quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Relatos do parto

Olá  meninas! Aos pouquinhos vou voltando e contando tudinho pra vcs!
Obrigada por todos os comentários, desejos de saúde e boas vindas ao meu pequeno GRANDE RAFAEL! Estou completamente apaixonada por ele! Ele é um fofo, a melhor coisa que poderia ter me acontecido!

Vamos ao relato do parto!

Sexta feira, acordei e segui minha rotina normalmente. Fiz unha, depilação, dei uma passadinha no trabalho, recebi flores que muito me emocionaram...estava aparentemente tranquila, mas por dentro estava muito mais do que uma pilha. Um mixto de medo, ansiedade, felicidade e muito mais que não consigo nem descrever!

Enfim chegamos no hospital, minhas pernas estavam com vontade própria, não paravam de balançar um minuto sequer! Aos poucos os amigos e a família foram chegando e quando me dei conta tinham umas 30 pessoas no quarto, uma festa! Até o médico se assustou! sssrsr

A cesárea estava marcada para as 21:00 hs, mas como de costume atrasou. O anestesista chegou por volta de 21:30 e calmamente sentou do meu lado e explicou todo o procedimento que seria feito. Eu estava nervosa demais e tremia só de olhar para ele. Em seguida o meu médico chegou, disse que estava se encaminhando para o centro cirúrgico, que estava tudo Ok e que me aguardava lá em poucos minutos! Tremi! Nunca tinha feito nenhuma cirurgia, nem de unha encravada! Logo depois chegou a enfermeira para me buscar, não me contive, chorei!

Em poucos minutos estava no centro cirúrgico e meu anestesista foi um anjo, maravilhoso, espetacular, sem palavras. Perguntou qual música eu queria ouvir naquele momento para relaxar...na hora pensei na música do meu casamento, Dia Branco, ele colocou para eu escutar enquanto me preparava para a anestesia. Chorei de emoção. Relembrei os momentos do meu casamento  e o fruto do nosso amor que estava por chegar! Ele aplicou uma anestesia local, senti só uma picadinha de nada. Quando comecei a pensar em sentir dor, acabou. Já estava anestesiada! Nessa hora, o anestesista veio, fez carinho na minha cabeça, minha amiga cirurgiã que assistiu ao parto segurou minha mão, ele colocou novamente a música que continuou me emocionando e aplicou a RAC, em poucos segundos não sentia mais nada, só expectativa  e emoção!

Entrou então em ação meu médico. Não tão delicado quanto o anestesista, mas eficiente demais! Só elogios para a equipe. Enquanto o procedimento era feito, o anestesista me distraiu pedindo que eu escolhesse uma música para ouvir quando meu filho nascesse. Não conseguia pensar e ele muito sabiamente colocou Aquarela pra tocar! Quanta emoção...enquanto eu esperava o momento mágico acontecer. Ele fez carinho no meu braço enquanto verificava minha pressão, fazia carinho no meu rosto e cantava a música junto comigo. Em poucos minutos senti uma pressão que me deixou agoniada e antes que eu pudesse reclamar, ouvi o choro do meu grande amor! Rafael tinha nascido! Quanta emoção, nunca senti algo assim! Ele tirou nota 09 nas duas etapas do Apgar! E no centro cirúrgico mesmo ouvi a equipe dizer que ele estava maravilhosamente bem, visto que era difícil ter duas notas 09 com aquela pediatra. Meu coração se encheu de alegria  e orgulho... Naquele momento me tornei a mulher mais feliz do mundo!

...continua...

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

02 !

Sem palavras!
Muita emoção, expectativa, ansiedade, curiosiosidade, medo, alegria e AMOR, muito amor!


terça-feira, 23 de agosto de 2011

03 dias e muitas novidades!

 para o meu mundo se transformar completamente! Isso mesmo gente 03 DIAS! O Rafa vai fazer sua estréia na Sexta feira!  Ansiedade máxima aqui em casa....marido não tá se aguentando...só fala nisso! E eu? ansiosa é pouco! Vovó tá que tá, ontem foi lá pra casa para ajudar nos preparativos que faltavam = malas prontas! Vovô saiu ontem pra comprar champagne para comemorar!
Aqui, não se fala em outro assunto!

Ontem tivemos a última consulta... foi MARAVILHOSA! Fizemos a tão esperada ultra e está tudo ótimo com o Rafa. Já está com 3.226 kg e 49 cm! Um bebezão! O médico disse que até Sexta ele ainda vai ganhar mais peso, podendo chegar a 3.500kg! Na ultra ele estava com as duas mãoszinhas na boca, tão fofoooooo! Fizemos exames cardíacos e muitas outras coisas de nomes complexos, o importante é que ele está ótimo e prontinho pra nascer!

domingo, 21 de agosto de 2011

06 dias ... 38 semanas!

Hoje completamos 38 semanas e pela previsão do médico, faltam 06 dias para meu pequeno nascer!
Vou pular a parte da ansiedade, pois vcs já estão cansadas de saber!

Segundo o baby center...
Meu bebê consegue segurar coisas com as mãos, como o cordão umbilical. Depois que nascer, vai segurar seu dedo bem forte. Os órgãos estão totalmente desenvolvidos e no lugar certo. Os pulmões e o cérebro já funcionam. Ownnn fofo!

Estamos assim Ó!

Prontinhos...

Amanhã tenho consulta médica e vamos fazer a tão esperada ultra!
Estou louca para saber o peso dele, o tamanho...se está tudo bem!
Amanhã volto com novidades!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

08 dias!

                                       Faltam 08 dias para o dia mais importante da minha vida!

Hoje vou fazer coisas pra mim, são elas:

* Fazer as unhas;
* Fazer depilação;
* Ir ao shopping comprar as últimas coisinhas que faltam;
* Assistir ao último capítulo da novela (rsrsr);
* E segurar esse coração que não aguenta de tanta ansiedade!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

9 dias e paciência zero...

...ou será menos 1?

To tão sem paciência gente! Faltam 09 dias para meu pequeno nascer e 08 dias para dar início a minha licença maternidade! Não se assustem, eu que escolhi sair do trabalho um dia antes do nascimento do Rafa. Não consigo me imaginar em casa, à toa, sem fazer nada. Chego a ficar meio depressiva...mas tenho que dizer que está difícil continuar a trabalhar normalmente. A cada dia sinto coisas novas e incômodas...também não é pra menos né? To pesada, cansada, ansiosa e completamente sem paciência, que diga-se nunca foi o meu ponto forte. Qualquer coisa me irrita, qualquer cobrança me tira do sério. Mas tb não posso esquecer de que fui eu quem quis continuar trabalhando, então como quero que as pessoas me deem um refresco?

