segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O que é traição?

Ouço mil histórias de pessoas que traíram, que se sentiram traídas, que foram traídas...mas o que caracteriza de fato uma traição?
Partindo do princípio, que não somos seres monogâmicos, e que isso foi uma criação da sociedade, como identificar uma traição de verdade?
Para muitas pessoas, o simples desejo por outra já é uma traição e tanto.
Fico meio na dúvida quando este é o assunto. Sou muito ciumenta, possessiva e exclusivista, posso facilmente confundir posse com traição. Mas já estou trabalhando isso! :)
Quando estamos vivendo um relacionamento com algumas frustrações, o caminho fica aberto para outra pessoa entrar! Mas e quando não passa de uma fantasia, de imaginação, de uma fuga da realidade? Também pode ser considerada uma traição?
Levando em conta, que a traição é uma forma de decepção, violação da verdade e da confiança, que traz junto com ela conflitos morais e psicológicos, não conseguimos conviver "amigavelmente" com isso.
São infinitas as possibilidades de nos sentirmos traídas. Pode ser por um colega de trabalho, por alguém da família, por algum amigo (a), por seu amor. O que nos perturba é realmente o fato de nos sentirmos enganadas. As vezes, tentamos arrumar algumas desculpas, para não acreditarmos que fomos traídas por uma pessoa muito querida. Mas de fato, quando acontece algo que abale a confiança e o respeito, fica um pouco difícil de continuar mantendo relações, sejam elas das qualidades que forem, com determinada pessoa.
Mas voltando ao fato homem e mulher...
Brigar, sair para distrair, trair e voltar com remorso, é perdoável?
Ter um caso literalmente com outra pessoa. Será que não seria mais digno libertá-la para que pudesse encontrar alguém que realmente a queira?
Ter o hábito de trair (normalmente masculino)...culpa da sociedade machista?
Pensar é trair?
Sonhar é trair?
Fantasiar é trair?

17 comentários:

  1. Eu acho que nas 3 situações acima não é traição...
    Agora, acho que perdoaria uma traição efetiva.
    Dos casais que conheço, ou conheci a traição aconteceu de ambos os lados, não é só o homem que trái.
    Bjosssss

    ResponderExcluir
  2. Ai Dani, vc e suas perguntas difíceis né?
    Eu sou SUPER ciumenta, para mim qualquer coisinha já é traição (a sorte é que não sou barraqueira! rs)
    Acho que ser fiel a alguém não deixa espaço para que ela pense ou fantasia algo com outra.
    Tb não sei se perdoaria, afinal quem faz uma vez, geralmente nao para né? rs
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  3. Uauuu que dúvida cruel :S... olha sou ciumenta tb, imagino loucuras...e talvez por sorte não abri espaço pra outra entrar srs.. se bem q ..nas idas e vindas acho q o que eu realmente queria era saber se o amado estaria faceiro pra encontrar outra entrada enfim.. perdoar, poxa vida quando se sabe é mto dificil, não sei qual seria minha reaçãO... mas enfim nada a julgar rs.... Boooom e no mais, super super obrigadaaa pelo seu carinho comigo no Diário..amei de paixãO flor, pra vc mta força positiva e sucesso em tdo sempre!!!! obrigadaaaa e beijOOOos de LuZ!

    ResponderExcluir
  4. Oi Dani, nossa, esse assunto eh bem abrangente neh....
    Eu tbm sou uma pessoa muito ciumenta! Sou tbm super desconfiada! rsrsrs
    Mas tento contornar isso da melhor forma possivel! Nunca tive nenhum problema com meu namorado, mas ja vi coisas que me fizeram desconfiar e resolvemos na base da conversa e da confianca um no outro.
    Sinceramente nao sei se perdoaria uma traicao... acho que temos que passar pela situacao pra saber qual seria nossa reacao, falar dos outros eh facil, dificil eh saber a nossa reacao quando acontece com agente...
    Acho que pensar, sonhar, imaginar, nao considero traicao nao.... afinal sem querer pensamos, imaginamos e sonhamos....

