segunda-feira, 4 de abril de 2011

Bate Papo com a Mari

Hoje temos a honra de abrir nosso espaço para um "bate papo" com nossa querida Mari do blog Diário de uma mãe polvo!
Bem vinda Mari !

Sobre parto.

"Quando a Dani me propôs escrever algo sobre o universo mulher, muitos assuntos vieram a minha cabeça, mas o 1º foi maternidade. Não só porque eu falo pelos cotovelos, mas porque este mundo paralelo me fascina e cada cabeça é um universo, portanto não há nada mais prazeroso na vida para mim do que conhecer outros universos.

Eu poderia falar sobre a paralisia cerebral do meu filho, um assunto que muito me interessa. Ou então como é a vida de uma mãe de gêmeos, há muita curiosidade sobre o assunto! Ou até mesmo sobre o dia a dia de uma mãe 24 horas de 3 crianças.


Mas como a Dani está passando pelo momento mágico e divino de gerar uma vida-previlégio de apenas nós, mulheres, que temos esse superpoder- pensei que discutir sobre os tipos de parto. Costumo dizer que religião, futebol, política e tipos de parto não se discute, mas não há nada como uma discussão do bem! Para o bem!


Quando a mulher engravida procura manter uma vida saudável, equlibrada, em prol do bebê. Faz um pré natal adequado, compra o enxoval pensando em todos os detalhes para que tudo seja perfeito. E então porquê não pensar da mesma maneira em "qual a melhor maneira para trazer meu filho ao mundo?!"


Sou completamente a favor do parto normal, da maneira mais natural de vir ao mundo obedecendo a natureza, mãe maior da vida. E tb sou a favor da informação. De decisões baseadas em fatos concretos.


Muitas mulheres optam pelo PN pq está na moda, pq a Gisele Bundchen pariu na água toda linda e porque a Fernanda Lima teve seus filhos gêmeos hollywoodianos deixando a vida acontecer naturalmente, como a própria diz na campanha. Muitas escolhem a cesárea eletiva por comodismo- da própria ou do médico, ou simplesmente porque não querem sentir dor.


Me sinto no direito de comentar sobre o assunto porque passei pelos dois tipos de parto (embora cesárea não seja parto e sim cirurgia), e os dois não nas melhores condições. Meu PN foi em um hospital público sem acompanhante. E minha cesárea foi prematura de emergência em um bom hospital particular e que após muita trapalhada médica, resultou na hemorragia intracraniana do meu filho.


Repararam que a cesárea não foi no hospital público, e sim particular!? Pq será!?


A cesárea é rentável. O médico e sua equipe ganham mais. Não só no imediatismo do dinheiro, da anestesia, mas ganha tempo, e assim mais clientes. O parto normal pode acordá-lo no meio de uma madrugada de sono, em uma festa ou durante uma consulta médica. Para ele é mais fácil e mais prático marcar. E fazer com que você acredite nisso. Grávidas cheias de incertezas, insegurança, sensíveis acatam os argumentos de um médico e partem para a sala de cirurgia.


Por isso falo em informação. Toda grávida tem o direito de se informar sobre o que é melhor para você e seu bebê. Muitos médicos tem complexo de "Deus", digo com prioridade pois há 4 anos minha vida tmem sido diversos tipos deles. Sinceramente admiro mulheres bem informadas, inteligentes que dizem ter feito cesárea pq quis mesmo mesmo sabendo de seus riscos. O que não me conformo é com a alienação.


Dados mostram que o Brasil é um dos campeões em cesárea, está em 2º lugar depois do Chile. Enquanto isso países da Europa, 1º mundo, lideram o ranking em parto normal. A cesária é uma cirurgia de médio porte, a incidência de morte materna é 3,5 maior, existem mais riscos de infecções , hemorragias ou outros acidentes de percurso. Muitas não sabem disso. E de repente o bebê é retirado como em um susto em uma sala de cirurgia. O parto no normal é natural. Durante as contrações o bebê está se preparando para a vida, seu sistema respiratório fortalecendo, e seu cérebro se exercitando. O corpo da mulher se recupera quase instantâneamente, o leite 'desce mais rápido e o bebê tem menos riscos de desenvolver problemas respiratórios futuros.


São fatos provados e comprovados.


Após a captação de dados, cabe a cada uma escolher como trazer seu filho ao mundo. Independente de tudo, em primeiro lugar sou a favor de mães seguras e felizes. Seguras com informação nas mãos e felizes por estarem fazendo o que ela própria quer, e não por pressão, seja de um médico ou da sociedade. Pois como já disse o poeta "melhor é ser feliz do que ter razão!" "




Quer participar do bate papo?
É só mandar seu texto para trocandoideias.espacomulher@gmail.com
Terei o maior prazer em ter vcs por aqui!









18 comentários:

  1. Oi Dani...post muito esclarecedor viu???? adorei!!! beijos

    ResponderExcluir
  2. Querida,

    Vou responder ser e-mail pra participar sim, viu?