Sou dura na queda, achei que fosse conseguir levar minha rotina normalmente até a véspera do parto, mas acho que vou ter que parar um pouco antes. Infelizmente as limitações físicas existem. Não tenho mais a mesma disposição, a mesma agilidade e isso com certeza reflete no meu humor! Mas tb fico pensando, vou ficar em casa fazendo o que? Só de pensar em ficar ociosa, fico irritada!

Na verdade ESTOU irritada, e isso só vai passar quando o Rafa nascer! Acho que não vai ter muita diferença pra mim em ficar em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar. O fato é que estou no meu limite, tanto físico quanto emocional. Essas últimas semanas tem sido bem difíceis, quero que ele nasça logo!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Gatos, cachorros, papagaios, periquitos e afins

Animais de estimação (Cat) x bebê (Rafa)!

Tenho uma gatinha. Sou simplesmente apaixonada por ela. Logo que descobri que estava grávida, ouvi zilhões de pessoas me dizendo que eu deveria me desfazer dela, porque gravidez e gato não combinam.

Fui ao médico, expliquei  a situação, lembrando que ela é 100% doméstica, nunca, sequer pisou na rua! Moro em apartamento, todo com tela de proteção ( colocada especialmente para ela) e tb ela nunca teve contato com outro animal, de nenhuma espécie! Ele disse que a princípio não teria problemas, mas que eu faria o exame de toxoplasmose, só depois conversaríamos.

Fiz! Não tinha nem o vírus nem a doença. Fiquei tão aliviada! Voltei nele, que me disse não ter com que me preocupar já que eu não tinha toxoplasmose e para continuar na nossa rotina, nada de rua com ela nem contato com outros bichos. E assim fizemos! Não tive nenhum problema com ela ou por conta dela durante a gravidez a não ser as tentativas de se aconchegar no moisés do bebê, de querer dormir no berço dele rsrsrrsrs coisas assim!

Eis que agora, prestes a ter o Rafa, esses falatórios voltaram! Muitas pessoas vem me dizer que não se deve ter animal de estimação quando se tem um bebê. Ok, concordo que não é hora de adquirir um animal de estimação, mas ela já está comigo há 06 anos! Não existe a possibilidade de me desfazer dela, porque ela não é um objeto, é um serzinho que eu amo demais! Programei vacinas para este final de semana e corte de unhas, evitando assim qualquer problema.

Conheço muitas pessoas que tem crianças em casa e bichos também!
Torço para que meu filho não tenha alergia, só! Porque de convivência, não tenho dúvidas de que se darão muito bem!
Acho até legal ter animalzinho em casa e poder desde cedo ensinar nosso filho a ter amor e respeito pelos bichos, pela natureza! Os gatos quando são amados, conseguem transmitir ao dono um amor e carinho imensos, diferente do que muitas pessoas pensam!

Será preconceito com gato? E se fosse um  cachorrinho, as pessoas falariam dessa forma? E se fosse um papagaio?


Imagem da internet




Contagem mais que regressiva

Pela data prevista pelo médico, faltam exatos 10 DIAS para a chegada do Rafa. Quanta emoção, quanta ansiedade, que medo!

Tá começando a ficar quase impossível arrumar posição para dormir, sem contar que agora comecei a sentir dores (incômodos) no osso da virilha. Parece que está abrindo um buraco aqui dentro de mim, deve ser a dilatação, normal nesse período. Mas é no mínimo estranho! De manhã, quando acordo e vou ao banheiro, sinto até uma dificuladade para fazer xixi , não chega a ser dificuldade, não sei bem explicar, mas vou tentar (mesmo que a explicação seja grotesca srsrrsr). Normalamente, sentia vontade de fazer xixi e conseguia controlar o "jato" vamos dizer assim, agora não consigo mais! Sinto a vontade, mas como me sinto dilatada (sinto mesmo) não consigo forçar a saída do xixi, na verdade tenho que relaxar e deixar sair como dá! Que papo é esse né? ahhahahahah Mas são as mudanças fisiológicas que sinto e não poderia deixar de compartilhar com vcs!

Sinto que a barriga já desceu bastante! Ontem durante o banho cheguei a me assustar, já está com quase um palmo de distância do peito! Tá chegando mesmo gente! Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii quero conhecer logo meu pequeno! Sinto as mexidas cada vez mais fortes. Acho que ele está com pouco espaço srrsrs mas são tão gostosas de sentir. Incômodo mesmo só sinto quando ele pressiona minha bexiga, ai é chato, dói. Parece que ele quer sair, e deve querer mesmo!

Não sei exatamente quantos quilos engordei nesse mês, mas estou bem pesada e inchada. Tive a maior dificuldade em tirar minha aliança. Vejo os meus pés bem inchados, mas nada que incomode. De resto, voltei a ter apetite, mas nada exagerado....

Vamo que vamo que tá quase!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

37 semanas

Segundo o baby center, o bebê está pronto! Nascendo a qualquer momento já não é considerado prematudo. Mas quanto mais tempo ele ficar na barriga, melhor para ganhar peso! É filhote, vamos ter que esperar mais um pouquinho....

Esta semana o bebê está perdendo o lanugo, uma penugem que o cobria até agora. Também perde o verniz caseoso (também chamado de vérnix), que é uma camada gelatinosa que cobria a pele dele para protegê-la. Parte dessa película ainda pode estar lá quando ele nascer. Tanto o lanugo como o verniz são engolidos pelo bebê, e vão formar seu primeiro cocô, uma mistura quase preta chamada mecônio

Alguns bebês nascem bem cabeludos, e outros completamente carecas. To tão curiosa para saber como vai ser meu pequeno. Dizem que quando o bebê é cabeludo, a mãe sente muita azia. Eu não senti nenhuma!

É provável que esta semana você tenha dificuldades para dormir. Há pesquisas mostrando que o terceiro trimestre é o pior para o sono da grávida. Dormir quase sentada, com a ajuda de travesseiros, ajuda a aliviar a azia. Tenho tido mais dificuldades pela posição. Não sinto muita falta de ar, mas ando fazendo uns barulhos esquisitos durante o sono, as vezes chego até a acordar. Será que estou roncando?

