terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A rotina do Rafa

Antes do Rafa chegar, não existia rotina na minha casa. Pensei que assim fóssemos continuar após a chegada dele, sem muitas regras, horários, etc. Mas não foi assim! Percebi o quanto a rotina é importante e fundamental quando se tem um bebê em casa.

Não tem como negar que a chegada de um bebê deixa nossas vidas de pernas pro ar. São muitas novidades, muitas descobertas e um conhecimento mútuo diário. Não podemos deixar que tudo vire uma bagunça.

A rotina aqui em casa foi tão importante para o Rafa quanto para nós, papais de primeira viagem, cheios de dúvidas e incertezas. No início, segui bastante os horários e as vontades do meu pequeno, mas com o tempo, fui conhecendo mais o meu amor e criando uma rotina saudável para todos nós!

Funciona mais ou menos assim: Ele mama a cada três horas, querendo ou não (recomendações médicas)...ele acorda por volta das 9:00 hs, toma seu leitinho e em seguida um banho bem gostoso e fresquinho. Dai vamos "papear", assistir televisão, as vezes damos um passeio, as vezes ficamos olhando as modas da varanda...passadas a três horas ele mama de novo e tira uma sonequinha. A tarde, está cheio de disposição fazendo gracinhas, dando risadas e emitindo muitos sons...as vezes damos uma voltinha nesse horário (ou de manhã ou a tarde)...por volta das 19:00hs ele mama, brinca um pouco com o pai que chega do trabalho a essa hora e por volta das 20:00hs, um banho bem morninho, com direito a massagem com óleo relaxante para a "hora do sono"...depois de cheirosinho, gostosinho, gut-gut deitamos com ele, com as luzes apagadas e ar ligado (como ele é calorento!) ficamos cantando, fazendo um cafuné...logo ele está dormindo, como um anjinho! A partir daí, as mamadas são todas com ele dormindo....dorme muito bem à noite toda! Só disperta novamente as 08:30, 09:00hs. 

Quando a rotina é alterada, percebo nele uma certa irritação, seguida de manha e choro. Evito ao máximo que o Rafa chore. Acho que criança chorona demais se estressa e estressa a casa, as pessoas e principalmente a mãe que fica hiper nervosa. Dessa forma, consegui entender melhor o Rafa, e as vezes quando percebo que ele está ficando enjoadinho, logo vejo que estou passando dos horários, e não é que funciona?


Olhem como essa figurinha gosta de dormir! Todo esparramado! Dorme que é uma beleza!

18 comentários:

  1. Obaaaaa..meu anjinho ta na área! Lindo da mamis!
    Tenho saudades de quando Gabriel dormia assim...aiai!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Com certeza um bebê muda a rotina de uma família!
    O Murillo quando tinha a mesma idade que o Rafa tinha quase a mesma rotina, e também fica muito irritado quando mudamos!
    Que lindo o Rafa dormindo, que delicia esse sono, deu até preguiça...rs

    ResponderExcluir
  3. Ai q delícia....
    por aqui nossa rotina tem que ser mais elástica...me doi mto, mas fazer o q?

    ResponderExcluir
  4. Oi Dani.. tbem acho que uma rotina para os pequenos é necessário. A Luisa mesma impôs a rotina para ela e está sendo assim desde então. Ela tbem dorme a noite toda (sem mamar) e só acorda no outro dia cheia de disposição. Temos sorte com os nossos bebês né... bjos
    Ich, Hausfrau
    www.ich-hausfrau.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ele tá uma delicinha hein Dani! A minha irmã me falou a mesma coisa sobre a rotina, e visita a noite deixa o bebe dela super agitado, tem que seguir a rotina e ele é um anjo de 7 meses!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Q MIMOSO ESSE RAFINHA!!!!

    Ai amiga, como eu gostaria q a Rafa ficasse assim de calminha e risonha o dia todo, rsrs.

    A Rafa aqui, toma mamadera ou mama, de duas em duas horas, nao sei porque , mas esta mamando com essa frequencia, deve sentir sede, mto calor tem feito por aqui.
    Tbnm dou banho antes dela dormir, e as sonecas sao de 20 / 30 minutos, nao mais q isso , as vzs tira umas de umas 2 ou 3 hs, mas isso so uma vez ao dia. De resto e tudo curtinho.

    ela è uma menina risonha, mas tbm choroninha sabe.. ela fica entertida por um tempo, mas depois enjoa e ja começa a chorar, resmungar, dou leite, troco fralda, mas as vzs e so manha, e eu fico esgotada, sem vontade de nada de tanto cansaço!