    Beijos, Dani

    ResponderExcluir
  5. Ai, amiga, não tenho uma opinião formada sobre traução... Pessoalmente acredito que a traição pode ser física, aquela que na falta de algo no seu próprio parceiro vc procura outro ou afetiva mesmo... Aquela pessoa que vc tanto ama já não te procura mais, troca sua companhia pela dos amigos, da televisão, não compartilha mais a vida, parece só estar ao seu lado fisicamente pois o coração e a cabeça dele(a) nunca estão lá... Enfim, não sei mesmo! Quanto a perdoar, tudo vai depender de como ocorreu e de quem fez o que que e porque fez... Cada caso é um caso e eu prefiro não ter opinião formada sobre isso...

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Acho complicado, eu acho que traição pode ser qq coisa - quer dizer sonho a gente não controla né? Você pode sonhar que é um homem verde junto com uma mulher laranja, ou seja, algo que não faz o menor sentido e mesmo assim acontece. Então sonho com certeza não é traição. Agora pensar é uma coisa mais abstrata, pensar de forma consciente - tipo "ai, eu bem que dava uns 'pega' naquela pessoa" ou pensar ano involuntário? Pq o segundo não seria uma traição tb.

    Agora qto a fantasia e o ato de trair em si vai de casal para casal, qual é o limite de cada um. Eu não sei se eu iria gostar que meu marido ficasse fantasiando com uma outra mulher.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  7. Eu sou ciumenta e possessiva e considero traição qualquer coisa que me faça perder a confiança na pessoa. Principalmente no caso homem e mulher, se não houver confiança, como manter a relação?

    ResponderExcluir
  8. Lindezaaa tem selinho pra vc no Diáriooo, vai laaa pegaaar...eeeh!! beijos beijooos

    ResponderExcluir
  9. A confiança é um sentimento que vai sendo construido dia a dia... apartir da hora que há a quebra dessa confiança, nunca mais é a mesma coisa... acho que apartir da hora que outra pessoa ocupa o espaço dos seus pensamentos, vc fantasia, pensa sonha... está traindo sim... a fidelidade tem que ser total!!!

    ResponderExcluir
  10. Pra mim pensou em outra já me traiu.. sim!!!
    Mas a mente a gente não controla né!! Então é complicado!!
    COncordo com a Tata!! A confiança é um sentimento que vai sendo construido dia a dia...

    ResponderExcluir
  11. Aiii... traição!!

    Nossa, que coisa difícil, né?

    Querida, passando pra agradecer o carinho de sempre e me desculpar pelo sumiço aki do seu cantinho, mais sei que vc compreende o momento que estou vivendo, e sempre q posso estarei por aki sim!!!

    Beijosss e tenha um lindo dia!!

    ResponderExcluir
  12. Oi, amei seu cantinho, estou seguindo! Segue lá também:
    http://tvfabulous.blogspot.com/

    Bjss

    ResponderExcluir
  13. to passando para deixar uns...
    bjnssssss
    /(",)\
    ./♥\.
    _| |_ ¤°.¸¸.•´¯`» Luíza
    http://jornaldaluluteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Amei o seu blog e te sigo desde já...
    Beijinho com carinho

    ***

    ResponderExcluir
  15. oi amor....traição dói muito né...principalmente de pessoas que admiramos tanto,senti isso com amigos muitos queridos...foi tanto triste.....mas perdoar é honroso...e graças ao perdão conseguimos vencer barreiras...bjinhos linda.

    ResponderExcluir
  16. Acho que nessas 3 situações não são trair não, acho que trair mesmo é o contato... ai sim. Adoreeei seu blog. beijo

    ResponderExcluir
  17. Dani.. estamos com as idéias interligadas...rsrsrsrs
    Olha, pra mim trair é chegar as vias de fato....
    Eu acho que tudo que é fantasioso, pode sim levar ao mundo real, mas enquanto fica na fantasia EU, não considero traição.... Ah meninas, vai falar que nunca viram seus maridos ou namorados, dando uma olhadinha rabo de olho para uma gostosona... rsrsrsrsrs
    Pra mim a traição é o beijo e sexo, que atinge a intimidade....

    BEijos

    ResponderExcluir