Nesta etapa talvez você sinta com mais frequência as contrações de treinamento. Às vezes elas vêm seguidas e dão até a impressão de que é o trabalho de parto. Para ser trabalho de parto mesmo, elas têm de ser cada vez mais fortes. Realmente tenho sentido mais essas contrações, parece uma cólica...mas logo passa!


É possível que você tenha mais secreção vaginal. Isso é normal. Um fiapinho de sangue na calcinha também não é motivo de preocupação. Mas procure o médico se tiver sangramento de verdade. Tenho reparado sim no aumento das secreções, mas nada assustador. Até o momento não tive nem vestígio de sangramento, graças a Deus!





segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Balanço do terceiro trimestre - Parte final

                                                                     SEXO:
O que é isso? srrssr Nem lembro mais! Antes de engravidar, ouvia muito dizer que as mulheres sentiam um fogo incontrolável e que na maioria das vezes o marido correspondia. Mas aqui em casa foi totalmente o inverso. Marido não conseguia nem chegar perto e eu não fazia muita questão. Tinha dias que até dava vontade, mas nada que não passasse depois. Um dia desses, conversando com sobre isso, ele disse que não se sentia a vontade, que não conseguia se concentrar e tal. Não tem como forçar né? Então são meses e meses e meses sem ver a coisa! Tb fiquei (e estou) bem insegura, pois sei que nessa fase, os maridos podem vacilar e buscar "diversão" fora....tenho meus receios, mas prefiro acreditar que não aconteceu e que nem vai acontecer. Não sei como vai ser depois que tudo estiver liberado....
PREPARANDO A CHEGADA DO RAFA:
Essa fase foi e está sendo muito gostosa! Começar a preparar o cantinho dele, escolher as coisinhas, imaginar como vai ficar, é uma delícia! Comprar as roupinhas, que tentação! É cada coisa mais linda que a outra. Até a expectativa pela chegada dos móveis é válida! Depois, começar a ver tudo tomar forma, a ver um sonho virando realidade a ver que realmente vc vai ter um bebezinho é tudo de bom! É uma emoção quando começamos a lavar as roupinhas e em cada peça ver nosso bebê...coisa de mãe mesmo! 
 Acho que depois de tudo pronto que a ficha cai de que vamos ser mães, de que tem uma pessoa dentro da gente, de que vamos amar essa pessoa mais do que a nós mesmas!

EXPECTATIVAS:
Contraditórias...
Tenho uma imensa alegria em saber que já sou mãe e um medo de não saber lidar com issso;
Tenho muita vontade de conhecer a carinha do meu pequeno, mas ao mesmo tempo não consigo imaginar. Acho que a vontade de conhecê-lo é tanta que quando começo a pensar, mil coisas vem a minha cabeça e não consigo me concentrar nem para imaginá-lo;
Tenho um amor louco por ele antes mesmo de conhecê-lo;
Tenho medo de não saber trocar a fraldinha dele, de colocá-lo para arrotar, de não ser uma boa mãe. Mas ao mesmo tempo tenho uma certeza de que vou conseguir!
Tenho só que agradecer a meu filho, que me proporcionou uma gravidez tranquila, sem contratempos, sem sustos, sem maiores cuidados. Agora falta pouco para ele estar aqui e estou tão manteiga derretida que ao pensar nele, chego a lacrimejar!

domingo, 14 de agosto de 2011

Balanço do terceiro trimestre III

                                                            VAIDADE:
Definitivamente isso não me pertence mais! Sei que as grávidas tem um brilho diferente, uma energia diferente e uma admiração única, mas está longe de ser beleza! Aproveito para agradecer a todas que tanto me elogiaram quando postei as fotos que tirei do barrigão, mas de verdade não me sinto bonita. Me sinto especial! Não posso mais alimentar as vaidades que eu tinha antes de engravidar, como andar sempre com os cabelos bonitos e escovados. Meu médico ainda não me liberou para pintá-los, mas vou tentar antes do parto srsrsrsrs, escova progressiva, inteligente ou de qualquer outra natureza, nem pensar! Minhas roupas naturalmente não dão mais em mim, e não investi muito na compra de roupas de gestantes, usei muitos vestidos larguinhos, mas sempre os mesmo, não guento nem olhar! Nessas últimas semanas meus pés e pernas começaram a inchar, o que me fez abandonar minhas amadas sapatilhas e investir nas rasteirinhas. Não me senti nada atraente para o marido, o que nos afastou um pouco mais! Como diz meu médico, neste período deixei de ser mulher e me tornei uma "loba". Mas ok, estou querendo virar mulher de novo srsrsrsr!


                                                              LITERATURA:
Sou apaixonada por livros, sempre estou lendo alguma coisa. Quando me descobri grávida, naturalmente corri e comprei várias literaturas sobre o assunto. Mas me decepcionei! Posso ter feito as escolhas erradas, mas achei os temas repetidos e redundantes. Na maioria dos livros, vinham dicas das quais eu não queria saber. Muitas inclusive alertavam para como seria minha vida após o nascimento do meu filho, mas pouco me diziam do momento que estava passando, pouco me esclareciam e cada vez mais me assustavam! Muitas davam dicas quase impossíveis de serem seguidas, coisas surreais mesmo que poucas mulheres conseguiriam fazer (assim eu acredito). De todos os livros que comprei apenas 02 foram excelentes e tantos outros não li nem até o final! Pelo menos para o que eu queria saber os livros não me foram muito úteis, mas os blogs foram, e como foram! Com vcs aqui aprendi muitas coisas, fui ajudada em outras e tive todas as informações que eu precisava ter! Por essas e outras é que amo essa nossa troca de ideias!

