quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Padrinho e madrinha

"Não há honra maior do que ser madrinha ou padrinho de batizado de uma criança. Mas essa honra vem cheia de responsabilidades. Ser madrinha ou padrinho de batismo é um passo muito importante. Os pais da criança que vai ser batizada transmitem para os padrinhos e as madrinhas a responsabilidade de zelar pela educação e criação dos filhos. Ou seja, é como se você fosse uma segunda mãe ou um segundo pai para a criança.



Cada religião tem uma formalidade necessária para garantir que a madrinha e o padrinho irão mesmo dar continuidade e zelar pela educação e bem-estar das crianças. A madrinha e o padrinho precisam estar constantemente lado a lado com os pais para poderem assim participar de todos os momentos da criança.

Na concepção de muitos, ser madrinha ou padrinho é apenas presentear a criança com bons brinquedos e só. Mas as madrinhas e os padrinhos têm funções que vão muito mais além disso, já que os padrinhos e madrinhas precisam ter valores e pensamentos semelhantes aos dos pais das crianças. Quanto mais presente na vida da criança os padrinhos forem, melhor para todos, já que a criança contará com duas pessoas a mais para se apoiar, e os pais da criança tem uma contribuição a mais na educação.

Por isso, muita atenção na escolha dos padrinhos já que eles serão parte fundamental e presente na vida da criança. E ao aceitar o convite para ser madrinha ou padrinho, tem que se ter em mente as responsabilidades que essa honra trás junto.

Madrinha e padrinho são pais que são escolhidos para cuidar da criança e por isso mesmo a confiança dos pais é toda depositada neles. Então, muita atenção e carinho quando for aceitar ou não o convite para fazer parte dessa nova vida que seja ao mundo."

Trecho extraído so site Big mãe

Nossa escolha foi bem interessante, pois eu já tinha escolhido internamente quem eu queria e depois vi que marido tb. Quando conversamos sobre isso (acho que até antecipadamente) quase dissemos o nome do casal juntos. Nem pensamos mais, seriam eles. Depois de decidido, tinha a ideia de deixar isso bem guardadinho para que fizessemos o convite posteriormente, mas cadê que marido aguentou? Pegou o telefone e ligou para o casal, todo saltitante. E quando me dei conta estávamos os 4 falando ao mesmo tempo e a felicidade estampada nesse telefonema um tanto quanto inusitado, até porque tinha planejado futuramente convidar os dois para um jantar e tal. Mas que nada, foi assim mesmo, no susto! E confesso que foi bem melhor, bem mais espontâneo e emocionante.
De uma certa forma achei até bom termos contado logo, assim os dois já podemo curtir com a gente a gravidez sabendo que eles serão pessoas especiais na vida do meu filhote.

8 comentários:

  1. Essa escolha é fundamental na vida da criança e dos pais, pois são esses dois Anjos que irão dar o suporte necessário em cada momento, em cada passo...
    Mil beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Pois é eu tenho ainda vivos meus padrinhos porem não fiz uma boa escolha pra os da minha filha..."/


    Beijos ") @Nanazudah
    http://meninacajuina.blogspot.com/
    http://gordinhasdointerior.blogspot.com/
    http://opesodopreconceito.blogspot.com/
    http://deliciasdaclarisse.blogspot.com/
    http://descobertasdela.blogspot.com/
    http://minhamusicalidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Nhóóóóó que foooooofo! mt legal!!
    beijinhos, ju

    ResponderExcluir
  4. Oi Dani, essa escolha é mesmo fundamental. Participamos durante alguns anos da pastoral do batismo aqui na nossa paróquia e sei bem do que estou falando. Muitos pais e padrinhos só vão à missa no dia do batizado e nunca mais, esquece-se que a principal função de se batizar uma criança é encaminhá-la na fé, orientá-la, educá-la. Eu tive sorte, escolhi padrinhos bem sintonizados conosco e bem presentes, principalmente os da Letícia, pois os outros são parentes estão sempre por perto, mas os dela são amigos e se fazem ainda mais presentes.
    Bom saber que a escolha de vocês foi unânime e rápida, significa que a sintonia deve ser grande.
    Boa sorte à vocês, pois a responsabilidade é grande. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani...eu acho muito importante essa escolha. Tenho padrinhos e gosto deles. Embora minha religião não se importe com isso e eu nem queira batizar meu filho (quando tiver um...) vou dá a ele padrinho e madrinha...é tão bom chamar de Dinda e dindo..........eu gosto.. beijos

    ResponderExcluir
  6. Ah se todo mundo pensasse assim... realmente, eu tenho visto padrinhos e madrinhas nada a ver, que só se veêm no dia do batizado e nas festas principais! Mas o papel real é muito significativo para os pais e para a criança! Ai, fico super feliz que você encontrou as seus padrinhos... quer dizer, do bebê... que Deus abençoe e faça com que eles só acrescentem na vida de vocês!!! Bjsss..... ♥

    ResponderExcluir
  7. Olá Dani

    Às vezes pensamos ter a certeza de certas coisas e mais tarde nos arrependemos. Na gravidez de meus filhos eu tinha certeza dos casais. Deveria ter pensado melhor, analisado mais. Errei em cheio em ambos.
    Vou torcer para que vc tenha feito a escolha certa.

    Gostaria de contar com a sua participação no sorteio que está rolando lá no bloguito.

    Bjoooooooooooooooo..............

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Que bom que o casal escolhido gostou da idéia. Você tem razão em dizer que desde já eles já vão poder acompanhar, embevecidos, a evolução do afilhado. Felicidades!

    ResponderExcluir