dois partos.
    Ele pensa igualzinho seu médico.
    Entao, minha ex cunhada que era instrumentadora entrou e fotografou.
    Acho que ele tem razao. Ainda tem os riscos de infecçao e tal... e claro, nao é mesmo um espetáculo para ter plateia, né???
    rsrsrs

    Beijosss

    ResponderExcluir
  8. Hahahahahaha!

    Muito bom o texto!!!

    Adorei!

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Quanto à posição do médico eu respeito, mas se fosse eu, eu ia querer pelo menos, meu marido do meu lado... Mas essa é a minha opinião.
    Quanto ao texto, morri de rir!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Ooi muit bom o texto, quanto ao seu médico, realmente um pai ou qualquer outra pessoa que passe mal dentro co centro cirurgico, atrapalha, pois alguem da equipe que está lá para dar assistencia à mãe, vai ter que se deslocar para cuidar do pai (ou outro parente), mas por um outro lado, acho que a decisão devia ser dos pais, pois tem muito marido que tem muita vontade de participar deste momento e acho uma dó o médico não deixar...rss
    Quantoa cesariana acho uma boa escolha, sei que muitos médicos e muitas mulheres optam pelo parto normal, mas apesar de todos os beneficios que um parto normal tenha, eu ainda prefiro a cesariana mesmo!!
    beijão
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  11. kkkkkkkkkkkkk....ri demais!!!!!!!!!!! meu marido diz sempre que quer ver o parto...vou mandar esse texto pra ele, quem sabe ele não desiste???? beijos

    ResponderExcluir
  12. Meu marido na hora do parto ficou mais branco do que a parede... sem contar que esqueceu de tirar as fotos!

    Eu é que fiquei mandando ele fotografar!


    Esse mês teremos vários sorteios de aniversário do blog!

    Participe!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. kkkkkkkkkkk...mtobem bolado Dani!!

    sobre a opinião de seu médico, sabe, eu concordo! sempre disse que não queria meu marido lá olhando tudo...nao de frente...sei lá...acho estranho, mto invasivo...feio mesmo...mas ainda não cheguei a falar nada de concreto!!

    ResponderExcluir
  14. Olá Amiga

    Voltarei para ler o texto.
    Vim lhe contar um segredinho, na próxina semana haverá outro sorteio de uma joia exclusiva.

    Bjoooooooooooo............

    http//amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Perfeito!
    Devia ser assim mesmo!
    Depois de ter 3 e presenciar alguns, não acho nada romântico essas filmagens nem fotos!
    Rsrsrs

    ResponderExcluir
  16. OI, amiga!

    Morri de rir do texto !!! O Luiz Veríssiomo é o máximo, né? rsrsrsrsrs
    Quanto a presença ou não do pai no parto, acho que é uma questão muito pessoal , querida, que vc e seu esposo devem conversar e ver o que é melhor pra ambos, né?
    Que Deus abençoe grandemente vcs nesta hora tão especial !! Filhos são bênçãos!
    Obrigada pela visitinha carinhosa lá no blog, viu?
    Um beijão e um ótimo fim de semana !
    Helena
    http://diaadiacorridinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Adorei o post!

    Hehehehe!

    E que Deus lhe abençoe neste momento lindo!

    Bjs querida!

    Déia

    ResponderExcluir
  18. Ri muito com o Texto, quanto ao assunto pai assiste, pai não assiste prefiro não comentar.

    ResponderExcluir