FALATÓRIOS:
Com certeza essa foi uma das coisas que mais me chateou, mais me irritou e que me fez de uma certa forma curtir o meu momento de reclusão.
O que eu mais escutava.... "- Curte bastante agora, porque depois que nascer..." "- Dorme bastante agora, porque depois que nascer..." "- Come bastante agora porque depois que nascer..." "-Compre coisas pra vc agora, porque depois de nascer..." Não preciso dizer que queria socar!!!!! Ao invés de ajudar, o povo quer assustar! Parecia que minha vida ia virar um tormento depois que ele nascesse. Sei que nossa rotina vai ser virada dos pés a cabeça, mas isso não quer dizer que vá ser ruim...muito pelo contrário, nós escolhemos isso! De verdade eu estava e estou dispensando qualquer comentário do tipo.
Mas não param por aí....
Depois que essa fase passa, começam as seguintes observações:
"- Nossa, como vc engordou"
"- Vai ter gêmeos?"
"- Hiiii, nunca mais vc vai ter seu corpinho de volta"
"- Isso vc não pode comer"
Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
Com certeza ia engordar né? Ok que um pouco mais do que o recomendado, mas tenho espelho em casa e sei bem onde passei dos limites, não precisava de ninguém me lembrando disso. Achei uma indelicadeza tremenda a pergunta dos gêmeos, até porque quem a fez sabia que nãom eram...foi a mesma coisa de me chamar de gorda, e acho que com grávida não se faz isso. Restrições? Já estava por dentro de todas elas, visto que tenho consultas regulares com meu médico. Não preciso de mais oipinões , e por ai vai!
Depois de um tempo aprendi a lidar com isso e cada vez que eu pressentia um comentário desses, já colocava minha falta de educação pra fora e já ia respondendo que não queria saber....
Mas de qualquer forma ficava me perguntando, qual era o prazer que as pessoas tinham em fazer tais comentários...não cheguei a conclusão nenhuma.
Agora as perguntas são:
"- Nasce quando????" Se eu soubesse......

... continua

sábado, 13 de agosto de 2011

Balanço do terceiro trimestre II

                                                     RELACIONAMENTO:
Não foi muito meu forte durante a gestação. Quando digo relacionamento, estou falando de um modo geral. Me afastei bastante do meu marido e dos meus amigos. Por outro lado me aproximei de pessoas que até então eu não falava muito. Fiquei mais carente, mais chata, e não soube lidar com isso. Não consegui conversar e explicar isso ao marido, fiquei então querendo que ele adivinhasse minhas carências, o que sei que seria impossível, mas enfim, acabamos nos afastando e voltamos a nos aproximar nesse finalzinho. Mas pra voltar a ser como era antes, precisaremos de um longo processo de reconquista. Quanto aos amigos, ah que saudades dos meus amigos. Estava sem paciência, nossos programas já não batiam mais, preferi ficar um pouco sozinha, não estava afim de conversar, de ver gente, de ir ao encontro deles. Mas sempre nos falávamos por telefone, mas não é a mesma coisa né? Nesse processo de gestação, quis muito ficar sozinha, vendo televisão, vendo blogs etc...fiquei bem introspectiva. Mas está passando e já tenho mil planos para quando ele nascer. Assim que ele puder, vou fazer uma viagem com marido, filhote e amigos...para algum lugar perto, tipo um Hotel Fazenda, algo assim, próximo de casa, mas distante da rotina!
Me aproximei muito da minha família, e isso foi muito bom! Tb trabalhei demais, por opção! Mas me fez muito bem...


EXERCÍCIOS:
Nesse quesito sou 100%  pecadora! Logo que descobri que estava grávida, me programei para recomeçar a fazer Yoga, caminhadas, iniciar uma hidroginástica etc etc etc, resultado: Sofá! srrsrs Não fiz nada gente! Nenhum exercício a não ser levantamento de garfo! Me arrependo de não ter voltado a  praticar Yoga, mas quanto mais pesada eu ficava, mais me afastava desse objetivo. Tinha que ter preparado meu corpo antes, depois do ganho de peso ficou muito difícil e assim fui empurrando com a barriga e com nove meses completos posso dizer que não fiz nada mesmo!


MUDANÇAS:
Foram muitas!
Emocionais: Tive que me acostumar com a ideia de que seria mãe, de que não vivia apenas para mim e sim para um serzinho que eu nem sequer conheço! Tive que aprender a lidar com as dúvidas, com os medos, com as expectativas. De repente foi por isso que fiquei mais introspectiva. De uma hora pra outra, tive que mudar meus hábitos, minhas atitudes, meus conceitos e consequentemente meu modo de ver o mundo foi completamente alterado. Hoje, me sinto preparada, mas isso não quer dizer que não sinta medo, apenas consegui organizar meus sentimentos e estou de braços e coração abertos para receber o grande amor da minha vida.
Físicas: Essas mudanças foram um pouco mais difíceis, visto que sempre tive o mesmo peso, as mesmas medidas...de uma hora pra outra, comecei a engordar, engordar, engordar e sabia que não tinha o que fazer, a não ser me acostumar com tais alterações. Tive minha parcela de culpa afinal comi o que eu quis (le-se: o que devia e o que não devia), tomei coca-cola e como disse antes, passei longe dos exercícios.
Mas tb tive que me adaptar as mudanças normais de uma gestação.
Seios doloridos: Apenas nos primeiros dois meses;
Incômodos para dormir: A partir do quarto mês (que saudade de dormir de bruços);
Preguiça: Sempre.
Não foi muito fácil ver meu corpo se alterando e tomando proporções inemagináveis em situações normais. Mas ok, faz parte!


... continua





sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Balanço do terceiro trimestre I

Já estamos na reta final, então está na hora do balanção do terceiro trimestre....

                                              FOME:
No início da gravidez, sentia muita fome e muita vontade de comer. Engordei bastante, bem mais do que o recomendado, no total foram 22kg. Já na reta final, meu apetite sumiu! Não sinto mais tanta fome e muito menos vontade de comer, mas me forço pois sei que nesta fase o bebê está só ganhando peso.
Meu maior pecado foi chocolate e sorvete e meu maior problema foi o leite. Detesto leite e o médico mandava que eu tomasse 03 copos por dia. Tentei, mas não deu! Fico até preocupada, pois sei que deveria ter tomado, mas não consegui! Mas em contra partida, peguei asco de Mc Donalds e afins...estava mesmo "batendo" uns pratões de feijão, arroz, carne, salada, legumes etc....fiquei meio enjoada de besteiras! Ponto pra mim né? srrsrsrs
Tá , preciso me entregar....meu maior pecado mesmo, foi a Coca cola! Não consegui me livrar dela, mesmo que eu tenha diminuído o consumo....A ela dedico pelo menos 05 kg dos 22!

SONO:
Ah como eu queria ter tido sono! Sempre tive um pezinho na insônia e achei que fosse me livrar dela durante a gravidez, mas que nada! Continuei exatamente como antes. Dormindo tarde e acordando cedo para trabalhar, exceto nos finais de semana que continuei dormindo até meio dia....Nessa reta final então, queria tanto ter sono para amenizar minha ansiedade, mas não consegui! Quanto mais ansiosa, menos sono! Não tive moleza nem indisposição.


