terça-feira, 26 de abril de 2011

Vc sabe o que é contração de treinamento?

Pois é, como disse anteriormente, são muitas novidades a cada semana.
Quando recebi meu boletim semanal do baby center, vi que nesta semana a enfâse estava sendo dada para as contrações de treinamento ou Braxton-Hicks ou ainda contrações falsas. Confesso que pra mim é novidade, nunca tinha ouvido falar! Como achei o tema bem interessante, resolvi trazer mais informações para as futuras mamães...

O que são as contrações de treinamento?

Lá pela metade de sua gravidez, às vezes até antes, você pode notar que os músculos do seu útero deixam sua barriga dura, o que dura de 30 a 60 segundos. Nem todas as mulheres sentem essas contrações, que surgem aleatoriamente e costumam ser indolores.


Elas recebem o nome de contrações de treinamento, contrações "falsas" ou contrações de Braxton-Hicks, em homenagem ao médico inglês John Braxton Hicks, que as descreveu pela primeira vez em 1872.

Os especialistas acreditam que elas sejam uma espécie de treino do corpo para o trabalho de parto, e que colaborem para o processo de "apagamento" do colo do útero (que vai ficando mais fino) e para a dilatação.

Ainda não sei se senti....ahhha como assim não sabe? ahhahahah como não sabia que existia essa "modalidade" de contração, não prestei atenção no que sinto. Mas como diz o baby center, nem todas as mulheres sentem ... Mas com certeza agora vou ficar mais atenta !

Para a tranquilidade das gravidinhas, vale lembrar que essas contrações são bem diferentes das sentidas quando entramos em trabalho de parto...Segundo os especialistas, não teremos dúvidas quando as contrações forem "verdadeiras". As contrações verdadeiras são bem mais longas, além de mais regulares, mais frequentes e mais doídas que as de treinamento.  A dor do parto também vai aumentando em frequência, duração e intensidade com o tempo, enquanto as "falsas contrações" são imprevisíveis, e não chegam a pegar ritmo. Ou seja: o ritmo é o mais importante, preste atenção nele.

À medida que sua gravidez avança, esse tipo de contração pode ficar mais intensa, e é possível que doa. Quando elas começarem a ficar mais fortes e frequentes, você pode até achar que o trabalho de parto começou para valer, mas o tempo passa e elas continuam irregulares em termos de intensidade, frequência e duração e podem até desaparecer completamente, levando você à loucura. São os chamados alarmes falsos. Se você sentir que suas contrações estão diminuindo ou se espaçando, provavelmente elas não passaram de contrações de Braxton Hicks (ou falso trabalho de parto).

Muitas mulheres acabam notando que as contrações vêm com mais frequência quando elas fazem alguma atividade física, mesmo que seja tirar as compras do carro. Outras percebem que a bexiga cheia demais deflagra contrações de treinamento.

Se você se sentir desconfortável, faça xixi, em primeiro lugar, e depois ou se deite ou dê uma caminhada, o que funcionar melhor para você. Um banho morno às vezes também é benéfico.
Tomar um copo d'água pode ajudar a reduzir a frequência das contrações de Braxton Hicks, pois especialistas acreditam que elas podem ser incentivadas pela desidratação. Em geral, a falta de líquido torna seu útero mais sensível e irritável -- outro bom motivo para beber muito líquido durante a gravidez.

Quando devo procurar meu médico?
Telefone para o médico ou procure orientações se suas contrações forem acompanhadas de secreção vaginal parecida com água ou com sangue.

Se você não tiver completado 37 semanas, procure o médico se as contrações forem acompanhadas de dores na parte baixa das costas, se você sentir mais de três contrações em uma hora ou se elas estiverem acontecendo em intervalos regulares -- são sinais de trabalho de parto prematuro.
Se você já está com mais de 37 semanas, só precisa ligar para o médico quando suas contrações durarem cerca de 60 segundos cada uma e acontecerem a um intervalo de cinco em cinco minutos exceto se você tiver um histórico de parto rápido ou se morar muito longe do hospital. Nesses casos, é melhor procurar orientação se as contrações estiverem regulares, independentemente do intervalo.

É isso meninas, temos que estar sempre atentas para os sinais que nosso corpo nos dá!

Fonte: Site baby center

10 comentários:

  1. Na dúvida eu já tenho até um aplicativo no celular pra controlar o tempo da contração hahahahaha
    É tanta coisa e ainda temos que aprender a diferenciar dor!
    Ótimo post! Tem muita mamãe que não sabe da existência das contrações de BH!

    Beijooooosssss

    ResponderExcluir
  2. Ai Meu Deus, minha cunhada está de 7 meses e diz que está sentindo umas dores tipo contrações, eu disse a ela que era frescura, vontade de ter a neném logo! Como eu sou insensível! Mas agora estou melhor informada rs vou contar pra ela!

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu não sabia q já podemos sentir na metade da gravidez!!!
    meda!!!! mas é bom se informar!!!
    bjobjo

    ResponderExcluir
  4. Com certeza! Acho que gravidez tem é uma época mágina, né?? beijocas mil

    ResponderExcluir
  5. Eu sabia que existia essas contrações, só não sabia que começava na metade da gravidez. Agora vou prestar mais atenção. Bem informativo o seu post!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Minha amiga que engravidou teve essas contrações, ficou com medo e até foi no médico, mas graças a deus eram essas "falsas" contrações e estava tudo bem com a gravidez!!!
    beijuu
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ótimooooo post amigaa!!!

    Pra mim, banho morninho e cama resolvem, mas da última vez tive que tomar Buscopan :/

    Gostei do tal aplicativo que a Talita mencionou...vou procurar já! rs...

    Bezinhos nossos,

    Deínha e Lilo ♥

    ResponderExcluir
  8. OiOla, td bem?

    Descobri seu blog ha pouco tempo, e ja a add na miha lista, mas nao lembro se ja me identifiquei. Sou futura mamae tb, meu due eh dia 3 de agosto, estou de 26 semanas agora e feliz da vida. Eu tb recebo newsletter da Baby Center, mas em ingles, dai pensei em publicar um pouco das otimas informacoes que eles dao no meu bloguinho, ainda bem que passei aqui e vi que vc esta fazendo um otimo trabalho, muito bom seu post e bem explicativo.

    A gente se fala por aqui :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. OI Dani... recebo tbem esses boletins e li sobre esse assunto. Temos que ficar atentas sim.. mas amiga, confesso que sou muito encanada com as coisas! Pior que eu nem sei como é essa tal dor de contração, já que nunca tive né.... aí fico achando que qualquer coisinha pode se a dita-cuja, affff... bjos

    ResponderExcluir
  10. Oi... tive essas contrações a noite inteira e amanheci com muita sede... acho que era falta de água!!! rsrsrs. Estou com 33 semanas e essas contrações pioram minhas dores nas costas... Mas fazer o que?! Como diz o ditado: " Vamos empurrando com a barriga né!!!

    ResponderExcluir