    Legal ler aqui essas histórias das amigas blogueiras!

    Bezinhos nossos,

    Deínha e Lilo ♥

    ResponderExcluir
  3. Que excelente post!!!
    Adorei!
    Ser mae é realmente um estádo explendido. Amei mesmo cada palavra!
    Beijocas e excelente semana!

    ResponderExcluir
  4. Muito esclarecedoras as palavras da Mari. Valeu, Dani!

    ResponderExcluir
  5. Belíssimo texto Mari. Para nós, futuras mamães,informação nunca é demais!Ainda não sei exatamente qual vou escolher, mas confesso que esse seu relato me ajudou bastante...

    Bjsss
    Dani

    ResponderExcluir
  6. Muita sinceridade da Mari, e acima de tudo, respeito pelas opiniões que possam surgir!!!
    parabéns!!!
    bjobjo

    ResponderExcluir
  7. Que bom Dani!!! A intenção não é levantar bandeira, mas sim expor uma opinião baseada em experiência pessoal e informar (e apoiar!), futuras mamães que estão nesse momento!

    Bjo grande e obrigada a vc pela oportunidade de estar aqui na sua casa! =)

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari e Dani,
    ótimo texto da Mari. Ótimo espaço aberto pela Dani.
    Parabéns para as duas.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Parabens pelo post e pelas informações, Mari!

    O assunto é polemico e sempre é otimo debatermos sobre isso. Super esclarecedor.
    Achei otimo ter dito tao abertamente essa questão da moda. Infelizmente tem mulher q opta por PN por moda, msm. Querem aparecer e nao se informam sobre nada.

    Belo texto
    Excelente bate papo, DAni!Bjks
    Michelle

    elegalepoetico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Mari...adorei!!! Quem me dera poder ter tido PN... mas eu tenho mtos miomas...tiro um ja tendo outro e isso desde os 15 anos e um era exatamente do lado de fora do utero e eu com apenas 17 anos. e o mioma estava na "passagem", entao fizemos uma cesárea mas meu médico foi excelente e adiou as férias dele q seria março/abril p/ maio e meu filho nasceu na hora q ele quis...tive todas as contraçoes, dilataçao etc etc etc e o médico chegou correndo mesmo..literalmente e eu la com toda calma do mundo quase parindo..a sorte q o mioma "segurava" a criança..rs.... infelizmente poucos sao os medicos que pensam assim. Ja a Duda tbm nao pôde nascer de PN porq além de q eu estava "proibida" de engravidar por no minimo 3 anos após a retirada do tal mioma q ja era gigantesco (tamanho de uma bola de ftebol americano sem as pontas e eu nao sei como escondia aquilo pois eu nao tinha barriga nenhuma)...e foi uma cirurgia complicada e 2 anos após engravidei da Duda, conversei com o medico q retirou o mioma e ele disse q nao seria uma gravidez normal como as outras q eu teria q estar sempre fazendo ultras etc etc etc p/ acompanhar a cicatriz no utero q era mto grande, daí a Duda teve q nascer de 8 meses pois eu nao podia entrar em trabalho de parto...e mesmo sendo cesárea foi super complicada e o medico ME PROIBIU de engravidar..rs.. disse q se eu engravidar de novo q ele se aposenta e nao faz meu parto..rs
    (so porq sou um pouquinho complicada d+???? so porq eu tinha esse problema da retirada do mioma recente, e ja tinha outro mioma, tinha tbm problema com aderencia, anemia profunda e descolamento de placenta desde a 10ª semana e por ai vai a lista de complicaçoes...ah, fora a pressao q tava alta...SÓ por isso!!!)

    Mas olha, aqui na Europa não é divulgado o numero de crianças que nascem com problemas...sabe porq??? porq AQUI em Portugal, qndo é detectado que uma criança vai ter sindrome de down eles MANDAM abortar...aqui eh raríssimo ver uma criança com essa sindrome... e uma amiga minha brasileira passou por isso... nos primeiros exames foi detectado q a filha dela teria e o medico falou q ela teria q abortar.... e ela entrou em desespero pois ela queria a filha de qualquer jeito...ja com td pronto p/ voltar pro brasil ela fez aquele exame que colhe o liquido aminiotico (nao sei se eh assim q escreve) dai deu q a filha seria normal...ai ela ficou calma...mas e se ela fosse pela 1ª opiniao do medico????? teria abortado uma criança e o pior de tudo, uma criança NORMAL... isso nao eh divulgado aqui...quem tem filho dawn aqui "esconde"...vc nao ver pelas ruas.... acho q em 3 anos q estou aqui, nao me lembro de ter visto 2 crianças... fora os partos que maes e filhos entram em sofrimento... minha prima sofreu horas... o bb dela quase morreu, nasceu todo roxo e cheio de problemas ate hj pois os medicos nao fazem cesárea nem nesses casos... essas coisas nunca sao divulgadas... como eu sempre digo, BRASIL eh maravilhoso e ngm se dá conta!!!
    Voltando ao PN, realmente eh mto melhor sentir aquela dor ali na hora e depois estar alegre e saltitante do q sofrer um pós cirurgico de uma cesárea e o meu pós eh péssimo...sofro 1 mês inteiro...
    Sou super a favor do PN tanto p/ mae qnto pro filho!!! Infelizmente nao pude ter....acho q vou tentar de novo...rs
    bjs