HUMOR
Esse foi o meu grande problema! Tive muitas variações de humor durante a gravidez e ainda tenho. Fiquei super feliz de estar grávida, não foi um susto, eu e marido estávamos buscando isso! Mas convivo com pessoas que estão tentando há algum tempo e ainda não conseguiram, então pra mim não ia ser tão rápido. Eis que um mês depois de termos abandonado os métodos anticoncepcionais eu estava grávida! Minha primeira reação foi: JÁ? srsrsrsr Quando decidimos não mais evitar, eu comecei o processo de preparação e não de uma gravidez imediata, fiquei assustada e com medo! Fiquei algumas semanas bem mau humorada. Depois passou e eu comecei a curtir! Mas não fiquei livre da "TPM constante" que já tinham me contado que teria durante a gravidez. Tb fiquei mais carente, mais enjoadinha. Me afastei um pouco dos meus amigos, os nossos programas não estavam mais coincidindo, preferi "curtir" esse momento e mergulhei de cabeça em tudo relacionado a gravidez! Desde então esse foi meu assunto principal!
Agora o mau humor deu total espaço para a ansiedade, e com essa eu ainda vou ter que conviver por mais um tempinho...

... continua


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Não sei se grito, não sei se choro...

To tão assim...tão irritada, tão desanimada, tão estressada, tão sem paciência! Não sei exatamente o que estou sentindo...são muitas emoções, muita ansiedade, muito tudo! To nos extremos. No extremo da alegria pela chegada do meu pequeno, no extremo da ansiedade, do medo, da agonia! Socorro!!!

Ainda estou trabalhando (por opção), até porque acho que vai ser pior ficar em casa sozinha. Aqui tenho mais gente por perto, inclusive meu pai. Dessa forma me sinto mais segura. Sem contar que trabalho a 05 minutos de casa, então não tenho estresse de trânsito, nem nada do tipo, então ok, posso continuar a vir. Mas quando alguém me liga, tenho vontade de voar no pescoço. Sei que as pessoas não tem nada a ver com isso, nem sabem que estou prestes a parir, mas elas me irritam! To completamente sem paciência. Estou conseguindo ser razoável apenas com as pessoas do meu convívio, isso porque elas entendem minha tensão e fazem de tudo para que eu me sinta bem! Não que eu esteja me sentindo mal, não estou! Nem tenho do que reclamar, tive uma gravidez muito tranquila, sem sustos ou contratempos. O estresse está em mim!

Sei que não posso ficar assim pq o bebê sente e tal, mas cadê que eu consigo me acalmar?!?!?!?
Já não tenho mais sono (aliás esse nunca foi meu forte) sou elétrica e continuo, não tenho mais apetite, não tenho mais uma noite de sono agradável....To no meu limite!

Sempre fui muito imediatista. Tinha vontade de fazer alguma coisa, ia lá e resolvia. Agora sei que não depende de mim e essa falta de controle está me tirando do sério.

Tenho vontade de gritar, logo em seguida de chorar, logo em seguida de emburrar a cara e por ai vai! To chata, sem assunto, sem atrativos!

Quero que chegue logo e ao mesmo tempo essa chegada me assusta! E o tempo que parece que parou?

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Rapidinha IV



“Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem.

Isso mesmo!

Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.

Perder? Como?

Não é nosso, recordam-se?

Foi apenas um empréstimo!"

José Saramago

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Finalmente fiz as fotos

...na Sexta feira...

Estava bem resistente quanto a tirar as famosas fotos com barrigão. Talvez porque não esteja me sentindo tão bonita, nem tão interessante assim! Quando não nos sentimos bem, não adianta ninguém dizer que estamos lindas que nunca vamos achar! Realmente a beleza começa em nós mesmas e "se mostra" para os outros...mas fui vencida pelo cansaço (diga-se: pela minha mãedrasta) que insistiu muito, dizendo que depois eu ia me arrepende etc etc etc... Ai pensei, por que não?

Me dei então o dia de folga!
 Acordei no meu horário habitual, separei algumas roupinhas do Rafa, sapatinhos, ursinhos e afins para levar e incrementar nossas fotos, fui para o salão fiz pé, mão, escova, sobrancelha, bati papo. Tudo isso sem pressa, sem correria! No trabalho mesmo passei só um pouquinho, só para não dizer que faltei :)). Foi TÃO bom, mas tão bom que se eu soubesse que ia me fazer tão bem, teria adotado esse "método" antes.

Saí de lá radiante! Principalmente pelo meu cabelo! Vcs não imaginam a agonia que eu sinto em não poder fazer nada (que eu fazia antes), nem uma escovinha progressiva, inteligente, burra, qualquer coisa (ahaah) , nem acertar a cor do meu cabelo, nem fazer nada! E como cabelo é o meu fraco, fiquei desanimada para fazer outras coisas...E  hoje quem fez minha escovinha simpleszinha, básica (porém excelente), foi a menina que sempre cuida do meu cabelo, então sai de lá paparicada e bem satisfeita...

Ué esse post era para falar de cabelos ou de fotos?
Ok, vamos dar foco ao assunto! :(

Fui então para o local marcado para tirar as fotos.
Quando cheguei com minha sacolinha humilde, com pouquinhas coisas, me deparo com uma super produção! Minha mãedrasta tinha levado um monte de vestidos, tops, acessórios, cangas, tecidos e maquiagem ! Ela é única! Resolvi então "obedecer" e fui quase uma boneca para ela e para a fotógrafa. Como sou extremamente engergonhada para essas coisas, achei melhor fazer de acordo com o que elas tinham em mente, assim todas participavam ativamente daquele momento, fazendo com que eu ficasse mais relaxada. E foi ótimo, no final já estava até curtindo.

Tiveram modelitos e criatividade para todos os gostos. Fotos sérias, fotos sexys (oi? Isso mesmo, sexy), fotos engraçadas, inusitadas, descontraídas...acho que o resultado vai ficar bem bacana! Sem contar que por mais esquisito que possa ser, me senti sexy naquele momento, me senti bonita, interessante....e o melhor, cheguei em casa e ouvi do marido: -"nossa, como vc está bonita hoje!" Nem acreditei gente! Há muito tempo que eu não me sentia assim e nem ouvia isso! Fiquei até emocionada!

Aconselho todas as gravidinhas a fazerem. Realmente vai ser uma lembrança e tanto! Não só das fotos, mas dos sentimentos. Gostei muito do resultado em mim!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Bate Papo com a Renée

Hoje abro nosso espaço para uma querida leitora gravidíssima, a Renée do blog DOCES SONHOS. Ela nos traz uma história de superação e amor. Muito emocionante, vale a pena conferir!