    Nao sei como fazer pra deixa-la menos manhosa, vou tentar esatabelecer uma rotina.

    Ja conheço um pouco melhor minha filha, mas tem momentos q nada parece adiantar, e se requer de mta paciencia. mas louvado seja Deus por esta bençao em minha vida. A pesar de todo cansaço a amo com todas as minhas forças.

    beijos pra vcs amiga, obrigada por sempre estar presente em nosso cantinho,

    Rafinha e lindo demais. Sabe q as vzs acho ele parecido com a Rafaella. rsrsrs.

    ResponderExcluir
  7. É Luly, uma rotina pode ser boa! As vezes, a rotina nos ajuda a entender a vontade de nossos filhos enquanto eles não podem dizer claramente o que querem. Logo que o Rafa nasceu, não tinha me organozado, e hj, com tudo no esquema, consigo notar a diferença!
    Se precisar de alguma sugestão ou mesmo só para desabafar, to aqui!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  8. Mas que beleza de soninho hein Dani?!
    Como ele é comportadinho!
    E é mesmo, amiga, bebês precisam e pedem por uma rotina certinha, a vida deles fica bem melhor (e a nossa tb). Logo logo essa fase passa e a rotina muda.

    Por aqui, td tranquilo. Parece que ainda não era a hora, hehehe. Ainda bem!! Continuamos esperando! Dou no'ticias quando tiver novidades!

    Beijão
    Ju

    ResponderExcluir
  9. aqui tbm funciona assim amiga. se saimos da rotina ela fica enjoadinha. eles ficam pedindo aquele banho, ou aquele passeio, ou o leitinho ne? acho a rotina maravilhosa pq fica bem facil desvandar o motivo do choro de nossos babys

    ResponderExcluir
  10. oi dani querida...td bem?..como ta lindo seu baby heim...ah que soninho gostoso..bjinhos querida...se cuida..

    ResponderExcluir
  11. Oi Dani, tudo bem? E o Rafa?
    Amiga, estou fazendo um sorteio no blog... se quiser participar ficarei muito contente! bjos
    Ich, Hausfrau
    www.ich-hausfrau.com.br

    ResponderExcluir
  12. Dani, passo para desejar-lhe um ótimo Natal e que o novo ano seja de grandes prosperidades pra você e os seus.
    Xeros

    ResponderExcluir
  13. Oi Dani... como estão as coisas por aí? Passando para desejar antecipadamente um feliz e abençoado natal para vc e sua família. bjos
    Ich, Hausfrau
    www.ich-hausfrau.com.br

    ResponderExcluir
  14. Bom dia. Somos do site www.IdeiasdeMulher.com.br e gostaríamos de saber se haveria interesse em ficar nos escrevendo matérias semanais ou quinzenais. Vimos seu blog e está sempre com boas matérias. Se puder conferir o link 'Como participar' no nosso site, entenderá como participar. Parabéns pelo seu lindo trabalho.

    ResponderExcluir
  15. .:.♥.:.♥.:.♥.:.♥
    ____SAIBA
    ♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥
    ____DESDE JÁ
    ♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥
    ____QUE VC
    ♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥
    ____MORA AKI....feliz natal
    ♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥
    —– *♥*♥*♥*
    —– *♥*♥*♥*
    —– *♥*♥*♥*
    —– *♥*♥*♥*
    —-*♥*♥*♥*♥*♥*
    —–*♥*♥*♥*♥
    ——-*♥*♥*
    ——–*♥*tenha um lindo ano novo!!bjinhos

    ResponderExcluir
  16. Dani, vim te desejar um feliz natal cheio de amor e saúde p/ vc e p/ sua familia!!!
    Beijão e abraço bem apertado!!!
    Amanda Luna
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  17. A rotina é fundamental. Imagina aqui em casa, com esse monte de criança? Não temos rotina de quartel, mas um mínimo de organização é necessário pra gente não enlouquecer.
    Que delícia esse soninho esparramado!

    Bjs

    ResponderExcluir