segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Saiba dar valor para as pequenas e grandes vitórias

Recebi esse texto de uma amiga e adorei! Vale a pena ler...

"Certa vez eu ouvi "é assim que é, paciência" e confesso que fiquei chocada. Acostumada a ter as rédeas de muita coisa na minha vida em minhas mãos, ouvir que não tenho controle sobre tantas coisas foi um balde de água fria para mim. Mas imagine que pretensão a minha, se até as flores da minha casa independem de minha vontade, o que dirá o futuro.


O fato é que eu entendi a frase, mesmo que ela tenha sido dita de uma maneira desagradável. Na verdade sempre concordei com ela, afinal há que se ter paciência para viver bem. Todo mundo sabe disso, mas a gente se morde de raiva por causa disso. Quem é que nunca quis pular no tempo, dar um salto e, como num passe de mágica, ver a vida diferente?

Entretanto, correndo todo o risco do mundo de parecer piegas, nada traz mais sabor à conquista do que a luta, a vitória pela persistência, os buracos que parecem não ter saída, os degraus gigantes e os nem tanto. Tenho certeza de que quem me lê concorda também.

O problema é que a gente se esquece disso quando está lá, se arrastando pela montanha sem fim. Pois, o negócio é tratar de lembrar, assim como eu pelejo todos os dias para não esquecer: o que nos engrandece é a superação daquilo que só a gente sabe. A satisfação está em vencer naquilo que é mais escondido, que ninguém vê, ninguém desconfia, mas só a gente.

É isso que me enche de amor e orgulho, perceber que há um avanço dentro de mim, um crescimento que não precisa de aplauso. Pois o que é uma honra pra mim pode ser desimportante demais para o outro, e tudo bem. Mesmo.

Olhar para a superação eleva a auto-estima, isso é fato. A pena é que a maioria de nós não gosta de olhar de onde a superação vem: de uma fragilidade anterior da qual se envergonha. Por isso, ao invés de assumir as dificuldades a gente prefere se esconder e se fantasiar de super-homem, super-mulher, mega isso e aquilo.

Poucas vezes ouvi alguém falar de suas deficiências com o coração aberto, sem armas nem armaduras, só para dividir mesmo. Falar para o outro que a vida é feita de escadas, braçadas, respiros, suspiros, deleites, lágrimas e alma lavada. Amizade, certa tristeza, e um tanto de alegria. Felicidade, no final das contas. Afinal, tudo isso é felicidade, sim, e repartir é companheirismo, deixar de parecer onipotente, até porque ninguém é mesmo e isso, todo mundo sabe.

Desmistificar a perfeição, assumir que cada um tem necessidades próprias. Não idealizar: tudo isso nos ajuda a baixar a guarda e aceitar melhor a vida, afinal, cada um sabe o que mais lhe apetece. Como já dizia Voltaire, "Para o sapo, o ideal de beleza é a sapa". "

por:

Acácia Lima
Especialidade: Bem-estar
Fonte: Yahoo Minha Vida

 

14 comentários:

  1. ótimO textO.... totalmente real...ah imagina eu qdo criança... pq tinha q lavar a calçada de casa e estava com preguiça, queria mudar o tempo, queria ja ser velhinha sentada na cadeira ao lado do meu véio ... vendo os netos brincarem rsrsrs coisa de maluco neh..eu tinha acho que 10 anos qdo queria dar esse salto rsrs.... mas ainda bem q nossos pensamentos, e nossas vontades nem sempre estão em nosso alcance, pois eu não teria adquirido tanta experiencia, quebrado a cara tantas vezes, e aprendido a valor em tantas coisas.... ;) beijo de luz Dani

    ResponderExcluir
  2. Belo testo e ate tuitei a ultima frase :D

    ResponderExcluir
  3. muito legal esse texto! beijos, ju

    ResponderExcluir
  4. Gostei, preciso botar em pratica, ter paciencia nao eh meu forte...
    bjos,
    T

    ResponderExcluir
  5. que lindo...dani...o bom é sempre valorizar sempre....bjinhos e boa semana de primavera

    ResponderExcluir
  6. O texto é maravilhoso. Vou copiar...
    Bjkas e uma semana maravilhosa para vc.

    http://gostodistonew.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Texto maravilhoso Amei!
    Adorei conheçer este blog andei olhando as postagense é tudo de bom!
    Quando quiser venha conheçer o meu.
    Bjus.....s

    http://perfumedepitanga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Para o sapo o ideal de beleza é a sapa... adorei!

    ResponderExcluir
  9. Olá querida.
    Superar-se realmente eleva muito a nossa autoestima. E a paciência é a alma do negócio. Inclusive estou pensando em repostar um texto que escrevi sobre este meu defeito: a impaciência, que foi bem no comecinho do blog, acho que quase ninguém leu.
    Parabéns por postar um assunto tão bacana!!!

    Outra coisinha, quero sim participar do seu blog falando um pouquinho sobre as minhas experiências. Me explique direitinho como funciona. Pode ser neste e-mail: flaviashiroma@vspjapan.com

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post flor!!!
    beijos
    http://modaespacodaju.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. que lindo, este texto!! as vezes a gente não dá valor para as nossas pequenas vitórias, mas elas são tão importante quanto as grandes conquistas, pois a nossa vida é feita de grandes e pequenos momentos, mas todos são especiais!!!
    beijão
    http:www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Dani,

    Belo texto, cheio de citações importantes, bom pra fazer pensar. E eu estou aqui, em pleno trabalho, pensando, pensando.
    Ótima semana pra vc.

    Beijo,

    Irma

    ResponderExcluir
  13. A paciencia é uma virtude que que, com minha infinita ansiedade estou longe de alcançar.
    Longe nao é algo impossivel, entao quem sabe um dia...
    Beijoss

    ResponderExcluir
  14. Querida,deixei um selinho pra você lá no blog!

    ResponderExcluir