Renée, seja muito bem vinda ao nosso espaço e volte sempre que quiser! Me emocionei com seu texto!


Minha experiência com o aborto e como foi engravidar novamente

Com 6 meses de casamento decidi parar de evitar a gravidez. Ele também estava de acordo e tentamos 3 meses. Um belo dia minha menstruação atrasou, eu fiz o teste de farmácia e lá estavam as duas listrinhas indicando um positivo! No mesmo dia, em segredo, fiz o exame de sangue e mais um positivo! Fiquei anestesiada! Chorei de tanta alegria!! Ser mãe sempre foi o meu maior sonho!!! Saí do laboratório querendo gritar para todo mundo que eu estava grávida, que eu ia ser mãe! Foi um momento mágico!!! Contei logo para o marido, que comemorou junto comigo e em seguida estávamos telefonando para a família inteira e amigos!


Marquei consulta, fiz exames e estava tudo aparentemente bem, até que um dia a noite eu tive um sangramento. Eu estava completando 10 semanas de gestação. Liguei para a minha médica que me recomendou repouso, passou uma medicação e uma ultrassom para o dia seguinte. Mal consegui dormir. Queria acreditar que eu ia chegar no hospital, fazer minha ultrassom, ver que estava tudo muito bem e ir embora... Mas eu não conseguia acreditar nisso! Não mesmo! Era como se uma vozinha pedisse para eu me acalmar, que no fim tudo ia terminar bem. O desespero foi tomando conta de mim antes mesmo de entrar na sala do exame, não consigo explicar o que eu senti naquele momento. Chamaram meu nome, entrei na sala, deitei na cama da ultrassonografia e o exame começou. Perguntas de rotina e a conclusão: embrião sem desenvolvimento desde a sétima semana. Como eu fiquei?? Em cacos! Todos espalhados pelo chão.

Marido chegou para me buscar no hospital, eu liguei para minha médica que queria repetir o exame e eu fui para casa esperar para vê-la. Ali estava começando a pior fase da minha vida, até então! Eu não queria acreditar. Perguntava o tempo inteiro a Deus porque aquilo estava acontecendo comigo... Eu não entendia.

Antes mesmo de repetir o exame de ultrassom, eu tive mesmo a certeza do que estava acontecendo comigo. Quando fui ao banheiro comecei a abortar. Não senti dores físicas, somente uma dor imensa no meu peito. Eu chorava, meu marido chorava... Não acreditávamos que estávamos vivendo aquilo. Liguei para minha médica de novo, ela disse que eu ficasse de repouso porque no dia seguinte bem cedinho eu seria internada para fazer a curetagem.

No dia seguinte fui para o hospital, marido infelizmente não pode estar comigo por conta do trabalho, ele estava arrasado. Minha mãe estava junto comigo mas ela não sabia bem como reagir aquela situação, nem eu.

Fiquei lá no quarto tomando soro com remédios para dilatar o colo do meu útero até que vieram me buscar, muitas horas depois. Fui de cadeira de rodas até o centro cirúrgico. Estava de cabeça baixa, chorando muito e a enfermeira pedindo para que eu não chorasse porque depois da anestesia eu poderia ficar com o nariz bem entupido. Eu não levei o pedido dela em consideração, continuei chorando.

Chegamos ao centro cirúrgico, deitei naquela mesa estreita, amarraram meus braços, colocaram minhas pernas para cima, como se eu fosse parir e eu fui me desesperando cada vez mais. Minha médica chegou, o anestesista também. O anestesista me explicou o que ia fazer, que quando ele aplicasse a anestesia eu ia sentir sono. Foi o que aconteceu. Senti tudo se apagando na minha frente. Acordei uma hora depois com minha médica chamando e tremendo de frio. Fui logo perguntando o que ela tirou de dentro de mim e ela disse que eu não me preocupasse, que só existiam os restinhos da bolsa e do saco gestacional, que o bebê já tinha sido expulso ou absorvido por meu organismo.

Estava muito tonta e tremia muito logo após a curetagem. Me levaram para o quarto e eu fui despertando. Senti cólicas terríveis, mas logo providenciaram medicamentos para que eu não sentisse mais dor.

No decorrer do dia alguns amigos foram me visitar e a noite eu tive alta. Fiquei na casa dos meus pais para que minha mãe tomasse conta de mim.

Depois disso tudo eu fui me recuperando fisicamente muito bem, mas por dentro eu estava destruída. Chorava muito, dia e noite. Quanto mais eu evitava ver algo sobre gestação e bebês, mais essas coisas apareciam na minha frente e me machucavam muito. Meu anjinho era um bebê muito querido, amado e esperado. Era o nosso sonho!

No reveillon de 2010 para 2011 eu fiz a promessa de não mais chorar. Decidi mudar de atitude, cuidar de mim, da minha saúde. Resolvi preparar meu coração e meu ventre para que logo, logo meu bebezinho pudesse ocupar aquele cantinho.

Voltei na médica para ver como minha saúde estava. Fiz todos os exames e estava tudo muito bem! Ela disse que se eu quisesse, já podia engravidar novamente e assim que eu estivesse com o positivo em mãos, ligasse para ela.

Dia 16/02 deste ano, com 5 dias de menstruação atrasada eu fiz um exame de farmácia. O resultado? Positivo!!! Mais uma vez a alegria tomou conta de mim!! Mas era uma alegria misturada com um medo incontrolável. Medo de que tudo aquilo acontecesse novamente. Pedi muito a Deus que não me deixasse passar por tudo aquilo de novo, eu não agüentaria...

Dessa vez demoramos mais um pouco para contar sobre minha gestação para as pessoas, só minha mãe e algumas amigas sabiam.

Agora está tudo bem. Estou com quase 7 meses de gestação a espera de um menino que se chamará Bruno Emanuel. Conforme a gravidez foi evoluindo o medo foi passando e hoje eu tenho a absoluta certeza de que meu filho nascerá forte e saudável.

Não esqueci e nunca esquecerei tudo o que me aconteceu. Trauma é trauma. Não importa se o aborto foi com 10 ou com 20 semanas. O amor que sentimos quando nos descobrimos grávidas é o mesmo. Nunca estamos preparados para o pior. Aborto ainda é tabu, seja ele provocado (abomino) ou espontâneo. A gente nunca acha que isso vai acontecer. Em nossas mentes é tudo muito simples, engravidamos e pronto, no fim de 9 meses estaremos parindo um bebê lindo e saudável. Mas nem sempre é assim. Muitas gestações terminam em aborto espontâneo e a maioria de nós só fica sabendo disso depois que passa por essa situação.

