quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Cidade maravilhosa?

Hoje vim aqui falar sobre um assunto não muito agradável, mas necessário! A violência no Rio de Janeiro!
Há algum tempo atrás, sofri um sequestro relâmpago na Lagoa ( pra mim parece que foi ontem). Rodaram comigo por mais de 2 horas. Fomos ao banco dentro de um shopping bem conhecido e movimentado aqui do Rio (Downtown), e tive que ver os seguranças virando para o outro lado para não terem que fazer nada! Eram três pessoas, um maior de idade, uma mulher e uma "criança", que por sinal era a mais agressiva de todas. Me "acompanharam" até minha casa mas como estava ficando extenso demais, não subiram e me soltaram logo em seguida levando meu carro! Enfim, o prejuízo em si não significou nada! Mas por conta disso, desenvolvi uma síndrome do pânico que até hoje venho tentando controlar. Fiquei um bom tempo sem sair sozinha, vendi o carro e muitas mudanças aconteceram a partir dai.
Mas por que estou contando isso?
Porque essa semana acordei, e vi logo de cara no jornal, a loucura que aconteceu em São Conrado! Que barbaridade! Fiquei chocada!
Sempre que vejo essas coisas, minha síndrome do pânico volta com força total! Dei graças a Deus por estar em casa e não ter ido para a rua, visto que ali é caminho para quando queremos ir na casa dos nossos amigos!
Desde que isso aconteceu comigo, que venho alimentando o sonho de ir morar em uma cidade do interior, mas pacata, menos absurda que o Rio de Janeiro. Mas, como no momento isso é inviável, venho me privando de várias coisas por medo da violência.
O que acontece?
Acontece que o Rio já não é lá essas coisas quando o quesito analisado é a segurança e o bem estar dos moradores! E para completar, nosso "queridíssimo" (aff) Prefeito vem invadindo as favelas e nelas colocando a UPP. EM MOMENTO ALGUM QUESTIONO A NECESSIDADE DISSO ACONTECER! Acharia corretíssimo se para isso ouvesse um planejamento ou até mesmo um "plano B"! Mas não! Nosso digníssimo prefeito acha que é só ir lá, invadir as favelas e pronto! E ai, o que os bandidos vão fazer? Vão para a RUA em bando (como foi esse caso) para assaltar e criar tumultos!
Não adianta encher as favelas de polícia e não proteger a população. Eles vão para a rua, porque todos os policiais estão nas favelas e uma minoria na rua. Ótimo para eles e péssimo para nós! Não adianta tomar medidas radicais sem ter um respaldo! Aonde vamos parar? Vai chegar ao ponto que não poderemos mais sair às ruas! Cada vez mais, cresce minha vontade de ir morar em outro lugar!
Fico me perguntando. Essa cidade é realmente maravilhosa? Será que toda a beleza compensa esse medo? É uma pena, pois o povo carioca é show de bola!!!! É um povo animado, hospitaleiro, de bem! Mas acabamos nos privando de muitas coisas por conta dessa loucura toda. Tem pontos turísticos no Rio que só turistas acompanhados de guias loucos vão visitar!
Que vergonha...

12 comentários:

  1. Menina que horror!!!
    Ainda bem que vc saiu bem dessa!!
    Morro de medo dessas coisas!!

    bj

    ResponderExcluir
  2. Oii, a violência está demais em São Paulo tambem.. nos últimos 5 meses meu irmão foi assaltado 2 vezes... quase morreu.. um terror.. Graças à Deus está tudo bem agora, mas é uma coisa que mexe com a gente.. a gente não tem mais paz, nem dá para saber em quem confiar hoje em dia!!!
    beijão florzinha
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa que horror...não sabia que vc é do RJ,mora onde?!Eu moro na Barra e te confesso que moro aqui justamente por causa da segurança. Já morei em Ipanema,mas cansei do barulho de tiro nos fins de semana qdo tinha baile funk nas favelas. Aqui na Barra não tem isso. Tb fui assaltada 7/8x sempre na Z.Sul...Botafogo,São Conrado,Copa,Flamengo,Ipanema...e já presenciei roubo a carro na Tijuca onde o assaltante apontou a arma pra gente se afastar,meu amrido deu ré. Meu prédio onde meorie na Lagoa,foi assaltado,inclusive meu vzinho de porta,foi Deus que nos protegeu.Mas nada comparado ao que vc passou.
    Mas olha,sinceramente,eu acho que tem MUITO sensacionalismo aí. Afinal,é isso que dá ibope,ninguém fala das maravilhas pq não vende jornal. O RJ não é só isso,ainda bem!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Dani!!! que coisa horrível!!! Graças a Deus nada de mais grave aconteceu com vc... Realmente é bem complicado e na verdade é falta de vergonha na cara para resolver a situação... uma vez no jornal o globo publicaram um estudo sobre um plano de açção... em menos dez anos poderia-se acabar com isso!! Mas não.... para eles é fácil, que vivem cercados de segurança e sendo protegidos...

    beijinhos, ju

    ResponderExcluir
  5. A violência está demais mesmo, toda hora vemos mortes, assaltos, sequestros. E isso tudo é reflexo de políticas mal desenvolvidas.

    É uma pena um país tão bonito está sendo tomado por tamanha violência.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Querida Dani, sinto muitíssimo por toda essa experiência! Que horror mesmo!
    Mas como vc disse o povo do Rio é mesmo maravilhoso e a cidade tb, não são essas pessoas que fazem a imagem do Rio ou do Brasil.
    Temos que falar sobre isso para ativar as mudanças. Muita força aí minha querida!
    beijocas,
    Mari.

    ResponderExcluir
  7. É uma pena mesmo o que houve com vc. Qualquer tipo de violência é lamentável, mas o que eu vejo é que hoje a violência está chegando também na classe média alta e por isso está incomodando demais... enquanto ela estava reclusa no morro, ninguém protestava, ninguém se importava com policiamento para aqueles trabalhadores também!!! Muita gente no morro é trabalhadora e sempre sofreu com isso, por isso apoio a UPP, enfim alguma paz depois de anos para quem vive em uma comunidade. Tudo o que aconteceu na Gávea é lamentável, mas quem sabe isso não alerta o governo para esse planejamento...Para se ter policiamento em TODOS os lugares!
    Porque antes só se tinha polícia na zona sul e os morros e o suburbanos se danando, agora fizeram um avesso. Nesse sentido, eu concordo que descobrir um santo para cobrir outro é complicado!!
    Eu já fui assaltada com um fuzil na cabeça em bairro de zona norte do RJ, é realmente um horror!
    Deus nos ajude nesse Rio de Janeiro...

    ResponderExcluir
  8. Dani,

    O carioca não merece mesmo! Toda vez que vou praí visitar minha família me preocupo com isso. Mas isso não me impede de ir feliz, feliz, feliz da vida pra cidade mais que maravilhosa.
    Beijos,
    Irma

    ResponderExcluir
  9. Nossa, Dani!Que horror! Espero que vc se recupere desse susto e da crise de pânico.
    Amei sua visita. beijinhos

    ResponderExcluir
  10. misericordia...
    passar por isso não deve ser facil não!!!

    só Deus mesmo...

    bjs

    ResponderExcluir
  11. É muito triste mesmo ver uma cidade linda com o RJ afundada na violência urbana.
    Moro no interior e não tenho nenhuma vontade de conhecer cidades como o Rio e SP, a violência é apavorante.

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Poxa vida Dani... realmente é um absurdo tudo isso neh..... o Brasil inteiro ta super lotado de bandidos e agressores, e isso é o que mais me preocupa.... enfim, talvez fosse melhor mesmo ir para o interior...sabe onde moro não grande, mas não é considerado interior, e eu daki ja penso em morar no interior, agora imagino vc...mas enfim... força na piruca, pq vc é guerreira e isso que importa o resto coloca nas mãos de Deus neh.......

    Flor passei pra falar, q se vc quiser o codigo do selinho tenta me avisar no e mail do Diário, ou é so clicar no bonequinho do msn que vc consegue falar comigo...BeijaO lindeza e fica bem!

    ResponderExcluir