segunda-feira, 5 de julho de 2010

Bate papo: O palco da Carlinha




No bate papo de hoje, temos a Carlinha. Adorooo! Acompanho o blog dela e me divirto, sempre!
Aqui, ela vai falar um pouco de sua profissão. Ser Atriz!
Um bate papo muito divertido, que vale a pena conferir!


Quem sou eu...Carlinha, quase trinta, atriz, casada, 3 gatos, 2 cachorros, 1 calopsita e por enquanto nenhum filho, rs...

Descobri que queria ser atriz com 5 anos, quando assisti a minha primeira peça de teatro, cheguei em casa e declarei: Mãe! Quero ser "aquilo" quando eu crescer. Na época não sabia nem o nome da profissão, mas sabia o que queria ser.

A decisão de se tornar atriz, aos cinco anos, não foi uma decisão difícil, na adolecência também não (comecei a trabalhar profissionalmente com 16 anos), mas hoje, seria uma decisão complicada, apesar de nunca ter trabalhado com outra coisa e me sentir realizada com a minha trajetória até aqui, sou virginiana precavida, fiz Letras e Turismo para ter um plano B

O cabelo da minha mãe ficou de pé quando ela percebeu que a decisão era para valer e não capricho de criança, minha família torceu muito o nariz, mas hoje em dia, eles torcem absurdamente pelo meu sucesso e levantam a bandeira do teatro, como isso mudou? Bem, na família, não havia ninguém com uma profissão parecida, cidade pequena e um enorme preconceito (atriz,ator... É viado ou p***, drogado, vagabundo e por aí segue a lista). Tive que servir de referência e mostrar que não é bem assim.


Trabalhar com teatro é como trabalhar com qualquer coisa, só que o seu colega de trabalho convive muito mais com você, ou seja, depois da uma jornada de trabalho, você ainda tem que viajar kilometros ao lado da sua equipe, comer junto, ficar no mesmo hotel; E como a maioria das pessoas pensam, não somos especiais e nem bem humorados o tempo todo... Não vivemos numa Kombi pintada com flores coloridas rodando o mundo ao som do Woodstock. Temos que conviver com TPMS, andropausas, TOCS, lidar com gente chata quando fica com fome ou sono (sou uma delas), conflitos de egos e geralmente viajamos em silêncio, lendo um livro. O que os atores fazem na cochia antes de entrar em cena? (rs... sempre me perguntam...) Ele ficam na cochia esperando para entrar em cena. Trabalhamos, muitas vezes, de segunda/segunda, pagamos impostos e lidamos com muita burocracia.

Ficou chato falar do teatro assim, né? A profissão pode ser chata e cansativa (em alguns momentos) como todas as outras, mas rotineira nunca, cada público é um público, e cada vez que você pisa no palco, não dá pra saber o que vai acontecer naquela próxima hora. Isso é o encanto, passar uma mensagem, ao mesmo tempo, para muitas pessoas e esperar a reação individual de cada uma delas, fazer rir, fazer chorar, brincar com o sentimento alheio e fazer com que cada um se identifique (das mais diferentes formas) com a situação sugerida. Se a peça é boa, você entra para assistí-la e nunca sái igual.

O triste na profissão é a falta de reconhecimento, respeito e o preconceito. A falta de respeito é um deserviço tanto dos leigos, como dos que se julgam conhecedores do assunto. Trabalhar com arte no nosso país é extremamente complicado, às vezes, é até utopia, é dar pérola aos porcos (na era do reboletion)...
Mas todo o artista que se presa é no fundo um tremendo teimoso, e alguém tem que insistir, senão acaba.

Apesar dos espinhos, o negócio é levar na esportiva, se divertir, é muito bom conviver com gente criativa, conhecer novos lugares e pessoas (que estão no mesmo barco, na mesma luta e não deixam a peteca cair). Deixar de lado o povo amargo (que existe em toda a profissão). Amargor não serve de nada, os problemas estão aí, nossa sociedade é essa, o que a gente faz para melhorar é o que realmente vale... Chorar as pitangas e dar eco pra tudo que está errado.