O apoio do meu marido, da família e dos amigos foi muito importante para que eu tivesse forças para seguir em frente. Ter muita fé em Deus também me ajudou muito!

É isso!

Beijos



Renée Souza da Costa

domingo, 7 de agosto de 2011

36 semanas

Reta final! Quando esta semana terminar, seu bebê estará oficialmente "a termo", ou seja, pronto para nascer. O melhor é não ter pressa. Lembre-se de que a gestação dura oficialmente 40 semanas. Pressa não é bem a palavra, mas sim ansiedade!

Agora que o bebê está grande, pressionando todos os seus órgãos, pode ser que você não tenha mais tanta fome quanto tinha há algumas semanas. É melhor comer pequenas porções e com mais frequência. Eu estava associando minha falta de apetite a ansiedade, mas pelo visto tem outros fatores que estão contribuindo para isso! Até como por nervosismo, mas não por fome! Também leio que é muito comum neste período sentir falta de ar, mas não estou sentindo não! Ufa!

Se for seu primeiro filho, em algum momento daqui para a frente o bebê pode encaixar. Caso isso aconteça, seus pulmões e seu estômago terão um refresco: vai ficar mais fácil respirar e comer. Andar, porém, é outra história. Algumas mulheres dizem que parece que o bebê vai despencar a qualquer momento. Sabe aquelas grávidas que só conseguem sentar de pernas abertas? Então.

Para mães de segunda viagem ou mais, o bebê normalmente só "desce" poucas horas antes do parto. Tenho a sensação de que o Rafa está pressionando tudo para sair...cheguei até a comentar com o médico sobre isso e ele disse que é normal, que é a pressão mesmo que ele está fazendo na pelve, se preparando para nascer. Andar realmente não tem sido uma das tarefas mais agradáveis.

A sensação de estar avoada é comum neste último trimestre. Além das mudanças hormonais, você provavelmente não está dormindo direito de tantas vezes que precisa levantar para fazer xixi. Tem um monte de coisas para organizar, e não consegue parar de pensar em como vai ser o parto e o rostinho do bebê. É exatamente isso que sinto! Estou completamente sem concentração e não consigo parar de pensar, como contei no post de ontem...onde fica o botão para ativar o relaxamento?

Estamos grandinhos Ó!






sábado, 6 de agosto de 2011

Nervosa demais!

To tão nervosa gente! Tá tão perto do Rafa chegar e eu aqui uma pilha...há uma semana que não paro de me balançar, que não paro de ter suadeira nas mãos, nos pés! Sono? Não tenho mais, fico na cama fritando igual a um bife, me virando de um lado para outro até ser vencida pelo cansaço e cair no sono, quase que sem perceber! Não to conseguindo mais me concentrar em nada! O que me ajuda é ir trabalhar, porque converso, vejo gente e assim o tempo passa mais rápido. Se eu tivesse que ficar em casa, acho que enlouqueceria! Vou tentar trabalhar até a véspera mesmo! Trabalhar não é a palavra, fico no escritório papeando e fazendo com que o dia passe mais rápido, porque me concentrar no trabalho está impossível!



Alguém tem alguma receitinha para esse nervosismo passar? Pra vcs terem ideia, estou até sem vontade de comer!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

As primeiras visitas à maternidade / Casa

Li um texto no blog da Cris que achei muito interessante e esclarecedor, por isso pedi permissão a ela para dividir esse assunto com vcs!


Como proceder nas primeiras visitas ao bebê? Pode parecer muito simples, mas nessa situação é muito fácil comentermos gafes, então vamos nos informar pra evitar constrangimentos né?

1 – O nosso dia começa cedo, aliás, talvez nem comece, pq o anterior, com as mamadas noturnas, nem acaba. Portanto, não recomendo visitas depois das 20hs; e que elas não demorem mais que 15 minutos, a não ser que a mamãe em questão insista veementemente para você ficar mais. Imagino que à noite a mamãe queira descansar, se possível. Visitas muito longa nos obrigam a fazer a famosa "sala", o que neste momento acho que não é apropriado!

2 – Se a nova mamãe fez cesarea, a recomendação médica é para ela falar o mínimo necessário durante às proximas 12 horas, a fim de evitar gases e, conseqüentemente, dor no corte. Então, visitas no dia do parto, só se você for muito íntima e tiver certeza que a pessoa esta a fim de receber. Gente, como vou fazer para ficar caladinha???? Eu falo pelos cotovelos! :S

3 – Se você estiver com o tempo curto, pense duas vezes antes de ir para a maternidade. A mamãe pode estar amamentando, no banho, refazendo o curativo… e assim demorar para lhe receber. Tive uma amiga que ficou nervosa com uma reunião que tinha em seguida, e quando entrou no quarto estava tao estressada, que sem querer me estressou tambem. Grrr Ir com pressa nem pensar né? Até porque é um momento de adaptação para a mãe e para o bebê...

4 – Crianças: ligue e pergunte antes para a mamãe se ela se incomoda com a visita de outras crianças. Se certifique que seu filho(a) não esteja gripado ou com qualquer outra suspeita de doença. Não é à toa que a maioria dos pediatras recomendam que os bebês não saiam de casa antes de todas as vacinas dos primeiro trimestre.

5 – Prefira flores a chocolates como presente (pelo menos para mim… rs). Depois dos útimos meses de gravidez, tudo o que queremos é perder a nossa forma bola. Fora que, mesmo que o neném ainda não tenha cólicas, alguns pediatras restringem o chocolate para as mamães desde o início da amamentação. Meu médico já me avisou que o chocolate será cortado....aiiiiiii que tenso! Mas Concordo plenamente com o fato de que nada comestível será um bom presente visto que depois do nascimento vou começar a busca desenfreada pela forma física "original de fábrica"!

6 – As lembrancinhas geralmente são contadas, então é terrível aquelas as visitas que querem levar para os amigos do escritório que não puderam ir, para os filhos, sobrinhos, papagaio e cachorro. Isso é FFFFF! As pessoas tem esse hábito de querer levar lembrancinhas para mãe, pai, tio, etc...na verdade as lembrancinhas são só um mimo para aqueles queridos que vão ao hospital ou a nossa casa para as primeiras visitas. Na verdade é uma retribuição pelo carinho, nada pior do que sair de mão cheia!