    ResponderExcluir
  11. oi dani que lindo este texto...é sempre bom saber um pouco de tudo...adorei...bjinhos se cuida

    ResponderExcluir
  12. Que legal! Sou fã da mari e adorei o post dela aqui, muito realista!
    Bjos,
    Camila
    http://mamaetaocupada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Dani, escolhi fazer PN não por estar na moda, mas pelos benefícios que meu bebê teria ao nascer da forma natural e pelo pós parto...
    Sempre tive medo de sentir dor, mas conto aqui ( http://nossaprimeiragravidez.blogspot.com/2011/03/relato-do-parto-parte-1_07.html e http://nossaprimeiragravidez.blogspot.com/2011/03/relato-do-parto-parte-2.html ) como foi que tudo aconteceu...
    Não me arrependo de ter feito PN de forma alguma! Aliás, foi a MELHOR coisa que eu poderia ter feito... Meu filho nasceu forte, da forma natural e quando quis nascer... E eu hoje, depois de 1 mês e 19 dias de parto já perdi boa parte dos quilos adquiridos na gravidez (só faltam 3)...
    É claro que uma cesária em um caso de urgencia pode salvar vidas... já vi vários casos... eu nasci de cesária ou talvez não estivesse nem aqui...
    Apoio a cesária nescessária, mas o parto normal é PERFEITO! Recomendo de verdade!
    Beijo Beijo

    ResponderExcluir
  14. Sou fã da Mari.
    Adoro o jeito que ela escreve, me identifico, abraço suas lutas!
    bjocas
    ótimo post!

    ResponderExcluir
  15. Dani, adorei o papo. Me tornei fã da Mari faz pouco, pois não sei porque cargas d'água não nos achamos antes, mas ela tem uma maneira muito bacana de falar sobre tudo. Concordo bastante com ela, PN, cesárea, parto na água ou de cabeça pra baixo, seja lá a moda que for, o importante é você pesquisar, conhecer bem cada tipo, conversar a respeito com o médico de confiança e decidir o que julga ser melhor pra VOCÊ e pro SEU bebê. Eu também sou a favor do PN, só tive as gêmeas de cesárea porque uma estava atravessada por cima da outra elas eram prematuras foi uma situação de emergência e ainda tem a minha EM que poderia me impedir de ter forças para expulsar dois bebes então a cesárea era indicação naquele momento por uma série de fatores e eu nem sequer discuti pois sabia que era a maneira certa, mas na gestação seguinte fui contra os médicos e insisti no PN pois com toda a informação que eu tinha sabia que seria possível. Os médicos também não queriam pois minha cesárea era muito recente e como tive DMG (diabetes) o bebê poderia ser muito grande, mas fomos avaliando essa situação, mesmo no SUS fui bem monitorada e percebendo que eu era bem informada e sabia bem o que eu queria, os médicos acabaram concordando comigo e fiz PN. SOFRI, mas depois que a Letícia nasceu a recuperação foi relâmpago, muito melhor que na cesárea.
    Mas essa é a MINHA opinião, aquilo que eu achei que seria melhor pra MIM. Faça o mesmo, pesquise, pergunte, ouça diversas opiniões, filtre tudo e decida o que vc acha melhor pra VOCÊ, mas tenha sempre em mente que nem sempra as coisas saem como a gente planeja e que uma mudança de planos na hora H não significa "que tudo deu errado", só que o bebê também faz "suas escolhas" ...


    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Adorei ver as amigas aqui!!! E ouvir cada experiência e opinião smepre tão importantes p/nossa evolução como ser humano!

    Betty do céu, fiquei horrorizada com Portugal. Meldels!

    Adorei a observação da Tuka sobre "uma mudança de planos na hora H não significa "que tudo deu errado", só que o bebê também faz "suas escolhas" ...

    É exatamente por aí! Respeitra as escolhas do bebê que nem sempre são as nossas!

    Bjos em todas!!!! =))

    ResponderExcluir
  17. Ótimo texto flor.
    Bom, gostaria de saber de algumas mulheres que tiveram parto normal, como a vida sexual delas estão, pq a minha vai de mal a pior, alé de perder o desejo sexual, sinto dores toda vez que fico excitada, doi bastante onde eles deram ponto, ai o puco de vontade que vem, acaba sumindo devido á dor!!!

    ResponderExcluir