O legal é rir de si mesmo, amo trabalhar com comédia, e sempre que posso, encaminho o grupo nesse sentido. Cada piada nova é combustível para nos manter de pé. Cada coisa inusitada que acontece dá um temperinho na peça e na convivência. Certa vez, eu, ao sair do palco numa troca de cena, me deparei com um peru. Sim... (o grupo anterior) deixou um peru enorme no camarim (e não avisou ninguém), dentro de um quartinho, ele conseguiu abrir a portinha e quase entrou em cena... Imaginem o tamanho do susto, é quase como você estar trabalhando no seu escritório, abrir uma gaveta e encontrar um peru... Mas o bichinho era muito educado, treinado, depois o dono veio buscá-lo e ele foi embora de coleirinha.

Bom crianças, é isso... Acredito que você acaba descobrindo que nasceu pra fazer determinada coisa, quando não consegue fazer outra, rs... O legal é fazer o que se gosta com bastante responsabilidade, amor e o resto é consequência...

Gostaria de agradecer a Dani pelo convite, espero que tenham gostado do Bate Papo! Se tiverem mais alguma pergunta ou curiosidade é só deixar um comentário que eu volto e respondo.

Bjos para todos...
















* Tem alguma história pra contar? Quer participar do Bate papo? Mande um e-mail para trocandoideias.espacomulher@gmail.com .

15 comentários:

  1. Oi Dani,
    Adorei ver a Carlinha por aqui! Sigo o blog dela e fui sorteada lá, ganhei um presentinho que estou esperando chegar.
    Bjkas e uma ótima segunda-feira pra vc.

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani...
    Que maravilha esse espaço aki, heín?
    Eu adorei a minha participação e to aki agora adorando o bate papo com a Carlinha... mto legal mesmo!!
    Parabéns!!

    Ótima semana pra vc

    Beiju

    ResponderExcluir
  3. voltei querida, mas ainda vou continuar sumida... to cheiiiia de coisas para fazer... e como vc ta? como estao as coisas por ai? bjus

    ResponderExcluir
  4. Que lindo que ficou!
    Obrigada pelo carinho.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. NOSSA!!! O BATE PAPO COM A CARLINHA FICOU ÓTIMO!!!BJOKITAS!!!!JÁ SOU SEGUIDORA DESTE BLGUITO Q TB ADOREI!

    ResponderExcluir
  6. Oi carla... parabéns pela força e coragem de perseguir seu sonho e quebrar com o preconceito das pessoas... não deve ter sido fácil e eu acredito que isso irá servir de incentivo para várias pessoas... não importa o que vc faça, desde que seu caráter seja bom. bjos

    ResponderExcluir
  7. Oii Dani, adorei a entrevista!! a Carlinha é uma fofa, eu sempre acompanho o Chuva De Camélias... vc já viu a foto do gatinho dela? ele é muito lindoooo!!
    Beijão
    sermulhereomaximo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Bate papo gostoso..
    amo aparecer por aqui...

    ótima Semana!
    KISS*
    G.R ♥
    http://gabriellyrosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei, a Carlinha é muito fofa, que bom fazer o que se gosta né?Bjs, Va.

    ResponderExcluir
  10. Adorei o bate-papo com a Carlinha!! Quando a gnt nasce pra isso nw tem jeito neh!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Dani, a Carlinha é uma gracinha, né?!!

    Que bate papo legal!!!
    Xeros

    ResponderExcluir
  12. Oi Dani,
    Passei para deixar um beijão pra vc.

    ResponderExcluir
  13. Dani, seu blog tá cada vez melhor! Estou amando os assuntos. O post anterior ficou ótimo!!! Bjo!

    ResponderExcluir
  14. Show de bola esse bate-papo, Dani! Muito legal essa idéiaa! Beeeijocas!

    ResponderExcluir
  15. Bem legal seu blog, já estamos seguindo! Passe lá no nosso ;)
    Beijos

    ResponderExcluir