7 – Não peça para pegar o recém-nascido no colo. A mãe que deve oferecer. Acho essa uma das piores gafes!! Será que vou ter ciúmes?

8 - Por último, afinal daqui a pouco vocês vão apenas preferir mandar um cartão postal, priorize as visitas na maternidade. A chegada de um bebê em casa nunca é simples, sendo o primeiro filho ou não. E vamos combinar que você nunca vai entrar na casa de alguém para ficar 10 minutos e ir embora. No meu caso, teve um casal que chegou às 15hs e foi embora às 23hs, depois de pedirem pizza, claro! Também acho que é melhor receber visitas na maternidade....em casa só para os mais chegados mesmo = família....não dá pra fazer sala e ser simpático tendo que se adaptar a uma nova rotina tão trabalhosa né?

E vcs, o que acham?

Texto original: Celina do Blog Constance Zahn







quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Neurótica, eu?

Que nada, doida mesmo!

Não é que eu dei para achar que minha barriga diminuiu?!?!?!?!

Fico o dia inteiro perguntando para o povo aqui do trabalho se eles não acham que minha barrigona está menor do que antes. Preciso dizer a resposta???? E não basta perguntar, tem que ter análise...eles tem que olhar de vários ângulos para ter certeza da resposta!

É muito pedir para que eles não tenham crises de riso????

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Prontos! Será?

Essa semana, ao abrir o meu boletim semanal do Baby Center, me deparei com a seguinte pergunta: -E ai, prontos para serem pais? Tremi! Será que estou pronta? Será que vou dar conta? Será? Será? Será? Será que marido está pronto? Como será o Rafa?
Dizem que quando nasce o bebê, nasce uma mãe junto, será?
Tem horas que tenho a certeza de que estou pronta e tem horas que tenho a absoluta certeza que não estou! Como vai ser ter um bebezinho, tão pequeno, tão indefeso, dependendo de mim?

... medo!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Menstruação, a volta


É ... estava tão bom, mas tenho que começar a me preparar para a volta da menstruação. Tem mulheres que gostam, que se sentem mais mulheres com a chegada da dita cuja, mas eu particularmente não pertenço a esse grupo. Estou adorando viver sem ela! srsrrsrs Não sei o que é cólica há muito tempo, e isso é ótimo. Não tenho os incômodos comuns daqueles dias, isso é excelente! Só não me livrei mesmo da TPM...mas já tinham me avisado que a gravidez seria uma TPM de 09 meses e posso dizer que boa parte do tempo fiquei irritada, mas agora está melhorando... Nunca é tarde! :)

Pesquisando no Dr. Google, vi que o fato de estar ou não amamentando é determinante para a volta dos ciclos menstruais normais depois do parto. Logo depois de dar à luz, a mulher tem um sangramento, que não é exatamente menstruação. Cada mulher é diferente, e a volta dos ciclos depende de cada corpo e de cada circunstância.

Mães que amamentam: Um dos muitos benefícios da amamentação é manter a menstruação suspensa por um período maior. A mulher que dá o peito regularmente, tanto durante o dia quanto à noite, pode passar até um ano livre das cólicas, da TPM (tensão pré-menstrual) e dos absorventes. Isso, claro, depois do fim do sangramento normal pós-parto, que pode durar várias semanas. Me assustei com essas várias semanas de sangramento.... é assim mesmo meninas?
Se o bebê começa a dormir a noite inteira, pulando algumas mamadas, a menstruação volta mais cedo -- o mais comum é que isso aconteça quando ele tiver entre 3 e 8 meses. A mesma coisa acontece quando se complementa a alimentação do bebê com fórmula láctea. Ou seja: quanto mais o bebê mamar no peito, mais vai demorar para o ciclo menstrual voltar.

Mães que não amamentam: Mulheres que não estão amamentando podem retomar os ciclos menstruais regulares já um mês depois do parto. Às vezes a menstruação demora dois ou três meses para voltar.


Todas as mães: Nunca se esqueça de que o organismo libera o primeiro óvulo pós-parto antes de você menstruar, portanto não há como prever quando isso pode acontecer. Assim, se você não adotar um método anticoncepcional logo que começar a ter relações sexuais de novo, pode se ver grávida antes mesmo de voltar a menstruar. Esse tipo de surpresa não é incomum. Cuidado meninas, uma gravidez seguida de outra não deve ser nada fácil. Então, vamos ficar de olho nos métodos anticoncepcionais!


segunda-feira, 1 de agosto de 2011

35 semanas

Estamos quase lá! Até o final deste mês terei meu pequeno nos braços, que emoção!!!!!

Os movimentos do bebê dentro da sua barriga estão um pouco diferentes. Em vez de tantos chutes, você sente uns "rolamentos". É que o espaço está ficando bem mais apertado. Sinto que o espaço está realmente ficando mais apertado, mas o que me incomoda mesmo é a pressão que sinto na pleve. Tem horas que tenho a sensação de que ele vai sair srsrsrsr.

Os rins do bebê estão totalmente desenvolvidos e o fígado também está começando a funcionar. Os órgãos estão quase todos formados, e a partir de agora a tarefa principal será ganhar peso. No quesito peso, tenho certeza que ele está ótimo, afinal estou quase explodindo! srsrsrrs.
Você certamente já notou que, vistas de costas, grávidas têm um jeitinho todo especial de andar: com as pernas meio abertas, pés apontados para fora, meio se balançando para cada lado a cada passo. Jeitinho especial de andar é ótimo! Estou me sentindo uma pata andando ahahahhahha, mas ok! A causa é nobre!
E não é só isso: você também vai andar mais devagar... Devagar é bondade, to andando a passos bem lentos! E a preguiça?!?!?!? É muita minha gente, muita mesmo. Se pudesse ficaria sentada o dia inteiro...

Vai ficar cada vez mais difícil dirigir. A legislação brasileira não impõe restrições para dirigir no último mês da gravidez, mas use o bom senso. Utilize sempre cinto de três pontos e tente manter alguma distância entre a barriga e o volante. Quando a distância deixar de existir, é hora de parar. Estou começando a me conscientizar de que vou ter que dar um tempo da direção. Ainda não me incomoda propriamente, mas fico com receio de ter uma colisão, mesmo que pequena, fazendo com que minha barriga vá de encontro ao volante, visto que o espaço está cada vez mais reduzido...Pra distâncias maiores estou realmente me poupando, até porque não consigo ficar na mesma posição por muito tempo e também estou preguiçosa demais!

Estamos assim Ó!